Um gato feliz precisa de brinquedos Na presença dos tutores ou sozinhos, nada deixa um gato mais feliz do que brincar. Então, oferecer bolinhas, varinhas e brinquedos interativos para o seu animal. Esses são ótimas opções para estimular o instinto de caça do pet.
Aproveite essa fase de alegria para criar vínculo e criar memórias na vida do bichinho e inclusive, na vida do tutor. Brinquedos podem servir muito, mas não é preciso algo muito elaborado ou caro. Qualquer caixa de papelão ou simples bolinha já é motivo para muita animação.
Apesar de serem tidos como independentes, os felinos gostam, sim, de receber carinho. Para deixá-lo mais feliz, procure dedicar algumas horas do seu dia a eles. Faça carinho, principalmente nas orelhas e embaixo do queixo, lugares que eles amam ser acariciados.
Ratinhos de borracha que apitam e bolinhas com pena na ponta são algumas opções. O tutor pode jogar para o bichinho caçar. Já para as brincadeiras com gato que tenham a participação do tutor, há umas varetas, com uma bolinha com guizo na ponta, que costumam ser um bom brinquedo.
Peluches para gatos: são outra ótima escolha para estes gatinhos. Aqueles que têm uma bolsa escondida que inclua erva catnip atraem muita a sua atenção. Brinquedos Interativos: Estes ajudarão a treinar a sua inteligência e engenho e serão ideais para cansar um gato muito ativo.
Música de gato - Sons que os gatos adoram, música de harpa e sons de água
O que fazer com gato filhote agitado?
Por fim, para quem ainda está se perguntando como acalmar gato filhote agitado, a médica-veterinária da Petz, Dra. Flávia Trevisan, indica que o tutor adquira brinquedos que possuam um compartimento para guardar petisco. Assim, o gato fica tentando buscar o alimento e se diverte por longos minutos.
Você pode ajudar seu gato esfregando delicadamente as bochechas dele com um pano limpo e depois passando o pano pela casa. Você também pode comprar um difusor de feromônios, que criará um ambiente tranquilo da mesma maneira. Para que seu gato seja mais capaz de resistir ao estresse, você também pode estimulá-lo mais.
Para além de lhe dar muito afeto, é essencial proporcionar-lhe estímulos físicos e mentais através de jogos que ele possa partilhar connosco e divertir-se sozinho. Por exemplo, estruturas para gatos, túneis, brinquedos inteligentes, etc. Além disso, é aconselhável começar a treiná-lo.
Como já foi pontuado, os gatos são caçadores natos e, portanto, as melhores brincadeiras são aquelas nas quais eles tenham que caçar alguma coisa. Aqui pode ser um ratinho de borracha, uma bolinha ou qualquer outro objeto que possa simular um animal pequeno.
Como? Sempre que ele se aproximar, faça carinho, brinque com ele e ofereça pequenas recompensas. Assim, ele vai passar a associar a sua imagem a um momento de felicidade e confiança. Uma excelente forma de fazer isso é por meio dos petiscos e/ou sachês para gatos.
Comportamento: essa é uma fase de transição da vida dos gatos, durante a qual eles devem ficar cada vez mais tranquilos e aprender a se comportar como gatos adultos, deixando de lado as travessuras de um filhote. Quando chegar aos 18 meses, provavelmente, estará muito mais calmo.
Outras ervas e plantas com efeito calmante conhecido em gatos são: camomila, lavanda, raiz de ginsensg e cidreira. “Existem também calmantes farmacêuticos a base de triptofano, mas repito: podem não apresentar efeito relevante em caso de cio”, explica Haffe. Mas nada disso é solução definitiva, orienta o veterinário.
Se você quer fazer o seu gato “sorrir” para você, basta estreitar os olhos e piscar lentamente para ele. Afinal, essa ação de estreitar os olhos dos humanos gera algo popularmente conhecido como sorriso de gato – o chamado “piscada lenta” – e parece tornar o humano mais atraente para o gato.
Então em um gato pequeno ou filhote, use seu dedão e empurre, 120 batidas por minuto. Ok, rápido e forte. Se for um gato grande, você pode usar as duas mãos e pressionar para baixo, assim. 120 batidas por minuto, pressione 30 vezes e faça 2 respirações.
As brincadeiras e a correria são duas coisas que os gatos adoram não só quando filhotes. Felinos são muito ativos e sentem necessidade de exercitar seus instintos predatórios, como pequenos Simbas de apartamento. Ao mesmo tempo, eles gostam de atenção e de participar da rotina da casa.
Uma ótima dica sobre como brincar com gatos filhotes e adultos é imitar um animalzinho fugindo para um esconderijo. O bichano ficará animado para encontrar o alvo. Seja um pássaro, um ratinho ou uma borboleta, o importante é fazer movimentos leves, cuidadosos e realistas.
Vamos à interpretação desse estudo: se os gatos estão em luta livre e sem vocalizar, eles muito provavelmente estão brincando. No entanto, quando existe algum tipo de vocalização ou os famosos “assopros” que o gato faz, é um aviso de que a briga é iminente.
É relativamente comum o gato ficar ansioso e atacar o proprietário depois de receber carinho por algum tempo. Uma maneira de evitar esse comportamento é acostumar o filhote a longas sessões de carinho. Se ele não for muito fã de afagos, procure acariciá-lo durante as refeições ou enquanto a estiver preparando.
A base de tudo é trabalhar na socialização do gato e na sua aproximação com ele, criando um sentimento de confiança mútua. O ideal é que o gato seja socializado desde filhote. Depois dessa fase, você pode se aproximar do pet com brincadeiras ou petiscos e recompensá-lo quando ele tiver uma atitude sociável.
Se você quiser deixar gato filhote sozinho no apartamento ou na casa, é melhor repensar, pois os bebês precisam de muito cuidado e atenção até seis meses ou mais. Até oito semanas, o filhotinho de gato deve ficar sob supervisão constante em casa, pois ele ainda não está protegido com as vacinas necessárias.
Coloque a cama do seu filhote em um local aconchegante e quieto com um cobertor e garanta que ele tenha acesso a água, comida e uma caixa de areia. Apagar a luz ajudará a estabelecer os padrões de sono do seu filhote, mas, na primeira noite, você pode deixar uma luz noturna acesa enquanto ele se adapta ao ambiente.
No início, é melhor que o filhote durma em um cercado perto de onde você dorme. Mas mantenha a interação mínima depois de colocá-lo na cama. Acalme-o com uma voz tranquilizadora se ele reclamar, mas não o aconchegue, e fique calmo e quieto se você o levar ao banheiro.
Erva-cidreira: um poderoso calmante medicinal para cães e gatos é a erva-cidreira. Usar ela dias antes da queima de fogos poderá ajudar no combate do estresse e nervosismo do seu felino. Valeriana: a planta causa um leve efeito sedativo, capaz de deixar seu pet com um relaxamento muscular.