Assim como todos os outros filhos de Atena, ela era considerada uma "criação", o que significa que ela nasceu através dos pensamentos da deusa, sem necessidade de relações entre seus pais. Ela chegou á casa de Frederick em um berço de ouro que foi levado do Olimpo por Zéfiro, o vento oeste.
Como Atena é uma deusa virgem, todos os seus filhos são "filhos do cérebro" nascendo não de relações sexuais, mas sim da união dos pensamentos da deusa com um mortal, fazendo com que todos os seus filhos já sejam reclamados no seu nascimento.
-Annabeth tem cabelo loiro escuro e ondulado como de ouro e é "como uma princesa", como Percy a descreve. Ela é alta, justa, e atlética. Seus olhos têm sido descritos como um tom intenso de cinza como uma tempestade e sempre tem um olhar distraído, como se estivesse pensando em um milhão de coisas ao mesmo tempo.
Nascimento. Frederick Chase conheceu Atena em Harvard quando cursava história. Atena o ajudou nos seus estudos na Universidade e através disso eles se apaixonaram. Em 12 de julho de 1993, Atena enviou Annabeth para Frederick como um presente.
ENTENDA A JORNADA COMPLETA DE ANNABETH CHASE E OS PODERES DE SUA FAMÍLIA | FILHOS DE ATENA 🏺
Quem traiu o Percy?
Sua mãe retorna ao Mundo Humano, e Percy descobre que quem roubou o raio, foi, na verdade, Luke Castellan. O livro termina com Annabeth voltando aos cuidados do pai.
Por um arrependimento não revelado, Annabeth Chase se torna uma das vítima do Campo dos Asfódelos e fica enraizada. Entre os palpites, há sobre sua mãe, Atena, ou de ter fugido de casa. Logo após distrair Cérbero, ela usa a pérola de Poseidon para escapar do Mundo Inferior.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo.
Atena era conhecida como deusa da sabedoria, das habilidades e dos ofícios, da guerra defensiva, entre outros atributos. Era filha de Zeus, e existem diferentes versões sobre o seu nascimento. Em todas elas, Atena nasceu ao sair da cabeça desse deus.
Hefesto então agarrou a deusa, mas ela conseguiu correr. Durante a luta para que ele lhe soltasse, o ferreiro ejaculou em suas pernas. Desesperada, limpou-se com um pedaço de lã e o jogou sobre a terra. Nesse lugar nasceu Erictônio, o semideus que Atena criou como filho.
Percy e Annabeth têm vários momentos românticos, como uma ida ao Túnel do Amor em O Ladrão de Raios, quando Annabeth beija Percy na bochecha em O Mar de Monstros, um beijo no Monte Santa Helena em A Batalha do Labirinto, finalmente, quando eles se declaram namorados, no livro (O Último Olimpiano).
As contas que ela mencionou eram as que mostravam o pinheiro de Thalia para seu primeiro ano no acampamento, um centauro em um vestido de baile e uma trirreme grega pegando fogo. Percy a interrompe, então as duas últimas contas são desconhecidas. Annabeth também tem o anel da faculdade de seu pai em seu colar.
A amiga semideusa de Percy, Annabeth Chase, filha de Atena, é descrita como uma garota branca e loira nos livros, mas a série escalou a atriz negra Leah Jeffries para o papel. Isso faz parte de um esforço ativo em diversificar a história.
Annabeth é namorada de Percy. Por ser filha de Atena, a deusa da sabedoria, Annabeth é muito inteligente, hábil em arquitetura e em estratégia de batalha. Tem a mesma idade de Percy. Como item mágico, Annabeth tem um boné azul marinho dos Yankees que a permite ficar invisível.
Assim que chegaram ao acampamento, um bando de monstros atacou (todas as três Fúrias e um exército de cães infernais), e Thalia sacrificou sua vida na Colina Meio-Sangue para proteger Annabeth, Luke e Grover para que pudessem chegar ao acampamento com segurança.
Ressentido com os deuses e com a negligência que haviam dado aos próprios filhos, ele foi uma presa fácil para Cronos, que lhe seduziu com suas promessas e levou-o a trair o próprio Acampamento e os deuses do Olimpo.
Indo além dos deuses que são apresentados na série e no primeiro livro, o grande vilão da história do pequeno menino é Cronos, um dos titãs mais poderosos da mitologia, e, também, o avô de Percy.