Com um abafador, você extingue o fogo de maneira rápida e prática, removendo o oxigênio do fogo, deixando-o impossibilitado de continuar a queimar; Abuse da água: Caso você não tenha à mão um extintor Classe A à base água, considere outra fonte, como por exemplo, uma pia ou mangueira de jardim.
A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles.
Resfriamento – como o próprio nome diz, consiste reduzir a temperatura no local do incêndio. Abafamento – é empregado através da diminuição do nível de oxigênio onde está ocorrendo o incêndio. Isso faz com que as chamas percam força.
Se a pessoa estiver em chamas, deve-se apagar o fogo. Mande a vítima deitar no chão e rolar, jamais deixe-o correr, pois irá aumentar as chamas. Também pode ser utilizado um cobertor, que deve ser enrolado no sentido do pescoço para baixo, para evitar que a fumaça suba.
Cada tipo de incêndio deve ser apagado com o extintor adequado. Para fogos que começaram em frigideiras com óleo quente ou em aparelhos elétricos, deve usar extintores de espuma em vez de extintores de água. De um modo geral, a maior parte dos extintores não serve para fogos na cozinha.
Dicas bombeiros Como apagar fogo em óleo de cozinha
Como rezar para apagar fogo?
Tenha misericórdia das vidas que estão aí, e das futuras que estão ameaçadas. A mão do Senhor levantará sobre este fogo e ele apagará. *Ora um pai nosso e uma Ave Maria pra agradecer”.
São versáteis e eficazes em incêndios de Classe B (líquidos inflamáveis) e Classe C (equipamentos elétricos). O pó químico seco abafa o fogo e interrompe a reação em cadeia.
Ao chegar do lado de fora do imóvel, ligue para o corpo de bombeiros imediatamente — o número é 193. Se o incêndio estiver acontecendo em um andar abaixo do seu ou estiver, de alguma forma, bloqueando as rotas de saída, vá para um cômodo afastado do fogo, de preferência, com janelas.
No caso do corpo estar em chamas, role a vítima no chão até que as chamas apaguem; Verifique se existe batimento cardíaco e se está respirando; Dê espaço para que possa respirar melhor; Não ofereça líquidos.
Um cobertor anti-incêndio é uma ótima opção se você não tiver um extintor de incêndio. Cobertores de fogo sufocam o oxigênio que um fogo precisa para queimar, apagando-o inteiramente se for pequeno o suficiente.
Como? Desligue o registro do fogão e feche o registro do botijão de gás. Jogue bicabornato de sódio em cima das chamas. Molhe um pano e torça para retirar o excesso de água e coloque o pano sobre a panela e espere até que ela resfrie.
Queimar toda a madeira até ficar com cinzas brancas e molhá-la bem com água para apagar o fogo. As cinzas devem estar frescas ao toque. Em zonas de interior, espalhar os restos mortais numa grande área longe do acampamento. As cinzas podem ter de ser empacotadas nos corredores dos rios.
O ideal é buscar uma toalha ou cobertor para abafar as chamas que estão no corpo da pessoa. "Você pega a toalha e faz o abafamento do local onde está pegando fogo no corpo da pessoa. Sem o oxigênio o fogo acaba.
A água corrente pode ajudar no resfriamento”, esclareceu. No entanto, a médica orientou que isso não deve ser feito por muito tempo, para evitar uma hipotermia (diminuição excessiva da temperatura normal do corpo), e que esse cuidado seja prestado somente quando as vítimas estiverem fora da cena.
Para apagar pequenos incêndios você pode usar areia ou terra. Mas nunca use água em um incêndio de óleo, por exemplo. Isso porque, a água irá evaporar e vai carregar ainda mais as partículas de gordura. Também não utilize água sobre um incêndio elétrico.
Além de extintores, que devem estar sempre dentro do prazo de validade, carregados e prontos para funcionar, é importante possuir também outros equipamentos – como abafadores manuais, pás, rastelos, bombas e produtos químicos – que ajudem a apagar o fogo.
Não respirar pela boca, porque o nariz consegue filtrar melhor os gases tóxicos do ar; Procurar um local mais arejado para ficar, como numa janela, por exemplo; Cobrir as frestas das portas com roupas ou lençóis para evitar que a fumaça entre no cômodo onde você está.
Dirija-se a um ambiente seguro, previamente estabelecido pela brigada de incêndio. Lá você conseguirá apoio e também passar informações sobre o evento. Em caso de muita fumaça, cubra a boca e o nariz com um lenço umidecido. Para se proteger do calor e da fumaça, deite no chão e rasteje.
- Se as roupas da vítima estiverem pegando fogo, abafe as chamas com um cobertor, casaco, etc. - Não retire a roupa presa ao corpo. - Chame a ambulância imediatamente.
- Feche, mas não tranque a porta do cômodo onde estiver. Vede as frestas com um cobertor ou tapete para não deixar entrar fumaça; - Em caso de fumaça mantenha-se junto ao chão e utilize um lenço ou toalha molhada sobre o nariz e boca (filtro), deixe-a escapar abrindo uma janela (ou quebrando o vidro, se ela for fixa);
Caso tenha algum extintor, a pessoa pode utilizar e acabar com incêndio na fase inicial, caso o contrário, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193 ) e informe a situação. O que não se deve fazer em nenhuma hipótese é jogar água.
Com os dedos tampe o nariz da vítima, e faça a respiração boca a boca jogando o ar dentro da boca da vítima, repetindo esse procedimento 20 vezes a cada 60 segundos, verifique se os sinais vitais da vítima respondem.
Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).
Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.