Ao contrário dos elementos dos regimes da tirania e da oligarquia, onde o primeiro é o governo de um só que exerce o poder despótico sobre a comunidade política e o segundo quando os bens são elementos supremos do regime, existe democracia quando o elemento supremo não pertence aos ricos e sim aos pobres.
Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.
Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.
A principal tese de Aristóteles, responsável por fundamentar essa definição de democracia por parte de Wolff, é a seguinte: o juízo do démos, de um conjunto de cidadãos ou de homens livres, é sempre superior ao de qualquer um dos indivíduos, mesmo se considerássemos o mais excelente entre todos.
Que critério Aristóteles usava para classificar as formas de governo?
Efetivamente, a versão convencional supõe que a classificação aristotélica das formas de governo se funda inteiramente sobre dois princípios ou critérios que podemos considerar bastante externos ou acidentais: o número dos que governam e o fim a que eles se propõem.
Qual era a forma de governo que Aristóteles defendia?
Aristóteles via a aristocracia como uma forma de governo ideal, desde que os governantes fossem virtuosos e governassem em benefício de toda a sociedade. A democracia é um regime político em que o poder é exercido pelo povo como um todo.
Qual das formas de governo era a preferida de Aristóteles?
A forma de governo preferida por Aristóteles era a chamada "politeia" ou "república". Ele acreditava que a melhor forma de governo era aquela em que o poder era exercido por uma classe média virtuosa, representando o interesse de todos os cidadãos.
32 Aristóteles entende que a comunidade política deva ser formada de governantes e governados. constituem a maioria. Assim ele diz, que somente existe democracia sempre que os cidadãos livres detêm a supremacia.
Foi o que Platão, o grande filósofo de Atenas — o berço da democracia —, afirmou há cerca de 2.400 anos no Livro VI da República, um dos primeiros e mais influentes textos sobre...
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Aristóteles (385 a.C - 323 a.C.), em sua obra "Política", define democracia como o governo de uma maioria que só pensa em si mesma, não visa o bem coletivo.
Por que Sócrates odiava a democracia? - Quora. Basicamente por causa de 2 graves problemas da democracia: Na democracia os representantes do poder não são especialistas. O povo que sugere decisões na esfera política não é especialista.
Quais são as críticas que Aristóteles faz à democracia?
A democracia segundo Aristóteles deve então ser totalmente soberana, mas com duas limitações: não deve ir além dos órgãos de deliberação e julgamento, pois estes são poderes coletivos expressos em uma constituição (o conjunto do povo é superior a cada um dos indivíduos) e não exigem competência técnica; a segunda ...
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra.
Respectivamente, as melhores formas de governo são a monarquia, a aristocracia e a democracia. A corrupção dessas formas seria a tirania, a oligarquia e a demagogia. Neste contexto a monarquia é a melhor e também pode ser a pior. A democracia, por outro lado, é a pior entre as melhores e a melhor entre as piores.
Um dos maiores nomes da filosofia, por ser seu grande fundador, era abertamente crítico ao sistema democrático colegiado. Sócrates, cujo seus pensamentos conhecemos principalmente pela obra de Platão, defendia que a democracia estava fadada à derrota – porém, também não defendia os tiranos que governavam antes.
Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.
Aristóteles diverge das teorias de Pitágoras e de Platão pois nega a natureza sobrenatural da alma e enfatiza sua natureza real, física e orgânica. Critica também a teoria dos átomos de Demócrito como insuficiente para explicar a intervenção da escolha e do pensamento.
A razão de a democracia estar no segundo grupo é que Aristóteles a pensa como o regime no qual a maioria busca favorecer a si própria, mas não a todos, ao passo que, no regime constitucional, a maioria governa em nome de todos.
O estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do estado.