Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.
Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.
Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.
Orações COORDENADAS e SUBORDINADAS - Resumão para CONCURSO
Quantas conjunções tem?
São 5 as conjunções coordenativas: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas. Os nomes de cada uma expressam os valores que elas carregam, as aditivas, por exemplo, têm o valor de adição, as adversativas expressam oposição, adversidade, e assim por diante.
As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos. As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa. As conjunções não são escolhidas aleatoriamente.
Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que. Como não foi convidado, optou por não comparecer ao aniversário.
As conjunções subordinativas servem como meio de ligação das orações, estabelecendo uma relação de dependência sintática entre elas. São termos invariáveis cuja principal função é unir uma oração principal (independente) a uma outra de nível sintático inferior para que exista um sentido completo.
Conjunções aditivas ligam uma oração à outra de maneira a estabelecer relação de adição entre as ideias expressadas nelas. Ouça o texto abaixo! As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas.
A conjunção estabelece a relação entre duas orações ou duas palavras que possuem o mesmo valor gramatical. Ela conecta termos que exercem a mesma função sintática e permite que a oração faça sentido e tenha fluidez. As conjunções podem ser oordenativas ou subordinativas.
As conjunções coordenativas têm a função de ligar dois termos independentes ou duas orações coordenadas em um mesmo enunciado, estabelecendo algum tipo de relação nessa junção.
O Código Penal divide atos libidinosos em dois tipos: 1) conjunção carnal, que é a introdução completa ou incompleta do pênis na vagina; e 2) outros atos libidinosos (atentado violento ao pudor e corrupção de menores, já descritos anteriormente).
A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.
Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.