Com suas antenas, elas detectam feromônios deixados nas trilhas, ao redor do formigueiro, ou presentes no corpo de outras formigas. Dessa forma, são capazes de reconhecer umas às outras, encontrar caminhos que levam até a fonte de alimento e alertar a colônia sobre ameaças ou presença de predadores.
É através do olfato apurado que conseguem saber, por exemplo, quais caminhos devem seguir em busca da comida. Quando uma espécie identifica que encontrou a caça, libera uma substância que orienta as outras formigas a fazer o mesmo caminho.
As formigas depositam em sua trilha uma substância química chamada de feromônio. Isso marca o caminho que as outras devem seguir para encontrarem comida e voltarem para o formigueiro.
Colônias de formiga são enormes micaretas. Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Uma das maneiras das formigas “conversarem” é por meio de substâncias químicas chamadas feromônios. Nas formigas, existem glândulas especializadas para a produção do feromônio.
As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias. As formigas usam suas antenas não somente para o toque, mas também para seu sentido de cheiro.
Porque as formigas carregam suas companheiras mortas?
As duas substâncias químicas produzidas pelas formigas, dolichodial e iridomyrmecin, controlam a necroforésia ─ a retirada dos corpos mortos da colônia pelas operárias. Esse comportamento é comum em muitas espécies de formigas e outros insetos sociais, e ajuda a manter a colônia com boas condições de higiene.
O que acontece com o formigueiro quando a rainha morre?
Quando a rainha de uma colônia morre, formigas-saltadoras-de-jerdon fazem competições para decidir qual será a nova líder. A vencedora passa por mudanças corporais incomuns, como o encolhimento reversível do cérebro.
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.
As formigas possuem hábitos alimentares diversos. Por isso, quando uma fonte de alimento se extingue, elas se organizam para procurar outra, deixando o ninho protegido.
As formigas se locomovem em espécie de 'fila indiana', caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado.
O que aconteceria se todas as formigas fossem extintas?
“Se não tivéssemos os insetos, não teríamos alimentos suficientes por conta da falta de polinização que alguns deles fazem. Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles.
Um redemoinho de formigas é um fenômeno observado no qual um grupo de formigas de correição é separado do grupo principal de forrageamento, perde a trilha de feromônio e começa a seguir a si mesmo, formando um círculo em rotação contínua, comumente conhecido como "espiral da morte" porque as formigas podem ...
Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, sua temperatura não se altera.
O que as formigas fazem com as formigas machucadas?
No ninho, as formigas se revezam para cuidar de suas companheiras feridas. Gentilmente, elas seguram o membro ferido com as suas mandíbulas e patas frontais enquanto “lambem” intensamente a ferida por até quatro minutos cada vez.
Na época do acasalamento, a rainha realiza o chamado "vôo nupcial", durante o qual se acasala com os machos, que costumam morrer pouco tempo depois. Após o acasalamento, a rainha retorna à colônia, perde as asas e realiza a postura dos ovos.
Mas há um ponto fraco. As formigas podem ficar aprisionadas em um círculo da morte (veja o vídeo abaixo). Como isso é possível? A visão não tem uma grande importância na vida dessas formigas.
As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas. Geralmente as formigas se defendem ferroando e injetando em suas vítimas o ácido fórmico, que causa muita irritação.
Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.
Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.
Muito legal, né? Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
"Formigas não diferem de nós ao dividir seu tempo entre trabalho e descanso. Já foram registradas formigas 'dormindo', isto é, operárias imóveis por tempos longos, deitadas de lado. "Quando provocadas por observador, passavam a se mover.