A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois.
As formigas, como insetos sociais, desempenham vários papéis ecológicos e interagem de diversas formas com outros animais e espécies vegetais. Muitas dessas interações (protocooperação, mutualismo e simbiose) resultam em benefícios às duas partes envolvidas, embora sejam relações ecológicas distintas.
Uma das maneiras das formigas “conversarem” é por meio de substâncias químicas chamadas feromônios. Nas formigas, existem glândulas especializadas para a produção do feromônio.
Em cerca de 90% do tempo, elas "seguem o fluxo", se movimentando na mesma direção que todos os outros; nos outros 10% dos casos o comportamento delas honra o nome. Isso significa que, ao todo, cada equipe de transporte das formigas trabalha junto e evita um cabo de guerra desnecessário.
Como as formigas se relacionam entre si formando uma sociedade?
No caso das formigas, a sociedade é organizada da mesma forma das abelhas, com macho, rainha e operária. Machos e fêmeas férteis no período de reprodução apresentam asas. Aos machos férteis cabe o papel de fecundar a rainha e morrer. Então quem seriam os soldados nos formigueiros?
AS FORMIGAS COMEÇARAM O ATAQUE! UMA GUERRA CONTRA A HUMANIDADE É INEVITÁVEL...
Como as formigas se relacionam com o ser humano?
Comunicação entre as formigas
Dessa forma, são capazes de reconhecer umas às outras, encontrar caminhos que levam até a fonte de alimento e alertar a colônia sobre ameaças ou presença de predadores. As formigas estabelecem tanto interações positivas como negativas com o meio ambiente e com o homem.
As formigas são consideradas, junto com as abelhas, insetos sociais. Elas se comunicam entre elas através das antenas e dos cheiros que exalam. No formigueiro, cada formiga possui um papel que ajuda no bom funcionamento do coletivo.
Formiga simboliza cooperação, determinação, pensamento coletivo, a sinergia e planejamento. Cada uma possui função definida dentro da equipe e todas as tarefas são bem divididas entre elas. As formigas são unidas, se ajudam para alcançarem seus objetivos.
Mas há um ponto fraco. As formigas podem ficar aprisionadas em um círculo da morte (veja o vídeo abaixo). Como isso é possível? A visão não tem uma grande importância na vida dessas formigas.
Colônias de formiga são enormes micaretas. Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
As formigas formam uma sociedade muito parecida com a nossa, e pelo que encontrei, se cumprimentam para registrar o caminho da busca de comida até o formigueiro, para reconhecer as formigas de sua comunidade (as formigas não convivem com formigas de outros formigueiros), para reconhecer as funções de cada formiga (elas ...
AS FORMIGAS, COMO OUTROS INSETOS, SE COMUNICAM ATRAVÉS DE FEROMÔNIOS, UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA QUE PROVOCA REAÇÕES ESPECÍFICAS ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE. ASSIM, ELAS PODEM DEIXAR UM SINAL QUÍMICO QUE SERVE DE ALERTA OU AVISO PARA OUTRAS FORMIGAS.
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
As formigas depositam em sua trilha uma substância química chamada de feromônio. Isso marca o caminho que as outras devem seguir para encontrarem comida e voltarem para o formigueiro.
Os insetos também não possuem vasos sanguíneos fechados; em vez disso, eles têm um tubo longo, fino e perfurado ao longo da parte superior do corpo chamado de aorta dorsal, que funciona como um coração e bombeia a hemolinfa em direção à cabeça, impulsionando assim a circulação dos fluidos internos.
Elas pensam no futuro e se preparam. O terceiro conceito da filosofia das formigas é que as formigas pensam no verão o inverno inteiro. Isso é muito importante! Durante o inverno, as formigas motivam-se pensando: “Este tempo horrível já vai passar, logo sairemos daqui”.
Esses insetos, embora sejam pequeninos e dificilmente recebam nossa atenção, são muito trabalhadores e organizados e conseguem dividir tarefas entre milhares de membros de um time sem que haja falhas.
As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas. Geralmente as formigas se defendem ferroando e injetando em suas vítimas o ácido fórmico, que causa muita irritação.
RESUMO – As formigas, quando atraídas por um apêndice nutritivo, produzido na semente de certas plantas, podem exercer o papel de agente predador ou dispersor das sementes. No processo de dispersão, grande número desses insetos pode interagir com sementes de determinada planta.
Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela. No entanto, o sistema é diferente para as formigas-saltadoras-de-jerdon, uma espécie com mandíbulas que parecem pinças e olhos grandes e pretos, encontradas em florestas ao longo da costa oeste da Índia.
São vários os motivos. Na maioria das vezes elas se preocupam em levar a falecida para longe de casa. “Insetos sociáveis, como a formiga e o cupim, gastam boa parte do seu tempo cuidando da higiene da colônia”, diz o ecólogo Paulo Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, interior de São Paulo.
As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias. As formigas usam suas antenas não somente para o toque, mas também para seu sentido de cheiro.
As formigas são extremamente fortes. Elas têm a capacidade de transportar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso corporal! A quantidade que uma formiga pode transportar depende da espécie. Uma espécie asiática de formiga pode levantar até 100 vezes a sua própria massa!