Muitos oferecem a opção de desativar tanto o airbag frontal como o lateral do passageiro. Costuma ser um interruptor, que se encontra no lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas, com as posições: On – para ativar o airbag e que possa atuar em caso de acidente.
O funcionamento do airbag é baseado em princípios de física simples, mas eficazes. Quando ocorre uma colisão, o sensor de impacto do veículo detecta a desaceleração súbita resultante do acidente. Esse sensor envia um sinal para o módulo do airbag, que então ativa um gerador de gás.
A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
São elas: Quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco; Quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro; Quando o veículo for fabricado originalmente com cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros (impedindo a fixação correta do bebê-conforto).
Dependendo do sistema e do número de airbags existentes, os sensores de impacto ou de aceleração estão instalados diretamente no módulo de comando ou como satélites na parte dianteira ou lateral do veículo. Os sensores frontais existem sempre em pares.
Recall do airbag: foi convocado? Pode receber indenização!
Como ativar um airbag?
Costuma ser um interruptor, que se encontra no lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas, com as posições: On – para ativar o airbag e que possa atuar em caso de acidente.
A luz do airbag acesa no painel do veículo é um sinal visual crucial que indica um possível problema no sistema de airbag. Essa luz é projetada para chamar a atenção do motorista e alertá-lo sobre a existência de uma falha ou mau funcionamento no sistema de segurança do airbag.
Quando o airbag não é acionado, pode ser que a batida não tenha sido suficiente para promover o acionamento do equipamento. Ou então, o ângulo da batida não foi o ideal para acionar o sistema que faz inflar as bolsas de ar. Para que o airbag funcione, é preciso que a colisão aconteça dentro de um determinado padrão.
Como apresentado acima, o acionamento do airbag rompe a estrutura do painel, volante, entre outras superfícies do veículo com o objetivo de amortecer o impacto durante a colisão. Portanto, airbag estourado não há conserto. Isto é, uma vez acionado, todo o sistema deve ser substituído.
Para desativar o airbag do passageiro, insira a chave no miolo e gire para a posição “airbag off”. Uma luz de alerta ficará acesa no painel do veículo para alertar sobre a desativação da bolsa de ar.
Um airbag demora aproximadamente 30 milésimos de segundo a disparar e normalmente varia de acordo com a sua posição. Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.
De acordo com o engenheiro Oliver Shulze, da SAE Brasil, o acionamento do airbag não depende do afivelamento do cinto de segurança, mas sim da direção e da severidade do impacto.
Dependendo do caso, a explosão dos airbags pode resultar em perda total, inclusive. Criados para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos, os airbags são bolsas que se inflam em fração de segundos em caso de colisão.
As colisões frontais são o cenário mais comum para o acionamento do airbag. Quando ocorre uma colisão de frente, os sensores de impacto localizados na parte frontal do veículo são acionados. Esses sensores detectam a desaceleração súbita causada pela colisão e enviam um sinal para os airbags se inflarem.
O processo de ativação dos airbags envolve uma série de sensores estrategicamente posicionados no veículo que detectam uma desaceleração repentina, resultado de uma colisão. Quando os sensores identificam uma desaceleração brusca, eles enviam sinais à unidade de controle do airbag.
A situação mais comum de acionamento do airbag é pisar forte no freio, como na frenagem pré-impacto. Sensores de impacto estão presentes no pacote de segurança Toyota Safety Sense (TSS) em veículos da marca. Eles detectam a desaceleração abrupta do veículo, algo comum antes de uma colisão.
Como fica o seguro quando o airbag é acionado? O acionamento do airbag pode gerar duas situações distinta: Perda total: Em casos de perda total, o seguro deve ser acionado o mais rápido possível. Assim que for confirmado que os danos foram irreparáveis, a indenização contratada deverá ser liberada.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
É uma bolsa inflável, com gás Nitrogênio (inofensivo para o ser humano), possui dupla capa de nylon emborrachada e kevlar, que automaticamente se enche de gás no momento do impacto.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.
Eis o que deve ter em atenção e como desligar o airbag: Em alguns veículos, o botão de desativação encontra-se no porta-luvas. Noutros, está situado na extremidade do painel de instrumentos, junto à porta do passageiro . Se o botão estiver no porta-luvas, procure o bloqueio de desativação.
O que significa a luz do airbag estar acesa? A luz de airbag acesa pode indicar que há algum problema no sistema de segurança. Entre as possibilidades que podem engatilhar o quadro, podemos citar: falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do carro ou dificuldades no acionador da bolsa inflável.
O que pode ser a luz do airbag acesa? Caso seu veículo esteja com a luz de airbag acesa mesmo após passar cerca de 5 segundos após a partida do carro, é recomendado primeiramente desligar e ligar novamente o carro para verificar se não é apenas um mau contato, fazendo esse processo você estaria resetando o sistema.