Utilize o essencial para a limpeza Limpar móveis de MDF é bastante simples: um pano levemente umedecido já é suficiente. Opte por uma flanela branca, para evitar manchas e lembre-se de secar muito bem o móvel ao final. Para sujeiras resistentes, utilize um pano macio com sabão neutro.
Para o MDF, menos na limpeza é mais. Basta um pano úmido para fazer uma boa limpeza. Se puder, opte por um pano branco para evitar que manche a superfície e seque logo em seguida.
Sele as partes traseiras e laterais dos gabinetes de MDF com um selante à base de óleo e várias camadas de selante poli como medida extra. Se você comprar um toucador de MDF, essa é uma medida sugerida para evitar empenamento e encolhimento. Como a madeira natural é porosa, ela pode reter moléculas de água no clima.
As placas de MDF são totalmente homogêneas, sem apresentar nódulos em seu interior, sendo um material, leve e resistente, fácil de manusear e transportar, com uma ótima durabilidade, que em condições ideais pode durar décadas.
Como Evitar Inchaço e Danificação dos Móveis e Corrigir Aglomerados (MDP) ou MDF
O que fazer para o MDF não mofar?
Para prevenir a recorrência do mofo na madeira MDF, é fundamental adotar medidas preventivas, como manter o ambiente bem ventilado, controlar os níveis de umidade, evitar o acúmulo de água na superfície da madeira, aplicar selantes ou vernizes à base de poliuretano para proteção adicional, e realizar inspeções ...
Para sujeiras resistentes, utilize um pano macio com sabão neutro. Em seguida, retire o produto e passe um paninho seco. Produtos abrasivos, químicos, ceras, álcool e saponáceo não são indicados, pois podem agredir o MDF, causando manchas permanentes.
Com a finalidade de garantir uma boa aderência e evitar que o MDF absorva muita tinta, é altamente recomendável aplicar um selador próprio para MDF. Isso porque ele ajudará a selar os poros da superfície, tornando-a mais uniforme para a aplicação do pigmento.
O Hidroprotect é um produto pensado para impermeabilizar superfícies de madeira, MDF, HDF e similares, criando uma superfície blindada de vidro, impedindo o contato da água direto com o móvel!
“Para hidratar o móvel de madeira maciça pode-se usar vaselina e para a limpeza podemos usar um pano com vinagre. Um informação importante é que sempre devemos borrifar no pano ao invés da área a ser limpada”, ressalta.
Depois de lixar o MDF, vale remover toda a sujeira da superfície com um pano seco. Ele não pode estar úmido para não danificar a estrutura. Caso vá aplicar uma tinta colorida, o ideal é colocar uma base antes, para garantir mais qualidade à pintura. Em seguida, é só começar a pintura.
Aplique um fundo para madeira, caso for utilizar tinta a óleo ou esmalte, para acabamento. Aplicar selador para madeira, caso for usar verniz para o acabamento. Espere secar.
Sempre fazendo uso de um pano seco logo após o pano úmido, para garantir a vida longa do seu móvel. A rotina também pode impactar na preservação dos móveis. Por exemplo, em dias de chuva em que geralmente há mais umidade, favorece a ventilação dos ambientes, para que seu móvel não mofe.
A primeira recomendação é quanto a forma e local de armazenamento evitando ambientes umidos e não sendo possível o armazenamento da chapa na posição horizontal, pode ser feito na vertical, com angulo de apoio mais fechado.
Gente, a goma laca é um material perfeito pra fazer acabamento em pinturas artesanais variadas. Ela funciona como se fosse um verniz, criando uma camada de proteção na superfície onde é aplicada. Isso deixa as peças resistentes e impermeabilizadas.
O que passar no MDF para não formar? É recomendado por especialistas que água sanitária misturado com um pouco de água natural e detergente para limpar as paredes externas dos móveis, e que é perfeitamente eficaz, já que tem contato com os possíveis mofos da parede…
Basta utilizar um pano macio levemente umedecido para evitar manchas e remover a poeira acumulada. Caso seja necessário eliminar sujeiras mais resistentes, é possível aplicar uma flanela umedecida em sabão neutro diluído em água. No caso de gordura, é recomendado umedecer o pano em uma solução de sabão de coco.
Primeiramente, utilize um pano seco para retirar a água o quanto antes! Em seguida, posicione um ventilador próximo ao móvel para ajudar na secagem da peça, ou se preferir, use um secador de cabelo na temperatura ambiente e passe pela extremidade atingida durante alguns minutos.
Indicamos a tinta acrílica e existem algumas razões para essa escolha. Em primeiro lugar, ela possui uma aderência aos MDF's, garantindo uma boa cobertura e durabilidade. Além disso, essa tinta seca rapidamente, o que facilita o processo de pintura e reduz o tempo de espera entre as demãos.
O MDF cru deve ser lixado com uma lixa fina para deixar a superfície mais lisa e sem farpas. Depois deve ser limpo com pano seco pra retirar todo o pó do lixamento. Para tornar a superfície menos porosa e também evitar manchas, pode ser passada uma base seladora.
Não deixar o móvel molhado por muito tempo ou embevecido por algum outro líquido. Não utilizar esponjas e buchas, isso pode arranhar as chapas e ainda por cima estragar a pintura do material MDP.
O Hidroprotect é um produto pensado para impermeabilizar superfícies de madeira, MDF, HDF e similares, criando uma superfície blindada de vidro, impedindo o contato da água direto com o móvel!