Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.
Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C pode ajudar a baixar o ácido úrico rapidamente, pois tem uma potente ação antioxidante, ajudando a aumentar a eliminação de ácido úrico na urina e reduzindo as crises de gota.
Alcachofra – Considerada uma das melhores verduras que age na eliminação de toxinas, as alcachofras são altamente diuréticas e evitam a retenção de líquido. Rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, elas também possuem fibras, proteínas e ácidos graxos, que são utilizados como fontes de energia para o corpo.
Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os carboidratos refinados, como pão branco, açúcar e farinhas, as carnes vermelhas, as vísceras e os frutos do mar.
“Até o momento, o estudo vem demonstrando que os extratos obtidos das folhas e da madeira do ipê branco apresentam o efeito de redução do ácido úrico no sangue pela diminuição da sua síntese”, afirma Dênia Saúde-Guimarães.
Depois que são usadas, as purinas se transformam em ácido úrico, sendo que parte dele permanece no sangue e parte é eliminada pelos rins. Altas taxas de ácido úrico têm como principais complicações a gota e as pedras nos rins.
Maçã, laranja, melancia, maracujá, morango, melão; Leite e derivados desnatados, de preferência. São alguns dos alimentos permitidos para consumo por portadores de gota, pois possuem pouca quantidade de ácido úrico.
Frango e peru: Carnes de aves, como frango e peru, geralmente possuem teores mais baixos de purinas em comparação com carnes vermelhas. Ovos: Os ovos têm baixos teores de purinas e podem ser incluídos em uma dieta com moderação.
O que não pode comer quando está com ácido úrico elevado?
Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas.
Leites e iogurtes desnatados ou semidesnatados e queijos brancos, por exemplo, são alimentos com baixo teor de gordura que podem ser indicados na dietoterapia para prevenção e controle do ácido úrico elevado, evitando as crises de gota que podem acometer os pacientes.
Quem tem problema de ácido úrico pode comer feijão?
Alimentos ricos em purinas que NÃO aumentam o ácido úrico no sangue O consumo de alimentos ricos em purinas que são de origem vegetal como feijão, ervilha, soja, vagem, lentilha, espinafre, cogumelos e couve-flor não precisa ser restringido ou evitado.
Segundo a nutricionista, é recomendado diminuir o consumo de carboidratos simples, como pães, doces, refrigerantes ou sucos de fruta, pois facilitam o aumento de peso que é uma das principais causas de ácido úrico elevado.
Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.
Em quanto tempo pode-se livrar de uma crise de ácido úrico? Com o tratamento adequado, a melhora pode ser muito rápida. No prazo de 1 a 3 dias a dor pode desaparecer quase que completamente.
A pomada de Confrei é utilizada na medicina natural principalmente pela presença do acido úrico, que auxilia na renovação celular. É utilizado principalmente como auxiliadora no trato de feridas, possuindo ação cicatrizante e também é muito utilizada para dores nas articulações.
Prefira peixes como pescada branca e frango. Os cogumelos contém um valor nutricional interessante, e podem ser substituía da carne às vezes. Procure um nutricionista para orientações de quantidade.
Evitar o consumo de alimentos ricos em purinas, como fígado, rins e moela; Diminuir o consumo de produtos industrializados e com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas ou comida preparada; Aumentar o consumo de alimentos com vitamina C como laranja, abacaxi e acerola.
Filé de peixe: O peixe é uma excelente fonte de proteína magra e pode ser consumido como parte de uma dieta saudável para pessoas com ácido úrico elevado.
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, tem se mostrado útil no controle dos níveis de ácido úrico no sangue. Um estudo publicado na revista científica Arthritis Care & Research sugere que a vitamina C pode ajudar a diminuir a produção de ácido úrico pelo corpo e aumentar a excreção desse ácido pelos rins.
O ácido úrico alto pode acontecer devido a alterações no funcionamento dos rins, consumo excessivo de alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas e frutos do mar, diabetes ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
MODO DE USAR: Tome 15 gotas (1ml) uma vez ao dia. Cada frasco contém 30ml • ESTE SUPLEMENTO POSSUI CONTRA INDICAÇÕES? O suplemento é fabricado com ingredientes naturais e por isso pode ser tomado por qualquer pessoa com mais de 19 anos, exceto gestantes e lactantes.
As purinas são os principais componentes do RNA e DNA e representam o grupo composto pela Adenina (A) e Guanina (G). Elas ajudam a formar as chamadas “bases nitrogenadas” do nosso material genético.
O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.