Acesse as plataformas Meu INSS e faça o login com a sua senha gov.br;
Escolha a opção “Recurso”;
Preencha as solicitações feitas com os documentos que são pedidos e discorra sobre o pedido, apontando quais são as suas razões para recorrer ao pedido negado;
Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “revisão”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”; Encontre seu processo na lista;
Dependendo do motivo do indeferimento, você pode seguir um dos seguintes caminhos: Fazer novo requerimento: Se o seu pedido foi feito de forma incorreta, os requisitos para o benefício não foram cumpridos ou a documentação está ruim, a saída pode ser fazer um novo pedido.
Primeiramente, o próprio cidadão pode iniciar a ação na Justiça. Porém fazer isso sem o auxílio de um profissional, pode gerar dores de cabeça indesejáveis. Neste caso, a pessoa deve procurar um advogado especialista em INSS, a fim de encaminhar o processo da melhor maneira possível.
Eles podem ter relação com documentação incompleta, reprovação na perícia médica, erro de análise do próprio INSS ou o fato do segurado não ter direito ao benefício pedido. Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas situações.
Acesse as plataformas Meu INSS e faça o login com a sua senha gov.br;
Escolha a opção “Recurso”;
Preencha as solicitações feitas com os documentos que são pedidos e discorra sobre o pedido, apontando quais são as suas razões para recorrer ao pedido negado;
Como fazer pedido de reconsideração perante o INSS?
Solicitação do Pedido de Reconsideração
Ele pode ser realizado pelo Portal Meu INSS, agendando um atendimento em uma das Agências da Previdência Social (APS) por meio do sistema de Atendimento na Central Telefônica 135 do INSS.
Qual o prazo para recorrer de indeferimento do INSS?
O prazo para apresentação do recurso é de 30 dias após tomar conhecimento do resultado com o qual você não concorda. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
Se houve a negativa de automática, sem análise de um servidor, é possível fazer novo pedido antes de 30 dias. O INSS usa, desde maio deste ano, inteligência artificial na concessão de benefícios para reduzir a fila de pedidos de aposentadoria.
O termo Indeferimento é utilizado quando não há indenização a ser paga. Neste caso, a seguradora emite uma “Carta Negativa”, relatando os motivos pelos quais o processo não tem direito à indenização.
Quando o INSS dá indeferido quem paga? Quando há o indeferimento auxílio-doença quem deve se responsabilizar pela situação do trabalhador é a empresa. Assim sendo, o empregador deve encontrar alguma alternativa, como por exemplo readaptar o trabalhador em outra função que ele consiga exercer.
Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos” e localize e clique no processo que você quer; Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar Processo”.
Basta acessar o site e ou aplicativo Meu INSS com CPF e senha, em seguida, buscar pela aba “Carta de concessão” e clicar. Ao abrir, o documento poderá ser visualizado e salvo em seu celular ou computador.
Com o pedido de reconsideração, o órgão judicial retoma a atividade cognitiva para reexaminar a decisão. O objeto do pedido de reconsideração pode ser decisão judicial, proferida em error in judicando ou error in procedendo, ou despacho que provoque tumulto processual.
Normalmente, se o seu benefício for negado, a melhor alternativa é entrar com uma ação judicial. Resumidamente, você deve apresentar essa ação judicial a um juiz federal. Se a ação estiver bem fundamentada e você tiver mesmo direito, esse juiz vai determinar ao INSS que conceda o seu benefício.
O pedido de reconsideração é uma petição urgente, devendo, por isso, ser o mais curta possível. Fuja de peças processuais longas, com tópicos como: "Do resumo da demanda", "Da reforma da decisão", "Dos pedidos”, Etc.
Geralmente, o segurado tem até 30 dias após receber a notificação de decisão do INSS para apresentar seu recurso. O procedimento deve ser realizado por meio de um requerimento específico, disponível no site do “Meu INSS”, pelo telefone 135 ou nas agências da Previdência Social.
Como fazer um novo requerimento no INSS? Acesse o Meu INSS via aplicativo ou plataforma online, clique em “novo pedido” e escolha a opção de requerimento que se encaixa com a sua necessidade. Há também a possibilidade de fazer o requerimento presencialmente em uma agência com agendamento prévio.
O que fazer quando o pedido do INSS foi indeferido?
O que fazer caso meu pedido seja indeferido? Recorrer para a junta de recursos do INSS pode ser uma opção para tentar mudar a decisão. O recurso deve ser apresentado no prazo de 30 dias após a decisão do INSS. Você deve apresentar as razões legais pelos quais a decisão deve ser revertida.
O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária. É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.
📌Aqui estão 3 coisas que o INSS não pode fazer: 1 - Cortar pensão por morte em razão de novo casamento da viúvo (a); 2- Cortar aposentadoria por idade por ter voltado a trabalhar; 3 - Cortar aposentadoria ou pensão concedidas há mais de 10 anos.