Como cada zona UTM é dividida Latitudinalmente? O sistema é constituído por 60 fusos de 6º de longitude, numerados a partir do antimeridiano de Greenwich, seguindo de oeste para leste até o encontro com o ponto de origem. A extensão latitudinal está compreendida entre 80º Sul e 84o Norte.
No sistema UTM, a terra é dividida em 60 fusos de 6 graus de longitude, com início no anti-meridiano de Greenwich e seguindo de oeste para leste. Em relação à latitude, a divisão consiste em zonas de 4 graus e isso está vin- culado ao tamanho da Carta de 1: 1.000.000 que também é chamada de CIM.
O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.
UTM (Universal Transverse Mercator): Sistema de representação da superfície de Terra utilizando projeções cilíndricas e divisão do globo em grade. Utiliza diferentes zonas. As coordenadas passam a ser representadas em metros.
O posicionamento de um ponto em coordenadas UTM é dado pelo par coordenado E e N, correspondentes ao afastamento do meridiano central (E) e do Equador (N). O problema de se obter as coordenadas UTM em uma carta topográfica e a sua plotagem está ligado à escala da carta e ao erro gráfico de percepção.
Como um dispositivo GPS determina a zona UTM para um determinado local no sistema de coordenadas Universal Transversa de Mercator?
O sistema de Coordenandas UTM divide a Terra em 60 zonas, cada uma cobrindo uma faixa de 6 graus de longitude. Cada zona tem uma projeção de Mercator transversa única, tornando-a mais precisa em relação aos sistemas tradicionais de coordenadas geográficas que usam latitude e longitude.
Como calcular a distância entre duas coordenadas UTM?
Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².
O Brasil possui 8 fusos UTM passando pelo seu território, estando compreendido entre os fusos 18 e 25. Fusos estes que são contados do antimeridiano de Greenwich em direção ao meridiano de Greenwich.
Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar. Os valores da latitude variam de 0o (linha do Equador) a 90o (polos), devendo ser indicada também a posição: no hemisfério sul (S) ou no hemisfério norte (N).
No computador, abra o Google Maps. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.
O meridiano central depende de qual sistema de projeção você usa. Por exemplo, cada zona UTM usa o meridiano central como origem para as coordenadas X (leste). Tudo no meridiano central é atribuído um valor de 500.000 m. Isso significa que o sistema UTM possui 60 meridianos centrais para todas as suas zonas UTM.
Quais as principais características da projeção UTM?
A projeção UTM tem como características ser cilíndrica, transversa, secante e conforme e está estruturada em 60 fusos onde cada um tem extensão de 6° de longitude e cada fuso recebe uma numeração de 1 a 60.
Qual o tipo de projeção utilizada no sistema de coordenadas UTM?
- Projeção utilizada no SISTEMA UTM - Universal Transversa de Mercator desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial. Este sistema é, em essência, uma modificação da Projeção Cilíndrica Transversa de Mercator.
Oito fusos UTM diferentes recobrem o Brasil. Desde o Fuso 18 começando no Acre até o Fuso 25 que inclui o arquipélago de Fernando de Noronha. Veja abaixo a cobertura e qual fuso utilizar em seu mapa em projeção Universal Transversa de Mercator (UTM).
A latitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, que varia de 0º até 90º norte ou sul. Por sua vez, a longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich, que varia de 0º até 180º leste ou oeste.
O sistema UTM possui 60 fusos e cada fuso possui 6º de amplitude e apresenta valores de k de variam de 0,9996 no meridiano central e 1,001 no extremo do fuso.
Os valores positivos de Latitude estão ao Norte do equador, valores negativos para o Sul. Com a longitude valores negativos para oeste e positivo a leste (Greenwich).
Qual e a diferença entre latitude e longitude e altitude?
Mas, afinal, qual é a diferença entre esses conceitos? Apesar da confusão, a resposta é simples. Enquanto a altitude aponta a distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar, a latitude designa a distância da Linha do Equador ao longo do Meridiano de Greenwich.
O astrolábio serve para determinar a posição das estrelas no céu, medir o seu ângulo com relação ao horizonte e também para encontrar altitudes e profundidades. Com isso se calcula a latitude, as direções e pontos cardeais, as horas do dia, o horário de eventos celestiais como o nascer e o pôr do Sol.
Qual a diferença de coordenadas geográficas e UTM?
Coordenadas geográficas são digitadas e apresentadas em graus decimais. Números negativos indicam longitudes oeste e latitudes sul. Coordenadas UTM sao digitadas e apresentadas em metros.
O sistema de projeção UTM se destaca pelo fato de um fuso abranger grandes áreas (aproximadamente 670 km no sentido leste-oeste), porém possui grandes deformações totais.
Cada grau de uma latitude ou longitude equivale a aproximadamente 111,11 km. Da mesma, forma pode-se calcular 60 minutos e 3600 segundos, que correspondem a 1° (um grau).
Os mapas mais antigos do Brasil adotavam o DATUM planimétrico Córrego Alegre, que utiliza o elipsóide de Hayford. Mais recentemente passou a ser utilizado como referência o DATUM SAD-69 que utiliza o elipsóide de referência 1967, mas o DATUM oficial brasileiro é o SIRGAS 2000.
Qual é a diferença aproximada em graus entre as coordenadas geográficas?
A sua medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°. Podemos dizer, então, que tudo que está localizado na Linha do Equador possui 0°, e esse grau vai aumentando (quando em direção ao Norte) ou diminuído (quando em direção ao Sul).