Quando a base da pirâmide é triangular, para calcular a área da base, utilizamos a fórmula da área de um triângulo, que é igual ao produto da base pela altura dividido por dois.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados.
Como calcular a área de um triângulo de 3 lados diferentes?
A área do triângulo escaleno é a medida de sua superfície. Em qualquer triângulo, inclusive o escaleno, a área é dada por b×h2, em que b é a medida da base e h é a medida da altura do triângulo.
Como calcular os lados de um triângulo a partir dos ângulos?
Um triângulo é chamado retângulo quando tem um ângulo reto, ou seja, de 90º. Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto.
A base do retângulo é equivalente a linha horizontal traçada na sua parte inferior. Já a altura consiste na linha vertical traçada à esquerda ou direita.
O teorema mais conhecido na Matemática é, sem dúvidas, o teorema de Pitágoras. A partir desse teorema, foi possível perceber que os lados de um triângulo retângulo se relacionam da seguinte maneira: dado um triângulo retângulo qualquer, a soma do quadrado dos catetos é igual à hipotenusa ao quadrado.
O lado da base mede x/2, enquanto a hipotenusa continua sendo o lado original x e a altura h mede x√3/2. Daí temos: sen(30º) = cateto oposto a 30º/hipotenusa = (x/2)/x = 1/2. sen(60º) = cateto oposto a 60º/hipotenusa = h/x = (x√3/2)/x = √3/2.
A área do triângulo retângulo pode ser calculada multiplicando os seus catetos e dividindo por 2, pois um desses catetos faz o papel da base e o outro faz o papel da altura. A área do triângulo retângulo é igual à metade do produto entre os catetos.
Como calcular um triângulo com medidas diferentes?
Para calcular o perímetro do triângulo escaleno, basta realizar a soma de todos os lados do triângulo. A medida da área de um triângulo pode ser calculada pela fórmula da área de um triângulo qualquer, que nada mais é que o produto entre a base e a altura dividido por dois.
A área do triângulo é a medida da sua superfície e utiliza como unidade de medida qualquer medida de comprimento elevada ao quadrado, por exemplo os metros quadrados, centímetros quadrados etc. De forma geral, a área de um triângulo consiste na metade da multiplicação da base pela altura.
Como calcular a área de um triângulo com 3 lados diferentes?
Para calcular sua área, podemos usar a fórmula mais comum, que é o produto entre a base e a altura dividido por dois, ainda, quando conhecemos somente a medida dos seus lados, pode-se utilizar a fórmula de Heron. O perímetro do triângulo escaleno é a soma de todos os seus lados.
O teorema de Pitágoras é uma relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. De acordo com esse teorema, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos. Ou seja, se os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c, então c2=a2+b2.