Como calcular a quantidade de material para fazer um contra piso?
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio para fazer o contrapiso fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m², um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m² x 2 cm = 408 kg.
Como calcular a quantidade de cimento e areia para contrapiso?
Cálculo para quantidade de materiais da argamassa
E então: Volume contrapiso = largura x comprimento x espessura; Cimento = volume contrapiso x rendimento do cimento; Areia = volume contrapiso x rendimento da areia.
Quantos metros de contrapiso se faz com um saco de cimento?
O rendimento varia conforme o produto escolhido e vem indicado na embalagem. Considerando 22,5 kg/m² para cada centímetro de espessura do contrapiso, temos um consumo médio de 22,5 x 4 cm = 90 kg/m² de argamassa. Basta multiplicar então esse total pela área do ambiente.
Como o cimento também é uma mistura de materiais, a quantidade necessária depende da proporção utilizada na mistura. Uma medida de cimento para três de areia é a fórmula para se preparar a mistura ideal. Em um metro quadrado, são usados cerca de 30 litros de areia e 10 de cimento.
Como CALCULAR o Material do CONTRAPISO (Passo a Passo)
Qual a mistura ideal para contrapiso?
Em um contrapiso de laje e onde as pessoas transitam bastante, a proporção do traço é, normalmente, de 5:1 ou 6:1. Em lugares como garagem, onde o trânsito de veículos é maior, a proporção é 3:1. O traço sugerido para contrapiso pela NBR 13753 é de 1:0, 25:6 considerando volume de cimento, cal hidratada e areia.
Saiba como fazer contrapiso. O contrapiso pode ser feito com cimento e areia (na proporção de 1:4) ou com argamassa industrializada. A argamassa industrializada de contrapiso já vem preparada para usar, basta apenas adicionar água, sendo assim, agilizando o seu trabalho.
Como calcular a quantidade de areia brita e cimento?
A proporção é de uma parte de cimento para três partes de areia. Exemplo II: 1: 3:4. Este traço indica que para cada parte de cimento (1) devem ser colocadas três partes de areia (3) e quatro partes de brita (4).
Para preparar a argamassa do contrapiso seguindo o traço 1:0,25:6, basta utilizar recipientes (baldes, latas ou caixas) para medir as proporções dos materiais. Por exemplo, para cada balde de cimento, utilize um quarto de balde de cal hidratada e seis baldes de areia.
Quantos sacos de cimento para 100 metros de contrapiso?
Para cada m³ de concreto, você precisará de aproximadamente 7 sacos de cimento, 0,5 m³ de areia média e 0,5 m³ de pedra brita ou seixo rolado. No entanto, essas quantidades podem variar dependendo da qualidade dos materiais e da espessura da camada.
A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.
Quantos metros quadrados de piso se faz com um saco de cimento?
O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.
A quantidade de argamassa depende da espessura do contrapiso. Considerando uma camada de 4 cm, cada metro quadrado demanda 40 litros de argamassa. A quantidade de mão de obra e de ferramentas que serão necessárias depende do tempo em que se deseja terminar todo o processo.
O valor aproximado a ser investido para fazer contrapiso em apartamento de 100 m² é de R$ 15.000. Garantir que o contrapiso esteja bem nivelado é um dos prontos principais para garantir uma perfeita colocação do revestimento e acabamentos.
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio para fazer o contrapiso fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m², um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m² x 2 cm = 408 kg.
Espalhe com uma vassoura até obter uma película fina de cimento para garantir aderência entre a base e o contrapiso; – Aplique a argamassa e realize a compactação com uma enxada ou um soquete; – Regularize a superfície fazendo sarramento: apoie a régua sobre as mestras e faça movimentos de vaivém para nivelar.
Quanto de cimento areia e brita por metro cúbico de concreto?
A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.
Contrapiso é a camada intermediária, de concreto ou argamassa, que fica entre a estrutura da edificação e o revestimento de piso. Sua espessura é de 3 cm a 5 cm e a instalação é feita em ambientes internos, externos e lajes. O principal objetivo do contrapiso é nivelar o solo ou a laje para receber revestimentos.
Quando é usado em piso, no caso da malha pop para contrapiso, geralmente são para locais que necessitam de maior resistência como, por exemplo, galpões, estacionamentos, aeroportos, quadras poliesportivas e assim por diante, ou seja, locais que dispõem de maior risco de impacto constante.
O cimento CP V-ARI em um contrapiso somente se justificaria se houvesse a necessidade de se lançar o piso imediatamente após, ou seja, muita pressa. Este cimento é mais caro e, por ser muito rápido, tem a tendência de provocar retração e consequentes fissuras. Caso contrário, o mais indicado seria o cimento CP II-F-32.