Receita Líquida = Receita Bruta – Deduções Durante esse período, a empresa concedeu $2.000 em descontos aos clientes e teve $3.000 em devoluções de produtos. Além disso, a empresa pagou $5.000 em impostos sobre as vendas.
O cálculo da receita total é simples: basta somar todas as receitas geradas pela empresa em um determinado período. Por exemplo, se uma empresa tivesse uma receita de R$ 100.000 com a venda de produtos, R$ 20.000 com a prestação de serviços e R$ 5.000 com aluguel de imóveis, sua receita total seria de R$ 125.000.
O cálculo da receita líquida é feito por meio da relação entre receita bruta e deduções como cancelamentos, despesas e impostos nas vendas. Como na seguinte equação: Receita Líquida = receita bruta – deduções.
A fórmula é: “receita líquida = receita bruta – deduções”. O resultado final da receita líquida de vendas depende de vários elementos, como: a eficiência na gestão, o setor em que a empresa atua e, ainda, a posição da companhia no mercado (market share).
Para as compras líquidas, você deve considerar COMPRA BRUTA - Impostos Recuperáveis + FRETES (quando o mesmo não estiver incluso na NF de compras) = Compras Líquidas.
Para calcular a receita bruta de vendas, basta usar esta fórmula simples: total de produtos (ou clientes, quando falamos em venda de serviços) x o preço por unidade.
O cálculo do preço de venda ideal é feito da seguinte forma: Custo Direto Variável / Mark-up divisor (Fator de formação do preço de venda). O mark-up divisor é calculado da seguinte forma: 100% – % despesas variáveis – % despesas fixas – % lucro líquido.
Qual a diferença entre lucro líquido e receita líquida?
Já a Receita Líquida é o valor que realmente fica com a empresa após descontar as despesas e impostos relacionados às vendas, conforme explicado anteriormente. Por outro lado, o Lucro Líquido é o resultado final da empresa após descontar todas as despesas e impostos, não apenas os relacionados às vendas.
Área líquida edificada/construída Área calculada de acordo com a seguinte fórmula: Área líquida edificada = área total edificada – acréscimos da tabela 7 do Anexo XV desta Lei. Área total edificada Toda a área construída de uma edificação, medida externamente.
A apuração do Receita Certa é feita quatro vezes por ano. A distribuição segue faixas que variam de contribuinte para contribuinte: quanto mais notas com CPF a pessoa acumula e quanto mais alto for o valor dos documentos fiscais, maior é a quantia que cada uma recebe.
A ideia básica é estimar a receita por meio da multiplicação de seus dois componentes: o volume de vendas e o preço médio de venda. É preciso ter atenção para a elasticidade da demanda pelo produto, isto é, a correlação entre o seu volume e o seu preço. O aumento de preço pode reduzir o volume ou vice-versa.
Com os dados coletados, insira-os na fórmula Margem líquida = (lucro líquido ÷ receita líquida) × 100. Assim, você já terá o resultado em percentual devido à multiplicação por 100.
Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.
O que é Preço Líquido? O preço líquido é definido como o preço real que o comprador pagará após qualquer desconto ou promoção. Na maioria dos casos, poucos produtos serão vendidos pelo preço de tabela.
Todo valor deve ser suficiente para conseguir quitar os custos e despesas. Para saber o preço de venda, faça o seguinte cálculo: Preço de venda = custos + despesas + lucro.
A receita líquida de vendas compreende o valor total gerado pela organização ao realizar as suas vendas ou prestar os seus serviços, excluindo os custos. Ou seja, é o resultado das operações comerciais após a subtração dos impostos sobre vendas, os descontos dados ao comprador, os abatimentos e as devoluções.
O Valor da Receita - Custas Iniciais* seria o valor referente ao item 1 da tabela (1% (um por cento), sobre o valor da causa no momento da distribuição ou, na falta desta, antes do despacho inicial).
Receita líquida é o total de dinheiro que uma empresa recebe pela sua atividade depois de deduzir os custos relacionados à venda do produto e/ou serviço. Estes custos incluem os impostos sobre as vendas, gastos com devolução, descontos e abatimentos.
Em uma maneira simples de explicar: o salário líquido é o salário bruto após sofrer todas as deduções de atribuições e descontos necessários e obrigatórios. Ou seja, salário líquido = salário bruto – (descontos e atribuições).
Se o negócio vendeu 200 unidades de um produto que custa R$ 50 em um mês, o cálculo do faturamento será: R$ 50 × 120 = R$ 10.000, por exemplo. Logo, neste exemplo, o faturamento mensal da empresa foi de R$ 10 mil.