• TESTADA DO IMÓVEL A testada do imóvel é a largura do terreno (incluindo os muros laterais, se existirem). Se o seu imóvel fica numa esquina, deve-se somar a testada da frente (principal) e a testada lateral (secundária).
TESTADA - Linha que separa o logradouro público do lote ou terreno e coincide com o alinhamento existente ou projetado. TESTADA DO LOTE - É a linha que separa o logradouro público do lote e coincide com o alinhamento existente ou projetado pelo Governo do Estado.
Meça cada lado: use a trena ou fita métrica para medir cada lado do terreno; Multiplique um lado pelo outro: para calcular a área de um quadrado, multiplique o comprimento de um lado pelo comprimento do outro lado. Para um retângulo, multiplique o comprimento e a largura.
Seu terreno tem 12 metros de frente (essa medida é também chamada de “testada”), e 20 metros de profundidade. Pensando em um terreno regular. pois na maioria dos terrenos as medidas são irregulares.
A área mínima se refere à menor área que o lote pode possuir, e a testada mínima corresponde ao menor comprimento que a face da frente de um lote pode ter.
A testada do imóvel é a largura do terreno (incluindo os muros laterais, se existirem). Se o seu imóvel fica numa esquina, deve-se somar a testada da frente (principal) e a testada lateral (secundária).
Qual a metragem mínima para desmembrar um terreno?
Deve-se respeitar as medidas mínimas de lote pelo município, isso varia também de acordo com a localização, por exemplo, no caso de um imóvel na área urbana da cidade, é comum a área mínima ser de 250m² ou 360m², enquanto na área rural é o mínimo geralmente fica entre 2 hectares (20.000 m²) e 5 hectares (50.000 m²).
Nas grandes construções, a medição do terreno também pode ser feita por um topógrafo, que fará um levantamento planialtimétrico (plani=plano alti=altura métrico=medidas) de todo o terreno utilizando um teodolito. Aqui, trataremos do processo simples e econômico de realizar o mesmo serviço, ainda que com menor precisão.
Para fazer esse tipo de cálculo, são necessárias duas contas: a primeira consiste na multiplicação do valor do comprimento pela largura da parte da frente; já o segundo cálculo é a multiplicação do comprimento pela largura da parte de trás do terreno. Depois, é preciso somar os resultados obtidos e dividir por 2.
Art. 184. As edificações, instalações ou equipamentos, inclusive subsolos, devem observar recuo mínimo de frente de 5 (cinco) metros em relação ao alinhamento do logradouro para o qual o imóvel faz frente.
Devemos observar a extensão da frente do terreno, isto é, a parte dele que está voltada para o logradouro público, para a rua. Se o terreno estiver localizado em uma esquina, terá então mais de uma frente. Isto é especialmente atrativo para implantação de Edifícios Públicos.
AFASTAMENTO FRONTAL Corresponde à distância entre o plano da fachada da edificação e o alinhamento do terreno onde se situa. AFASTAMENTOS LATERAIS E DE FUNDOS Correspondem às distâncias entre os planos das fachadas da edificação e os limites das divisas laterais e de fundos do terreno onde se situa.
Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Fácil, não é? Assim fica mais tranquilo entender como calcular o metro quadrado.
Como calcular a área de um terreno com 2 lados diferentes?
Para formas retas, cujos lados formam um ângulo de 90°, multiplique o comprimento dos dois lados. Um exemplo: um terreno retangular com 4 m de um lado e 6 m do outro tem 24 m2 de área (4 x 6 = 24).
Em um terreno retangular, por exemplo, é preciso multiplicar o comprimento pela largura. Veja um exemplo a seguir de um terreno no formato de um retângulo com 20 m de largura e 25 m de comprimento: 20 m x 25 m (largura x comprimento) = 500 m²
O teodolito, estação total e sistemas de posicionamento por satélite continuam a ser os principais métodos em uso para agrimensura. Sensoriamento remoto e imagens de satélite continuam a melhorar e tornam-se mais viáveis economicamente, permitindo o uso mais comum.
Medição de Distâncias e Ângulos: Utilizando instrumentos como teodolitos, estações totais e receptores GNSS, o topógrafo mede distâncias horizontais e verticais, bem como ângulos entre pontos de interesse.
O desmembramento somente pode ser realizado em áreas que tenham o devido acesso a vias já existentes. Ou seja, as áreas devem fazer parte do sistema viário como logradouros pertencentes ao município, além de serem dotados de uma infraestrutura mínima.
Qual a metragem mínima para escriturar um terreno?
Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].