O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio. Segue uma pequena simulação de estrutura de indicadores ideal para restaurantes, lembrando que é uma sugestão e pode variar caso a caso: Custo com Insumos: 35%
Aprenda a calcular o CMV do seu restaurante em 10 MINUTOS
Como fazer o cálculo de custo de um produto?
A partir do conhecimento e da identificação de todos esses gastos da empresa, já é possível calcular o custo de um produto. A operação é simples, conforme abaixo: CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).
Como calcular o CPV ou CMV para um determinado período? Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.
Será que o CMV do seu restaurante está adequado? Especialistas do setor de Food Service dizem que um bom Custo de Mercadoria Vendida é aquele que está entre 28 e 31%, sendo que algumas empresas admitem até (35% dependendo do setor). Mas cada caso é um caso a se pensar.
Como fazer o cálculo para saber a porcentagem aplicada?
Como descobrir o valor de uma porcentagem? Se você precisa descobrir o valor de uma porcentagem em relação ao total, basta utilizar a seguinte fórmula: % = (parte ÷ todo) x 100. Por exemplo, para descobrir o equivalente em porcentagem de 40 em relação a 50: % = (40 ÷ 50) x 100.
Despesas administrativas, como gastos fixos com telefonia, internet e aluguel. Despesas operacionais, como frete. Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos.
Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.
Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.
Subtraia dessa soma as devoluções – ou seja, o valor de mercadorias que eventualmente sejam devolvidas pelos consumidores, e por isso não podem mais ser comercializadas. A fórmula é a seguinte: Estoque final = estoque inicial + compras – devoluções – CMV.
Para fazer o cálculo do custo do estoque, você pode utilizar a fórmula CMV (Custo por Mercadoria Vendida): CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
Em linhas gerais, o CMV ideal de cada produto (ou mercadoria) deve estar em torno de 35% do valor do produto final. No caso da pizza acima, isso significa que um preço final de R$30,54 estaria possivelmente adequado para o bar ou restaurante em questão.
O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) é um indicador que reúne as despesas relacionadas aos produtos de uma empresa desde a sua produção ou aquisição até a venda ao consumidor final. Por isso, é essencial para o cálculo da margem de lucro.
Este cálculo é feito da seguinte maneira: custo das mercadorias vendidas = R$ do estoque inicial (EI) + R$ das compras do período – R$ do estoque final (EF). O estoque inicial é o valor, em dinheiro, de todos os produtos guardados no início de um período. Esse recorte de tempo pode variar de um mês a até mesmo um ano.
Como calcular o CMV? O cálculo do CMV é feito por meio da fórmula CMV = EI + C – EF. EI é o valor do estoque inicial, C são as compras adicionais feitas pelo seu negócio e EF é a quantia do estoque final após o período estipulado por você.
Por que o valor do CMV fica negativo na rotina 124 - Balancete? O valor do CMV (Custo Médio de Venda) é um custo e, por isso, seu valor deve ser apresentado como negativo na rotina 124 - Balancete para que ele possa ser deduzido do valor do faturamento.
Como fazer um DRE? Como já informamos, a DRE somente pode ser realizada através de um contador habilitado junto ao CRC e a sequência de informações nela seguem um padrão quando feitas para cumprimento legal, independentemente do porte ou da natureza do negócio.
Para fazer isso, basta descontar do preço de venda do produto os custos relacionados a ele, por exemplo: compra de matéria-prima, custos de produção e despesas de divulgação. Em seguida, é só dividir o resultado obtido (que é o lucro atual) pelo preço de venda e multiplicar o resultado por 100.
Basicamente, o lucro é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo daquele produto. Já a margem de lucro é uma porcentagem obtida da relação entre o lucro e o faturamento total do negócio. Portanto, a fórmula para calculá-la seria: margem de lucro = lucro / receitas totais, multiplicando o resultado por 100.