Para encontrar o tempo, divida a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos dirige seu carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele dirigiu por 225/45 = 5 horas.
Como 1 km equivale a 1000 metros e uma 1 hora equivale a 3600 segundos, chegamos a esse valor de 3,6. Portanto, para transformar um valor de km/h para m/s, basta dividi-lo por 3,6, e para transformar uma velocidade de m/s para km/h, basta multiplicá-la por 3,6.
O fator de conversão utilizado é o 3,6 em virtude das correspondências entre as unidades de medida de espaço e tempo, sendo 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s.
Uma boa maneira de calcular o tempo de viagem de carro é fazer uma conta simples: dividir a velocidade média/hora pela distância (km). Por exemplo: Na viagem até São José dos Campos, você percorrerá uma velocidade média de 80 km/h pela rodovia e a distância total de São Paulo é de 100 km.
Para calcular a velocidade média, precisamos saber a distância entre as cidades e tempo de duração da viagem. Por exemplo, vamos supor que um carro dirigido por uma pessoa gastou 3 horas para percorrer 240 quilômetros. A velocidade média será determinada através da divisão entre a distância e o tempo gasto na viagem.
Cinemática 06: Transformação de Km/h para m/s e de m/s para Km/h
Como calcular tempo em km/h?
Para encontrar o tempo, divida a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos dirige seu carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele dirigiu por 225/45 = 5 horas.
Esta fórmula é Tempo = Distância / Velocidade. Por exemplo, se você estiver viajando 300 km a uma velocidade média de 100 km/h, o tempo total de viagem será de 3 horas.
Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
Em média, leva-se cerca de quinze minutos (15 min = ¼ h) para percorrer a pé a distância de um quilômetro (1 km), caminhando a uma velocidade de cerca de quatro quilômetros por hora (4 km/h).
Um caminhante padrão, já acostumado a fazer trilhas, consegue vencer cerca de 400 metros por hora, em subida. Pessoas iniciantes ou crianças sobem aproximadamente 300 ou 200 metros por hora. Montanhistas mais experientes e em boa forma física, bem treinados e animados, chegam a 600 metros por hora.
SIGNIFICA QUE O CORPO ESTÁ PERCORRENDO A UMA VELOCIDADE EM UM DETERMINADO TEMPO 20 KM POR HORAS OU 200 METROS POR SEGUNDO. A resposta é: 20 quilômetros por hora equivalem a 5,55556 metros por segundo ou 20 kph = 5,55556 m/s.
Se o valor do combustível é de R$ 5,00 por litro e o consumo é 10 km/L, a conta fica: 5,00 / 10 = 0,5. Ou seja, cada quilômetro custa R$ 0,5. É importante considerar uma revisão periódica desse valor por conta das oscilações de preço.
Como o pace é medido em minutos por quilômetro, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto (minutos) para percorrer uma distância (quilômetro). Imagine um corredor que completa 5 km em 30 minutos. Então, é só pegar 30 (tempo gasto) e dividir por 5 (distância).
Para determinar a velocidade média de um automóvel que percorre 18km em 20 minutos, primeiro é necessário transformar o tempo de minutos para horas. Para isso, sabemos que 1 hora corresponde a 60 minutos.
Muitas pessoas decoram uma regra para a conversão da velocidade de metros por segundo (m/s) para quilômetros por hora (km/h). Elas multiplicam a velocidade em m/s por 3,6. Por exemplo, a velocidade de 14 m/s é igual à 14 x3,6 km/h=50,4km/h.
Porém, mediante uma velocidade média ou constante, conseguimos dizer em quanto tempo em horas ou minutos seria percorrida a distância de 1 km. Por exemplo: a uma velocidade média de 60 km/h, um automóvel percorreria 1 km em 1 minuto.
Assim, para sabermos a quantidade de quilômetros na unidade de tempo igual a 1 minuto fazemos uma divisão de 120 Km por 60 minutos, obtendo a velocidade de 2 Km/minuto (2 quilômetros por minuto). Analisando melhor, dentro do intervalo de 1 minuto são percorridos 2 Km.
A taxa de mudança de posição, ou velocidade escalar, é igual à distância percorrida dividida pelo tempo. Para encontrar o tempo, divide-se a distância percorrida pela taxa. Por exemplo, se o Carlos está a andar de carro a 45 km/h e percorre um total de 225 km, então ele este a conduzir durante 225/45 = 5 horas.
Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
A distância será o resultado da multiplicação da velocidade pelo tempo, somada a aceleração multiplicada pelo tempo ao quadrado divido por dois: Não pare agora...