Calcular sua pontuação NPS (Net Promoter Score) é tão simples quanto contar suas respostas e subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Por exemplo, se 60% dos respondentes são promotores, 10% são detratores e 30% são passivos, seu NPS (Net Promoter Score) seria 60-10=50.
De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente. Em outras palavras, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.
O NPS é uma ferramenta prática que funciona como um indicador para verificar a quantidade de clientes satisfeitos e insatisfeitos. Por isso, está entre as mais importantes métricas das organizações que investem em customer success – ou sucesso do cliente.
Essa pergunta que o cliente deve responder é: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?” e para calcular o Net Promoter Score, basta uma simples fórmula que você confere abaixo: Net Promoter Score = % CLIENTES PROMOTORES – % CLIENTES DETRATORES = %NPS.
🔵 NPS - NET PROMOTER SCORE - COMO CALCULAR NPS E COMO CONSTRUIR O NPS
Como calcular o índice de satisfação do cliente?
NPS = % Promotores – % Detratores
O ideal é que seu resultado esteja sempre acima ou igual a 9. Isso irá significa que os seus clientes são promotores da sua marca. Os valores do NPS podem ser classificados de 3 formas.
O NPS varia de -100 a 100, sendo que, quanto mais perto de 100, melhor o seu indicador. Uma boa pontuação NPS vai depender de uma série de fatores mas, em regra geral, é importante tentar mantê-la acima de 50. NPS acima de 75 são considerados muito bons.
Para exemplificar, suponha que em uma das pesquisas de NPS, a sua empresa obteve 10 respostas, sendo 5 promotores, 3 neutros e 2 detratores. Portanto, o NPS será: 50 – 20 = 30. Note que apesar de termos um número maior de clientes promotores, o NPS foi apenas de 20.
O que é uma boa pontuação geral do NPS? Os criadores da métrica NPS, Bain & Company, dizem que embora uma pontuação NPS acima de 0 seja boa, acima de 20 é ótima e acima de 50 é surpreendente. Em qualquer lugar acima de 80 é o percentil superior.
Também conhecida como NPS, a Net Promoter Score é uma pesquisa que utiliza dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência que tiveram (ou estão tendo) com uma determinada empresa.
Além de medir o índice de satisfação do consumidor, o NPS permite categorizar as respostas e dessa forma identificar alguns tipos de clientes e qual é o grau de engajamento que eles possuem com sua marca.
Quais são os 3 grupos de clientes possível de identificar no NPS?
Quais são os 3 grupos de clientes possível de identificar no NPS? Clientes detratores, neutros e promotores: como funciona a classificação. A classificação em detratores, neutros e promotores vai depender da nota que os entrevistados deram para a pergunta do NPS.
Questões relacionadas à segurança e ao atendimento foram pautas importantes no último ano, o que pode ter prejudicado grandes players que dominavam o ranking de NPS. O Nubank, líder em 2022, caiu 13 pontos e ficou em 4º lugar. O Inter, da mesma forma, perdeu 14 pontos de NPS de um ano para outro.
Qual a diferença entre NPS e pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação, ou CSAT, avalia a satisfação do cliente a curto prazo enquanto o NPS mensura sua lealdade com a marca e a probabilidade de recomendação.
O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de pesquisa utilizada para medir o grau de satisfação do cliente com as companhias e com as marcas. Já o eNPS (Employee Net Promoter Score) tem como objetivo classificar se a corporação é um bom lugar para se trabalhar.
O cálculo do NPS é obtido subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado varia de -100 a +100, representando a pontuação do NPS. Quanto maior a pontuação, maior a proporção de promotores em relação aos detratores, indicando maior satisfação e lealdade dos clientes.
Calcular sua pontuação NPS (Net Promoter Score) é tão simples quanto contar suas respostas e subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Por exemplo, se 60% dos respondentes são promotores, 10% são detratores e 30% são passivos, seu NPS (Net Promoter Score) seria 60-10=50.
O Índice de Satisfação Geral (ISG), como o próprio nome revela, é um indicador que avalia, por meio de pesquisas com colaboradores de uma empresa, qual é o grau de satisfação deles com o ambiente e as condições de trabalho.
Uma das maneiras de medir a satisfação é por meio de pesquisas de clima organizacional. Essas ferramentas buscam identificar pontos de satisfação e insatisfação dos colaboradores. Outra forma de medir é por meio da análise de alguns indicadores.
Qual a pergunta que o cliente precisa responder para calcular o NPS?
A metodologia do NPS é baseada na seguinte pergunta: Qual é a probabilidade de você recomendar esta empresa para um amigo ou colega? Clientes fiéis e verdadeiros fãs da sua empresa, que a divulgam entre seus amigos e colegas.
As notas médias podem variar de acordo com o ramo de atuação de empresa, mas podemos estabelecer, de modo geral, a seguinte escala de classificação: Excelente – NPS entre 75 e 100. Muito bom – NPS entre 50 e 74. Razoável – NPS entre 0 e 49.
Quando a sua empresa obtém um NPS (Net Promoter Score) alto significa que seus consumidores estão promovendo o seu negócio. É uma métrica importante para saber se você está na direção certa.
Magalu, Drogaria São Paulo, Natura, Outback, Leroy Merlin, Cacau Show e Chilli Beans são algumas das 51 marcas finalistas do NPS Awards 2022 – Edição Varejo, que vai premiar as empresas que melhor atendem aos consumidores.