Em alguns lugares, quando vamos calcular o produto da concentração dos íons, nós chamamos de Qps. É muito parecido com Kps, porém o Qps utiliza a concentração dos íons totais, ou seja, ele não considera se esses íons estão ou não dissolvidos. Diferentemente do Kps, que a concentração que nós usamos, é a do equilíbrio.
A solubilidade do produto é igual ao produto da concentração dos íons envolvidos no equilíbrio, cada um elevado à potência de seu coeficiente na equação de equilíbrio.
Exemplo resolvido: como prever a formação de uma precipitação por meio da comparação entre Q e Kₛₚ
Qual é a fórmula do KP?
Kc e Kp estão relacionados por: Kc = Kp (RT)∆n. Então, podemos usar essa fórmula para chegar ao valor de Kc. Mas, primeiro, precisamos descobrir o valor de Kp, que é conseguido através das pressões parciais de cada gás da reação e da aplicação na expressão de Kp para essa reação.
A seguir, veja alguns exemplos do cálculo do Kps. 1º Exemplo: O sulfato de bário é um sal muito utilizado como contraste para a realização de exames de raios X do trato intestinal. Por ser um sal pouco solúvel, o paciente não fica tão exposto aos cátions bário (os quais apresentam alta toxicidade).
A solubilidade pode ser avaliada pela interpretação de um gráfico. Para isso, basta determinar a temperatura, ligá-la até a curva e, em seguida, ligar a curva até o eixo y, que é a massa em gramas de soluto que será dissolvida.
Como fazer cálculo de coeficiente de solubilidade?
Exemplo: A 50 °C é possível dissolver no máximo 80g de Ba(NO3)2 em 100g de água. Logo, este é o coeficiente de solubilidade desse sal, nessa temperatura. Cs=80g/100g de H2O. A maior parte das substâncias tem sua solubilidade aumentada com o aumento de temperatura.
O produto de solubilidade (Kps) corresponde à constante de equilíbrio que relaciona um soluto pouco solúvel e seu íons em solução. O produto de solubilidade é simbolizado por KPS ou KS e é uma constante de equilíbrio entre um sólido não dissolvido e seus íons.
Procedimentos ou conjunto de ações que tem por objetivo final manter o nível desejado de qualidade dos dados. É adequado se executado ao longo do tempo, ou melhor, durante a obtenção dos dados de interesse.
O fluxo pulmonar (Qp) é calculado a partir da via de saída do ventrículo direito (RVOT), e o fluxo sistêmico (QS), da via de saída do ventrículo esquerdo (LVOT).
O quociente de equilíbrio (Qc) é expresso da mesma maneira que a constante de equilíbrio (Kc), mas pode ser determinado em qualquer instante da reação.
O FPS é a sigla que determina a quantidade quadros por segundo em um filme, uma animação ou uma cena de um jogo. Quanto mais quadros, mais fluída será a animação e mais detalhado será o movimento — graças à capacidade do cérebro humano de transformar imagens em sequência em um “filme” dentro de nossas cabeças.
Quantidade Suficiente Para, é a abreviação usada para dizer que uma formulação ou insumo é suficiente para completar a receita. Note a indicação de qsp 100g. Isto indica que o TOTAL da fórmula terá 100g e a base é quem vai completá-la.
O produto iônico da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido. O seu valor a 25ºC é 10-14 ºC.
“O coeficiente de solubilidade é a máxima quantidade de soluto que se solubiliza em uma dada quantidade de solvente, a uma dada temperatura.” O coeficiente de solubilidade do sal na água, por exemplo, é igual a 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20ºC.
Solução insaturada é aquela que apresenta uma quantidade de soluto dissolvida menor que a especificada no coeficiente de solubilidade, ou seja, ainda é possível adicionar ao solvente uma quantidade de soluto, que será dissolvida.
Qual a diferença entre solubilidade e coeficiente de solubilidade?
Corpo de chão, corpo de fundo ou precipitado: é a parte de soluto que não se dissolve no solvente e fica no fundo do recipiente; Coeficiente de solubilidade: é a medida da capacidade que um soluto possui de se dissolver numa quantidade-padrão de um solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão.
Para determinar a concentração em mol/L dos íons, basta multiplicar o coeficiente do íon pela solubilidade (concentração) do sal fornecida no enunciado (2.10-2 mol/L).
A solubilidade ocorre com a interação entre as espécies químicas que compõem o soluto e o solvente. Solubilidade é a capacidade de uma substância (soluto) se dissolver em outra substância (solvente) para formar uma mistura homogênea conhecida como solução.
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
O pKa é definido como o log negativo do Ka. Se a gente quiser calcular, por exemplo, o pKa do metanol, o que a gente tem que fazer é pegar o Ka dele e fazer o log negativo. Então, o pKa seria o log negativo de 2,9 vezes 10⁻¹⁶.