Já o total médio de ativos é basicamente uma média de todos os ativos. Para calculá-lo é ainda mais simples: basta somar o valor de todos os ativos do ano e dividi-los por 12.
A receita líquida é baseada em quanto a empresa vendeu em 12 meses após abatimentos como devoluções, impostos sobre a venda e descontos. Já o total médio de ativos é simplesmente a média em 12 meses do total de ativos da companhia.
Ao somar o ativo circulante e não circulante de uma empresa temos o ativo total desta companhia. E ao somar o ativo total com o passivo total da empresa teremos o seu balanço patrimonial. Uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira de uma empresa.
Porque o total do ativo é igual ao total do passivo?
O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
PÍLULA DE CONHECIMENTO - GIRO DO ATIVO TOTAL (GAT)
Como calcular o valor do ativo e passivo?
O cálculo dos ativos e passivos de uma empresa é feito com a análise de seu balanço patrimonial. É importante levantar: Passivos = Dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo. Ativos = Bens, valores, créditos ou patrimônios.
O ROI é valioso para avaliar investimentos de curto prazo, o ROE concentra-se no desempenho de longo prazo e na eficiência do capital próprio, enquanto o ROA avalia a eficiência na utilização dos ativos para gerar lucro.
A grande diferença entre ROA e ROE é que o primeiro inclui suas dívidas e, se ele for baixo, mostra que a empresa não faz um bom uso de seus ativos e está em déficit. Assim, mesmo que o ROE seja alto, o ROA pode continuar baixo, pois as dívidas evitam que haja resultados significativos.
ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing. A fórmula para calcular o ROI é (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
Quanto mais alto for o indicador, mais eficiente é a companhia. Isso porque ela é capaz de gerar mais lucros com ativos menores. Se uma empresa apresenta um ROA baixo, pode significar que seus investimentos foram direcionados para projetos pouco rentáveis. também pode significar que seus ativos têm baixa produtividade.
EBITDA – Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – é um dos indicadores utilizados para fazer a medição dos resultados das empresas. Em português, essa métrica significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
Caso o ROE seja negativo, indica que a companhia é consumidora de caixa. Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
O que é o ROA? O ROA (Retorno sobre Ativos) é um indicador financeiro que mede a eficiência com que uma empresa utiliza seus ativos para gerar lucro. Ele é calculado dividindo o lucro líquido de uma organização pelo valor total dos seus ativos.
De forma bem simplificada, quanto maior o ROE, melhor. Entretanto, não podemos afirmar que exista um número ótimo para todas as empresas. Mas é possível verificar se determinado ROE é alto ou não através da comparação entre as empresas de um mesmo setor.
Sendo assim, quanto maior o ROE, mais eficientemente os recursos de uma empresa estão sendo aplicados. Com isso, o investidor consegue mensurar a performance de uma companhia, fugindo de uma análise superficial. Então, por meio da análise do ROE fica mais fácil converter os investimentos em lucros.
Um ROE baixo pode indicar que a empresa não tenha uma atividade rentável na mesma proporção que seu patrimônio líquido. Por outro lado, um ROE baixo também pode significar que a companhia está reinvestindo o lucro no próprio negócio em lugar de distribuí-lo aos acionistas.
Como calcular o ROI? O cálculo do ROI é relativamente simples, basta realizar a seguinte fórmula para uma ação específica de marketing: ROI: ((Receita – Custo)/Custo) x 100.
Cabe destacar que o WACC é calculado de forma exógena ao fluxo de caixa, de modo a permitir atestar a viabilidade do projeto quando comparado a TIR (Taxa Interna de Retorno), variável endógena ao fluxo de caixa[1].
Como calcular o valor contábil? O valor contábil é calculado a partir do valor original do ativo — quanto foi pago por ele no momento de sua aquisição. Com isso, deve-se avaliar a sua depreciação ao longo do tempo, para subtraí-la do preço inicial.
Como saber se o balanço patrimonial é positivo ou negativo?
Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações. O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido.
O passivo total representa o valor necessário para que uma empresa seja capaz de se financiar. Ou seja, é o resultado da soma do patrimônio líquido da empresa com o valor de suas dívidas e/ou despesas.
ROE: Considera o retorno sobre o capital próprio. ROIC: Considera o retorno sobre o capital de terceiros. ROA: Considera o retorno sobre os ativos totais da empresa.