O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.
Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura.
O cálculo de volume é uma ferramenta essencial na engenharia e em diversas disciplinas relacionadas. Ele permite determinar a quantidade de espaço ocupado por um objeto tridimensional, seja ele sólido ou vazio.
Fórmula: V = comprimento x largura x profundidade V = 8 m x 5 m x 1,5 m = 60 m³ (sessenta metros cúbicos), lembrando que 1 m³ (metro cúbico) é igual a 1000 litros. Portanto, 60 m³ é igual à capacidade de 60 000 litros.
Área, perímetro e volume são medidas dos elementos das figuras geométricas. A área mede a superfície de uma figura plana (base x altura) enquanto o perímetro mede seu contorno (soma dos lados). Já o volume mede o espaço ocupado, portanto pertence à geometria espacial e é dado pela multiplicação das três dimensões.
São as medidas que definem o volume de um corpo em metro cúbico. As medidas de volume são responsáveis por determinar qual a capacidade de volume de um determinado corpo sólido. Ela mede o quanto de volume esse corpo pode armazenar.
Quais são as medidas de volume? Atualmente, pelo Sistema Internacional de Unidades, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico. Utilizamos uma unidade cúbica porque o volume é tridimensional, ou seja, envolve comprimento, largura e altura. A partir do metro cúbico, temos as unidades conhecidas como múltiplos.
Para encontrar o volume de uma caixa, basta multiplicar o comprimento, a largura e a altura: você está pronto para começar! Por exemplo, se uma caixa tem 5∙7∙2 cm, então o volume de uma caixa é 70 cm³.
Sabendo o raio da base do cilindro e a altura dele, é possível calcular seu volume. O volume do cilindro de altura h e raio da base r é dado por: V=π⋅r2⋅h.
Para calcular o volume da caixa acústica é simples, se a caixa for retangular, basta multiplicar a largura, altura e profundidade e dividir o resultado por 1000. Se a caixa for trapezoidal, você irá multiplicar a largura, altura e a metade da soma das duas profundidades, o resultado irá ser dividido por 1000.