O volume do cubo é calculado elevando a medida da aresta ao cubo. O volume do cubo é o cubo da medida da sua aresta, logo, para calculá-lo, utilizamos a fórmula V=a3.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Área, perímetro e volume são medidas dos elementos das figuras geométricas. A área mede a superfície de uma figura plana (base x altura) enquanto o perímetro mede seu contorno (soma dos lados). Já o volume mede o espaço ocupado, portanto pertence à geometria espacial e é dado pela multiplicação das três dimensões.
Sabendo o raio da base do cilindro e a altura dele, é possível calcular seu volume. O volume do cilindro de altura h e raio da base r é dado por: V=π⋅r2⋅h.
O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura. As três medidas devem de ser expressas na mesma unidade de medida, seja em milímetros, centímetros ou metros.
Como encontrar o volume? A fórmula do volume depende da forma do objeto. Uma das formas mais populares é um prisma retangular, também conhecido como caixa, em que você pode simplesmente multiplicar o comprimento vezes a largura vezes a altura para encontrar seu volume.
Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.
Área é todo o espaço de uma superfície. Volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por este corpo. O Volume de um Prisma é dado pelo produto da área da base vezes a altura.
Atualmente, pelo Sistema Internacional de Unidades, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico. Utilizamos uma unidade cúbica porque o volume é tridimensional, ou seja, envolve comprimento, largura e altura. A partir do metro cúbico, temos as unidades conhecidas como múltiplos.
Para calcular a cubagem de uma mercadoria, você precisa seguir a seguinte fórmula: Comprimento x Altura x Largura. Por exemplo, a cubagem de uma caixa com as seguintes medidas: altura de 80 centímetros, largura de 60 centímetros e comprimento de 90 centímetros, ficaria: 0,90m x 0,80m x 0,60m = 0,432m³.
Multiplique a área bidimensional pela altura. Isto lhe dará uma medida tridimensional, ou cúbica. Ex: 54 centímetros quadrados x 32 centímetros = 1728 centímetros cúbicos.
Como calcular o volume do cilindro? Todo cilindro apresenta base na forma circular de raio r e altura h. Por isso, o seu volume é a multiplicação entre a área da base e altura. Observação: O volume é definido em metros cúbicos (m³).