Uma Progressão Aritmética, ou PA é uma progressão em que cada termo é igual ao anterior somado de uma razão r. Para encontrar o valor da razão r, basta subtrair um termo pelo seu anterior.
Após o primeiro termo, somamos um valor fixo denotado algebricamente por r. Para encontrar os próximos termos da sequência, sempre somamos r ao termo anterior, esse valor r é conhecido como razão de uma progressão aritmética.
Encontre o termo geral da PA (1,5,9,13,…) e o 5º, 10º e 23º termo. 1º passo: encontrar a razão. Para encontrar a razão, basta calcular a diferença entre dois termos consecutivos: 5 – 1 = 4; então, nesse caso, r = 4 .
Uma Progressão Aritmética, ou PA é uma progressão em que cada termo é igual ao anterior somado de uma razão r. Para encontrar o valor da razão r, basta subtrair um termo pelo seu anterior.
Progressão arimética é uma sequência numérica em que a diferença entre um termo e seu antecessor resulta sempre em um mesmo valor, chamado de razão. Por exemplo, considere a sequência a seguir: (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20...) Podemos então dizer que a razão (r) dessa sequência numérica é 2.
E dessa forma, Gauss inventou a fórmula da soma de progressões aritméticas ainda criança. Gauss viveu entre 1777 e 1855 e foi sem dúvida um dos maiores matemáticos que já existiram. É considerado por muitos, o maior gênio matemático de todos os tempos, razão pela qual também é conhecido como o Príncipe da Matemática.
Na PA (2, 4, 6, 8, 10...) cada número representa um termo e a razão da progressão aritmética é 2, pois 4 - 2 = 2, 6 - 4 = 2 e assim por diante. Essa sucessão, representada pelas reticências, indica que essa é uma PA infinita.
Para determinarmos o número de termos de uma P.A., utilizamos a seguinte fórmula: an = a1+(n-1). r em que an é o último termo, a1 é o primeiro termo, n é o número de termos e r é a razão.
O cálculo do PAM pode ser feito usando a fórmula: PAM = (Pressão Sistólica + 2 x Pressão Diastólica) / 3. Esta fórmula leva em conta tanto a pressão sistólica quanto a diastólica, fornecendo uma média que representa eficazmente a pressão arterial durante todo o ciclo cardíaco.
A soma dos termos de uma progressão aritmética pode ser obtida por meio da metade do número de termos multiplicada pela soma dos seus extremos. Ouça o texto abaixo! Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica em que cada termo é a soma do anterior por uma constante, chamada de razão.
Gauss, grande matemático, descobriu como fazer o cálculo rápido dos elementos de uma sequência numérica. Esse procedimento é conhecido como a Soma de Gauss.
Ouça o texto abaixo! O termo geral de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer de uma PA, indicado por an, quando seu primeiro termo (a1), a razão (r) e o número de termos (n) que essa PA possui são conhecidos.
Uma PA pode ser classificada em PA crescente, PA constante e PA decrescente. O que determina o tipo de uma PA é a sua razão (r). Então, se r > 0, a PA é crescente. Ou seja, os números da sequência aumentam progressivamente, como em (2,6,10,14,18).