Agora, como fazer o cálculo de UI na vitamina D? Simples: cada 40UI equivale a 1 micrograma (mcg) de vitamina D, de acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: – 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; – 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; – 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas.
As dosagens em mg podem ser calculadas utilizando regra de 3.1 Para saber quantos mg seriam a dose prescrita em UI, utilize a tabela abaixo que mostra a equivalência entre número de clique, UI e mg para a apresentação Genotropin 5,3mg.
De acordo com Ramos, a dose ideal diária de vitamina D varia para cada pessoa, porém, acredita-se que, em pessoas com níveis normais, a quantidade ao dia pode variar entre 1000 a 5000 Ui (Unidade Internacional), o que equivale a doses de 25 a 125 microgramas.
Como calcular a dose de vitamina D para suplementação
Pode tomar 100.000 UI de vitamina D?
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
Já no caso da insulina, uma unidade internacional (U.I) equivale a 0,01 mL (mililitro). As insulinas comercializadas no Brasil possuem U-100 (100 UI/mL), ou seja, 100 unidades de insulina por mililitro (mL) de líquido dentro da embalagem ³.
Percebe-se que há um padrão a ser considerado: mínimo de 400 UI e dosagem máxima diária de vitamina D de 2.000 UI para casos específicos. Caso a dosagem máxima diária de vitamina D seja ultrapassada, é necessário consultar um médico pois a hipervitaminose D pode causar riscos para a saúde ⁷.
Conversão de Unidades: Normalmente 1mg de colecalciferol ou ergocalciferol equivale a 40.000UI de vitamina D. Essa informação deve constar no Certificado de Análise e pode mudar lote a lote.
Agora, como fazer o cálculo de UI na vitamina D? Simples: cada 40UI equivale a 1 micrograma (mcg) de vitamina D, de acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
✅O cálculo é simples: 1 unidade internacional é igual a 0,01 mL. Sendo assim, a seringa de 100 UI tem 1 mL, a seringa de 50 UI tem 0,5 mL e a seringa de 30 UI tem 0,3 mL.
A ingestão recomendada é de 600 a 800 UI diariamente. E assim como ocorre com crianças, a exposição solar, alimentação equilibrada e suplementação quando necessário são estratégias importantes para atender a essas necessidades.
O intervalo de referência para vitamina D foi arbitrariamente definido por especialistas para estar entre 30 e 100 ng/mL, sendo a faixa ideal de 40 a 60 ng/mL. Níveis entre 21 e 29 ng/mL são considerados insuficientes e os valores abaixo de 20 ng/mL são deficientes.
Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo. Ou seja, podemos tomar 20 minutos de sol todos os dias ou 1h10 em dois dias da semana, por exemplo.
Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro.
Em todo caso, tomando como base as experiências passadas e o que costuma ser recomendado pelos médicos, a vitamina D manipulada em gotas deve ser consumida duas vezes por semana, a cada 2 dias ou de forma diária. Quando em doses diárias, costuma-se recomendar a ingestão de 1 a 5 gotas ao dia.
Além disso, existem algumas condições de saúde que podem prejudicar a absorção e o metabolismo da vitamina D, como: Doenças renais; Doenças inflamatórias intestinais; Obesidade.
Para ter uma quantidade adequada de vitamina D circulando, a dose diária recomendada vai depender do paciente. Em idosos, recomenda-se de 800-1.000 unidades internacionais (UI), porém Rosa ressalta que não há um padrão.
Descrição: Equaliv Vitamina D está na concentração de 5 microgramas (200 UI) por gota do suplemento que contém 20 mL (rende aproximadamente 833 gotas).
A sobredosagem não intencional, devido ao uso de produtos farmacêuticos, é a causa mais frequente de intoxicação exógena Considera-se risco de intoxicação quando os níveis séricos de vitamina D encontram-se acima de 100ng/mL3.
A toxicidade crônica da vitamina D pode potencialmente ocorrer com a administração de doses acima de 4.000 UI/dia por períodos prolongados, provavelmente ao longo de anos, resultando em concentrações de 25 (OH) D na faixa de 50-150 ng/mL.
Para medir a dosagem de vitamina D no organismo, utiliza-se exames de sangue. Você pode realizá-lo aqui no Lavoisier, através do Nav Dasa, o seu assistente de saúde.