Você pode solicitar o cancelamento gratuito de seu voo, caso realize a solicitação em até 24h após a compra e com antecedência mínima de 7 dias em relação à data de embarque. Você receberá o reembolso em até 120 dias.
Após receber o comprovante da passagem aérea, o cliente tem até 24 horas para desistir, sem custos, desde que a compra tenha sido realizada com 7 dias ou mais de antecedência da data do voo, aponta a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Isso vale tanto para a compra online quanto em lojas físicas.
A devolução total ou parcial do valor da passagem aérea depende também do período de aquisição ou proximidade de voo. Para ter garantido o reembolso integral do valor pago, é necessário que o cancelamento seja feito até sete dias após a compra, explica Carolina.
Acesse a área "Gerenciar Viagem" e encontre a opção de cancelamento. Assim como as demais companhias, o reembolso pode ser fornecido como crédito para uso futuro ou como reembolso real, com possíveis descontos, de acordo com o tempo restante até a data de partida.
Qual o prazo para desistir de uma compra de passagem aérea?
49 do CDC, no sentido de que: o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Quando posso ALTERAR meu VOO GRATUITAMENTE | Não gostei dos horários oferecidos pela CIA Aérea
Quanto custa o cancelamento de um voo?
Dê atenção especial, inclusive, às passagens promocionais. Muitas vezes, a taxa para cancelar a passagem de avião ou remarcá-la é altíssima, chegando a até 60% do valor do bilhete. Não deixe de verificar esse dado antes de concluir a sua compra.
Qual é o prazo de cancelamento de passagem aérea? De acordo com Agência Nacional de Aviação Civil o passageiro pode cancelar em até 24 horas a sua viagem e ter o reembolso, em algumas companhias aéreas o cliente não sofre nenhuma penalidade e recebe o valor integral, já em outras é cobrada uma taxa.
Qual o valor da multa por cancelamento de passagem aérea?
Em regra, utiliza-se o percentual de 5% estabelecido no artigo 740 do Código Civil, se o pedido ocorrer antes de iniciada a viagem. Quando o passageiro cancela a viagem em prazo exíguo, dificultando a revenda dos bilhetes aéreos, a jurisprudência tem admitido a retenção de valor maior.
É possível solicitar desistência de uma passagem aérea?
Direitos relacionados à desistência do voo pelo consumidor
Conforme expresso na mesma lei, o passageiro tem a prerrogativa de requerer o reembolso no período de até 12 meses, considerando a atualização monetária. Contudo, é importante atentar para possíveis penalidades contratuais que podem ser aplicadas nesse cenário.
Uma alternativa adicional para solicitar o reembolso de passagem aérea é por meio de uma loja física ou no guichê das companhias. As empresas aéreas têm um prazo de até sete dias, contados a partir da solicitação do passageiro, para efetuar a restituição do valor.
O que acontece se eu comprar uma passagem de avião e não viajar?
Taxa ou multa de reembolso
Ela deve ser cobrada, de acordo com o regulamento da companhia aérea, e pode ser fixa ou variar de acordo com o tipo de voo, por exemplo. Sendo assim, quando o valor for devolvido ao comprador, haverá um custo administrativo e essa taxa deve ser cobrada com juros.
Sim, o consumidor pode desistir da passagem de ônibus já comprada e pedir o reembolso dos valores pagos. E esse direito está previsto na no Art. 6º, XXIII, Resolução ANTT nº 1.383 de 29/03/2006, veja: Art.
Caso um passageiro esteja enfrentando uma doença grave ou infectocontagiosa e precise alterar seu voo, ele pode solicitar uma tentativa de cancelamento sem custos, a remarcação não é permitida. No entanto, é importante ressaltar que cada companhia aérea possui suas próprias regras quanto às tarifas das passagens.
Quando ocorre um cancelamento de voo, a companhia aérea deve garantir que todos os passageiros tenham seus direitos respeitados. Isso inclui remarcação do voo, reembolso da passagem, assistência material e, em alguns casos, indenização por danos morais.
Cobrança de taxa por desistência de voo é lícita, desde que não seja abusiva. A 3ª Turma Recursal do TJDFT deu provimento a recurso de um consumidor para condenar empresa aérea a devolver-lhe parte da multa aplicada ante a desistência de viagem, por entender que a cobrança foi abusiva. A decisão foi unânime.
Caso queira cancelar a viagem e pedir reembolso, sem custos, o contato com a companhia aérea deve ser feito em até 24 horas a partir do recebimento do seu comprovante de compra. Essa regra se aplica desde que a compra tenha sido realizada com antecedência de pelo menos sete dias em relação ao voo.
De acordo com a resolução 400 da ANAC, o passageiro pode desistir da passagem aérea após a compra, obtendo reembolso integral e sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 horas, a contar do recebimento do seu comprovante, independente da maneira ou canal pelo qual foi adquirida.
Comprei um pacote de viagens para o ano que vem, posso cancelar ? O consumidor tem o prazo de 07 dias para desistir e se arrepender da compra feita fora do estabelecimento. Neste prazo a rescisão do contrato pode ser feita sem o pagamento de multa. Contudo, como…
Ao solicitar o cancelamento ou remarcação de uma passagem aérea, é comum que as companhias cobrem taxas proporcionais ao que foi pago no bilhete. Passagens compradas em promoções costumam ter uma taxa de remarcação de até 60% de seu valor total.
O que muita gente não sabe é que ao perder um voo o passageiro não perde o valor integral, existe uma multa referente ao No-Show e ela não pode ser maior do que 100% do valor da tarifa.
Geralmente, o passageiro deve solicitar o reembolso pelo site da companhia aérea ou pelo telefone da empresa. Online, ele deve acessar a página de reembolso da companhia, encontrar as passagens e solicitar o cancelamento e o reembolso, conforme as regras e taxas da tarifa.
Em casos de no-show, o passageiro tem o direito de requerer o reembolso do valor pago pela passagem aérea e a possibilidade de garantir a realocação no próximo voo para o mesmo destino operado pela companhia aérea, seguindo a mesma programação de escalas, se aplicável.
Onde posso pedir o reembolso da minha passagem? Você pode solicitar o reembolso de sua passagem entrando em Minhas viagens, lá você pode revisar todas as condições para pedir a devolução. Você também pode verificá-las no comprovante que enviamos para o seu email na hora da compra.