A reprodução do peixe cascudo é influenciada por diversos fatores, como a temperatura da água e a disponibilidade de locais adequados para desova. Em cativeiro, é possível estimular a reprodução manipulando esses fatores. Os machos da espécie costumam ser maiores e apresentam uma papila genital mais desenvolvida.
Sua reprodução pode ser conseguida em aquário pois, diferente dos outros cascudos que costumam cavar um túnel para servir de ninho, esses peixes selecionam buracos em troncos de madeira para esse função, para onde eles cortejam as fêmeas.
Segundo me disseram, cascudos são aconselháveis apenas em aquários já com um bom tempo ativo, caso contrário ele morre de fome. O que pode ter ocorrido, e é difícil afirmar, é que ocorreu alguma variação em parâmetro que acabou afetando um animal já debilitado pela falta de alimento, levando à morte.
Diferenciar os cascudos machos e fêmeas não é fácil. Eles não possuem nenhuma característica externa que os distingue com precisão. Vistos de cima, pode-se dizer que as fêmeas tendem a ter barrigas maiores e mais redondas, enquanto os machos possuem tendência a ser mais esguios e magros.
Alimentação: Ração, algas, legumes. Comportamento: Pode ser mantido sozinho ou em grupo. Possui uma dieta herbívora, se alimentando de algas e outros alimentos de origem vegetal.
O Hypostomus sp, mais conhecido como Cascudo Asa Branca, tinha 75 centímetros e 5.120 quilos, o que é raro, segundo especialista em piscicultura ouvido pelo G1.
Alimentação: Onívoro, o Cascudo Banjo se alimenta de uma variedade enorme de alimentos. Eles são necrófagos e não são exigentes quanto se trata de comida. No entanto, eles preferem alimentos vivos, como bloodworms e tubifex.
Esses peixes são amplamente apreciados por aquaristas devido a seus padrões de cores e a sua habilidade em raspar algas e detritos de superfícies, auxiliando na limpeza do aquário. Com mais de 1000 espécies descritas e várias ainda sendo descobertas, os cascudos são uma das famílias mais diversas de peixes.
Caso ocorra de serem engolidos por outro peixe as nadadeiras se abrem travando o ferrão na garganta matando ao seu predador e até mesmo ao próprio cascudo, mas isso só ocorre quando o cascudo convive com um peixe muito maior ou quando ainda é muito jovem.
Quando o "cascudo" começa a "atacar" outros peixes, tentando "fixar-se" sobre esses, na tentativa de sugar seu muco indica uma só coisa: O cascudo está desesperado de FOME.
No caso dos Cascudos, que são peixes onívoros, podemos alimentá-los com carnes, como camarão, minhocas e pequenos crustáceos, bem como vegetais, e incrementar sua dieta incluindo pepino e couve-flor.
Como todo cascudo do grupo dos Ancistrus, os ovos são amarelos ou alaranjados. Os dos acaris zebra são leitosos logo após a postura, e você pode pensar que não foram fertilizados. Os ovos são grandes, o diâmetro deles varia conforme o porte e a idade da fêmea, em média 4 ou 5mm e em pequena quantidade, de 7 a 10 ovos.
O betta não deve ser o primeiro peixe do aquário compartilhado. Caso isso ocorra, os demais terão que competir com ele por território, o que aumenta a chance de confronto. Cascudos e corydoras também são excelentes companheiros de aquário para esse animais, segundo Luiz Fernando.
As coridoras, parentes dos cascudos, também são peixes limpadores, com placas ósseas no lugar de escamas. Além de lindas, prestam um grande serviço de limpeza, pois alimentam-se também de restos de ração depositados no fundo do aquário, além de realizarem raspagem de algas sobre plantas, troncos e rochas.
Com apenas 9,6 centímetros de comprimento, o peixe é uma espécie de cascudo e ocorre apenas em um rio no mundo, o Coxim, em Mato Grosso do Sul. No estado, o peixe é ameaçado pela construção de hidrelétricas e pela pesca predatória.
Parâmetros da água: o cascudo aceita águas salobras e em seu habitat definitivo ficará muito confortável com PH levemente abaixo de 7. A temperatura pode variar de 18ºC e 26ºC.
O peixe cascudo tem uma aparência sóbria, composta por cores que vão do cinza ao preto e branco, com olhos marcantes e carcaça dura. Sua expectativa de vida varia de 10 a 15 anos, é naturalmente calmo, e seu comprimento fica em torno de 30 centímetros, alcançando até 50 centímetros.
O cascudo não faz muita cerimônia quanto ao seu habitat. Desde que seja na água doce, ele é encontrado em rios de fundo pedregoso e águas torrentosas, e em águas calmas de fundo lodoso, como no caso do Hipostomus punctatus .