O tacômetro ou tacómetro, também conhecido como taquímetro, conta-rotações, conta-voltas ou conta-giros, é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor ou outra máquina.
Um tacômetro é um dispositivo sensor usado para medir a velocidade de rotação de um objeto, como um eixo do motor e outros instrumentos mecânicos/elétricos. O tacometro normalmente indica as revoluções por minuto (RPM) realizadas pelo objeto.
Em linhas gerais, o tacômetro é um dispositivo que serve para fazer a medição da quantidade de rotações por minuto (RPM) de um determinado motor. Para que se possa calcular número de rotações em volta de um eixo, multiplica-se a unidade de frequência RPM por 1000.
Como medir RPM de um motor? Gestores de frota podem utilizar alguns dispositivos para medir o RPM do motor e se certificarem de que tudo está em ordem com o veículo. As ferramentas mais comuns para realizar essa medição são o tacômetro manual e o multímetro.
Existem dispositivos que podem ser utilizados para a medição do RPM. Os mais comuns são o tacômetro manual e o multímetro. Com o tacômetro, a medição é feita ao inserir o dispositivo diretamente no eixo do motor. Assim, a rotação é transmitida ao tacômetro por meio de uma embreagem de borracha.
Qual é a rotação ideal do motor em ponto morto? A rotação ideal do motor em ponto morto pode variar dependendo do veículo e do tipo de motorização. Geralmente, para motores comuns, a rotação ideal deve ficar entre 800 e 1000 RPM.
O cálculo das polias deve levar em conta a rotação do motor e a rotação necessária para o equipamento movido. Se um motor gira a 1.750 RPM, por exemplo, e a bomba precisa de 850 RPM para funcionar, temos que a relação de redução é o valor da rotação do motor pelo da bomba. Então, a relação é de 850/1.750 = 0,486.
Qual o instrumento que faz a medição da quantidade de rotações por minuto RPM?
O tacômetro, também conhecido como taquímetro, conta-rotações, conta-voltas ou conta-giros, é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor ou outra máquina.
O uso mais comum do taquímetro é para medir a velocidade aproximada de um veículo em determinada distância. Ex.: Baseando-se em quanto segundos o veículo leva para percorrer 1 km ou 1 milha (o tempo de medida disponível é até 60 segundos), pode-se calcular a velocidade média nessa distância.
Esse aparelho costuma medir as rotações por minuto, ou seja, é um dispositivo bem preciso. Para que a medição seja realizada de maneira bem simples, o tacômetro expressa a sua unidade de frequência multiplicada por 1000.
Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.
Perda de controle e frenagem: Quando o veículo está em ponto morto, o motorista não tem controle sobre o carro, pois não é possível acelerar ou frear imediatamente. Em uma situação de emergência no trânsito, isso pode ser extremamente perigoso.
Qual a melhor rotação do motor para economizar combustível?
Em geral, quanto mais baixa a rotação do motor, menos combustível é consumido. Portanto, evite manter as rotações do motor elevadas. Se o motorista está em quinta marcha e em velocidade constante, sem forçar o veículo, ótimo. É a rotação ideal para economizar combustível.
Quando o limite de rotação máxima é superado, o motor do veículo pode simplesmente estourar e os gastos financeiros com isso são tão grandes quanto o problema. Se o condutor diminui da quinta para a segunda marcha, dependendo da velocidade do veículo, a rotação subirá muito além do limite permitido.
Ao acelerar demais em marchas erradas o consumo de combustível aumenta. O RPM ajuda nesse controle auxiliando o controle de velocidade e troca de marchas para uma melhor autonomia do veículo. Além disso, controlar o RPM ajuda a evitar sobrecarga no motor, reduzindo o seu esforço e os danos a ele.
Esses são importantes instrumentos do painel do seu carro, por isso é importante conhece-los e estar sempre de olho neles, principalmente os itens termômetro, amperímetro, manômetro, tacômetro (conta-giro) que vão indicar caso aja algum problema com o veículo.
Qual é a diferença entre odômetro e velocímetro? Apesar de trabalharem juntos e fazerem parte do painel do carro, o odômetro e o velocímetro não são a mesma coisa. O odômetro, como já dissemos, mede a quilometragem rodada. Já o velocímetro, é responsável por medir a velocidade do veículo.
Então, enquanto o hodômetro sinaliza quantos quilômetros o carro rodou em sua vida, o horímetro, por sua vez, mede e indica as atividades de funcionamento de máquinas, veículos e motores, tudo por meio de relatórios, dados e gráficos precisos.
A mais popular e frequente escala é a escala taquimétrica, que permite medir a velocidade de um veículo cronometrando o tempo necessário para se percorrer um quilómetro; aciona-se o cronógrafo e, um quilómetro depois, o ponteiro cronográfico dos segundos indica a média da velocidade desse quilómetro percorrido na ...