O Swoosh é o logotipo da Nike, empresa americana de calçados esportivos e de vestuário. Hoje, tornou-se uma das mais conhecidos logotipos do mundo e o mais valioso, estimado em U$ 26 bilhões/mil milhões. O Swoosh, projetado por Carolyn Davidson e utilizado pela Nike, Inc.
A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson. Uma curiosidade é que o criador recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho.
Se fores como a maioria das pessoas, quando se fala da Nike, lembras-te logo do Swoosh clássico. Como um dos logótipos mais conhecido do mundo, tornou-se um símbolo repleto de significado: desempenho e princípio, inovação e irreverência, criatividade e mudança.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
A Nike nem sempre foi a Nike. Inicialmente, a marca era conhecida como Blue Ribbon Sports, nascida da mente de Phil Knight e do treinador Bill Bowerman. Ela foi apresentada em uma reunião de negócios no Japão em 1962, mas se tornou oficial em 1964, no estado americano de Oregon.
O icônico logotipo “swoosh” da Nike deve ser reproduzido com precisão. Observe o tamanho, a forma e a posição do swoosh nos tênis. Detalhes como cantos arredondados e uma reprodução fiel do design são características comuns em produtos autênticos.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.
O amortecimento Nike Air é uma inovação leve, resistente e líder da indústria que absorve os impactos e recupera a energia para um grande desempenho. Tudo isto com um conforto perfeito. Voa até ao primeiro lugar, domina o campo ou marca o golo da vitória.
Lançada em 1988, a campanha “Just Do It” da Nike revolucionou a forma como as marcas se comunicavam com seu público-alvo. A mente brilhante por trás dessa campanha foi Dan Wieden, da agência de publicidade Wieden+Kennedy.
Em 2020, chegou o ano em que Phil Knight, que ainda controla 35% da Nike, se aposentou como CEO. Sem qualquer expectativa de que seu único herdeiro assumisse as rédeas do império, ele deixou o cargo para Mark Parker, ingresso na companhia em 1979 como designer de calçados.
Nike - ou Níkē, em grego, e Nice, em português - era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.
A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.
Carolyn Davidson criou o logo da Nike em 1975, por $ 35. Alguns anos depois, a Nike também cedeu 500 opções de ações para Carolyn, que atualmente valem mais de $ 600 mil. Mesmo tendo passado por algumas modificações ao longo dos anos, o conceito original sempre foi mantido.
Mark Parker, Tinker Hatfield e Hiroshi Fujiwara são os três top designers da Nike que levam os tênis da marca a novos patamares de design esportivo, inovação e tecnologia.
Nike = nai-kee Calvin Klein = kahl-vən klain Budweiser = buhd-wai-zər Walmart = wól-maart Comenta aqui outras marcas que você quer saber sobre a pronúncia!