O objetivo dos piqueteiros (como são chamados aqueles que participam de um piquete de greve) é o de convencer os não grevistas a aderirem à greve ou mesmo de impedir o ingresso no local de trabalho (ou estabelecimento de ensino).
Fura-greves é um termo pejorativo utilizado para designar trabalhadores que aceitam trabalhar temporária ou permanentemente nos postos de trabalhadores paralisados, mobilizados em uma greve, contrariando a orientação do movimento dos trabalhadores organizados, sindicalizados ou não.
No Texto, Tião é considerado pelo pai um fura-greve, um traidor de sua classe. O termo “pelego” tornou-se popular durante a Era Vargas para referir-se a tais pessoas. Ele era aplicado aos trabalhadores, ao líder sindical, especialmente, que defendia as propostas dos patrões.
O que são piquetes? Os piquetes são basicamente espaços pré-definidos e limitados na área de pastagem. O objetivo principal é oferecer com frequência e perenidade, qualidade e abundância homogênea de pasto ao rebanho. Isso tudo, respeitando o tempo de recuperação do pasto.
Metalúrgico da Renault ensina como lidar com um fura-greve
O que é Piqueteira?
O termo piqueteiros se aplica às pessoas que utilizam o piquete como método de protesto. Esse método consiste na ocupação e no fechamento de ruas, estradas ou pontes, reivindicando planos de ajuda para as pessoas desempregadas, amparo legislativo e melhoras de infraestrutura locais.
Em meados do século XX, surgiu a metáfora: o termo pelego passou a designar um líder sindical a serviço dos poderosos ou mesmo considerado traidor dos trabalhadores.
Modalidade de greve em que os trabalhadores não interrompem completamente suas atividades, mas reduzem significativamente sua produtividade como forma de protesto.
Governo baixa o decreto-lei 1.632/78, que proíbe as greves no serviço público e em vários setores da economia, sujeitando os grevistas a demissão e até a prisão e enquadramento na Lei de Segurança Nacional.
Não é legítima a “peleguice”, sindicato de trabalhadores que vive em conluio com as empresas e trabalhadores para só tomar decisões que favoreçam a empresa.
A partir da Era Vargas, o termo pelego foi utilizado, por analogia, para designar um líder sindical de confiança do governo que garantia o atrelamento da entidade ao Estado. Mais tarde esse termo passou a ser aplicado especificamente a líderes considerados traidores dos sindicatos.
O peleguismo nasceu no Brasil durante o Estado Novo (1930-1945) como parte da política nacionalista de Getúlio Vargas. O termo deriva de "pelega", o líder sindical que mediava entre os interesses do estado e as reivindicações dos operários. O Estado Novo desenvolveu uma política de modernização.
Pé de pano ; Tem vários significados, mas praticamente não se usa mais. Pode ser a pessoa que chega sem ser percebida. Também se refere àquele ou aquela que assume o papel de ;outro; em um triângulo amoroso, e tem que fugir da casa do amante ou da amante sem ser notado.
1. [ Militar ] Pequeno corpo de tropa que forma guarda avançada ou pronta à primeira voz. 2. Força que se nomeia diariamente nos corpos para limpeza do quartel e para sair em caso de urgência.
Para o bom entendimento, o sindicalista pelego, é aquele que finge estar representando os trabalhadores, mas na verdade, busca manipular as massas com intuito de atender aos interesses dos patrões, ou seja, ele “amacia” o trabalhador para facilitar a vida do patrão.