1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.
SELENOFILIA: Pessoas sentem algo extremamente forte pela lua, e aos poucos admitem está obcecados, e por fim declaram o seu imenso amor por ela. Isso se chama SELENOFILIA que quer dizer amor e fascinação pela Lua.
Desde as origens da humanidade têm existido inquietudes pelo culto e o estudo da Lua. Existem indícios que confirmam a existência de povos de Polinésia, Melanésia, tribos do Amazonas ou africanas que têm tido a nosso satélite por um ser vivo que compartilhava com eles suas alegrias e tristezas.
Já ouviu essa expressão? Significa que o humor da pessoa é imprevisível: nunca se sabe se ela vai estar de bom ou mau humor, por exemplo. Isso porque as fases da Lua têm grande influência sobre nós, e mais ainda a Lua do seu signo no dia do seu nascimento!
Ser de lua é uma expressão popular que descreve uma pessoa que tem um comportamento instável, que varia de acordo com seu estado emocional. Essa expressão é usada para descrever alguém que pode passar por diferentes estados de humor, agindo de forma imprevisível.
Desliga a Televisão - Deves Ter a Mania -parte 16, Programa 8
O que significa apelido lua?
Em muitas culturas, a lua é associada à feminilidade e à maternidade, tornando o nome Lua uma escolha poética e encantadora para meninas. Quanto a apelidos comuns, pode-se mencionar "Lu" ou "Luazinha", que são formas carinhosas de se referir a alguém com o nome Lua.
1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.
Quespisiquis (em grego clássico: Chespisichis), também chamado Consu (Khonsu) ou Quensu (Khensu), é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua.
Selenofilia quer dizer amor e fascinação pela lua, encontrando nelas uma fonte eterna de fascínio e renovação, nossa musa dos poetas e regente das marés.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
A astróloga Miriam Torres explicou a origem do termo usado para pessoas com instabilidade emocional. Além disso, Torres também citou qual signo mais sofre deste mal.
O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou.
Lunático é um termo antiquado que se refere a uma pessoa que é vista como mentalmente doente, perigosa, tola, ou louca —condições antes atribuídas a "lunatismo". A palavra deriva de lunaticus que significa "da Lua" ou "aluado".
No dia 20 de julho de 1969, há 51 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez, durante a Missão Apollo 11. Após Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem realizado esse feito inédito, apenas outros dez astronautas exploraram o solo lunar, sendo Eugene Cernan e Harrison Schmitt os últimos, em 1972, na Missão Apollo 17.
Nosso Sistema Solar tem mais de 200 luas (com mais sendo descobertas!). Contudo, mesmo depois de séculos de observações, nunca encontramos uma lua que tenha sua própria lua.
Aisha: Ayla: em turco, ay quer dizer “lua” e o nome completo quer dizer “luz da lua” ou “luar”. Mahina: o nome é havaiano e significa, além de lua, "luz do luar". Nomes antiguinhos para meninas que andam esquecidos e seus significados lindos. Em irlandês antigo, o significado do nome é “Filho da Lua”.
A “menina da lua” não é uma única mulher, mas é única num determinado instante. Ela é a encarnação da mulher idealizada, que nasce e vai embora como a lua.
Etimologia (origem da palavra selenofilia). A palavra selenofilia deriva da junção da palavra seleno, do grego “seléne, es”, que significa lua, e do sufixo -filia, afeição. Portanto, é simplesmente uma certa atração intelectual e artística em direção à Lua.