O termo é geralmente usado para se referir a indivíduos com características físicas historicamente associadas às populações da Europa. Por vezes, o termo é usado como sinônimo de caucasiano podendo referir-se a brancos não-hispânicos ou especificamente a anglo-americanos.
Brancos: a grande maioria da população branca tem origem europeia (ou são descendentes desses). No período colonial vieram para o Brasil: espanhóis, holandeses, franceses, além de italianos e eslavos.
Assim, no Brasil, normalmente é reconhecida como "branca" a pessoa que tem uma aparência física mais próxima da europeia, e o fato de a pessoa ter sabida ancestralidade africana e indígena não impede que ela seja vista e veja a si mesma como branca.
Ser branque significa possuir um conjunto de características físicas que identifica uma pessoa como branca. Porém, mais do que isso, ser branque significa ocupar uma posição social de poder simplesmente por possuir tais características.
O termo é geralmente usado para se referir a indivíduos com características físicas historicamente associadas às populações da Europa. Por vezes, o termo é usado como sinônimo de caucasiano podendo referir-se a brancos não-hispânicos ou especificamente a anglo-americanos.
É um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina (pigmento responsável pela coloração da pele, dos pelos e dos olhos).
No Brasil, a classificação da cor da pele é baseada em uma categorização amplamente utilizada que reconhece as seguintes categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Essas categorias são definidas com base na aparência física e na autoidentificação racial dos indivíduos.
Como saber se eu sou pardo? Sendo assim, uma das formas de saber se alguém é pardo ou não é, além de verificar a cor da sua pele (característica de fenótipo), verificar também o histórico familiar para saber se houve miscigenação entre raças nos ascendentes, como pais e avós.
Branco é quem se declara branco e possui características físicas historicamente associadas às populações europeias. Pardo se refere a quem se declara pardo e possui miscigenação de raças com predomínio de traços negros.
Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.
Mestiço. Mestiço - Síntese do dominante e do dominado, do civilizado e do selvagem, do branco e do pele-vermelha, do conquistador e do conquistado. Na sua origem a palavra vem do latim para qualificar aqueles nascidos de pessoas/pais de raça diferente: filho mestiço de branca e negro.
“A branquitude é uma racialidade construída socio historicamente como uma ficção de superioridade, que produz e legitima a violência racial contra grupos sociais não-brancos e beneficia os brancos dando a eles privilégios materiais e simbólicos”, explica a professora do departamento de Psicologia da Universidade ...
Há também o uso de QTPoC e TQPoC, que agrupa QPoC (pessoa queer de cor) e TPoC (pessoa transgênero de cor), adicionalmente os usos de BIPoC (pessoas indígenas ou negras de cor), BPoC (pessoa preta de cor), BBIPoC (pessoas pretas, marrons e indígenas de cor), IPoC (pessoa indígena de cor) e NBPoC (pessoa não-negra de ...
A pele muito branca também pode ser determinada por herança genética, pelo nível de atividade dos melanócitos (células que produzem a melanina) e pelo nível de exposição ao sol ao longo da vida. É por essa razão que os povos que vivem em lugares menos ensolarados tendem a ter a pele mais branca.
Tipo 1 (extremamente branca): incapaz de se bronzear e super sensível aos raios UV, normalmente apresenta sardas e a pessoa que tem ela também pode ter cabelos e olhos claros; Tipo 2 (branca): também sensível ao sol, mas com uma leve capacidade de se bronzear.
Pessoas com palidez no rosto podem apresentar, por exemplo, uma falta de exposição ao Sol. Isso não necessariamente é uma condição médica, mas pode ser um indicador, por exemplo, de deficiência em vitamina D, um quadro médico que é capaz de causar uma série de sintomas, como a fadiga excessiva e a sonolência.
Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos.
Segundo estudo, as populações que habitaram a Grã-Bretanha e a Escandinávia tinham pele escura até 5500 anos atrás, quando surgiram os primeiros homens com pele branca. O surgimento da nova cor de pele é concomitante à troca da caça e da coleta por atividades agrícolas e pastoreio.
Branquitude e brancura são denominações diferentes. “A primeira se refere à cor da pele, enquanto a segunda se refere à ideia de raça 'apropriada pelas pessoas brancas'.
1) Sempre que você coloca a palavra 'cor' junto da própria cor, é preciso fazer a flexão masculino/feminino ou singular/plural, porque aí você está usando um adjetivo (branco, amarelo, azul, vermelho, verde, preto, roxo), que deve concordar com o substantivo. Exemplos: Sugiro que você opte sempre pela cor branca.