Uso correto das palavras “cavaleiro” e “cavalheiro”
“Cavaleiro”: Para se referir a alguém habilidoso na montaria e no manejo de cavalos. Como um título ou honraria concedido em reconhecimento a feitos notáveis. ...
“Cavalheiro”: Para se referir a alguém que possui boas maneiras, é educado e cortês.
Além dos cavaleiros (miles), homens que os senhores feudais eram obrigados a apresentar (lanças), a cavalaria era constituída pelos escudeiros, cavaleiros das ordens religiosas e dos concelhos (também conhecidos por «cavaleiros-vilãos») e "cavaleiros da espora dourada" (estes eram ricos, mas sem nobreza).
Sua Senhoria (Vossa Senhoria) ou Muito Honorável/ O Muito Honorável(em inglês:His Lordship/Her Ladyship [Your Lordship/Your Ladyship] & Right Honourable) — Utilizado pelo restante da nobreza titulada e não primogênitos e filhas de duques.
Outra maneira típica para se adquirir um título de Lord era mediante a aquisição de uma Mansão, Castelo, Fortaleza ou Manor, passando o seu proprietário a ser referido como Lord "João (sobrenome), cavaleiro do (nome conferido) à sua Mansão, Castelo, Fortaleza ou Manor.
Um cavaleiro pode ter vários significados quase sempre associados às características nobres do cavalo e ao facto de o montar. Nesse sentido é igualmente uma pessoa a quem é concedido um título nobiliárquico por um soberano, ou outro líder político, por relevantes serviços ao país e que se opunha ao simples peão.
Sir William Marshal - "O Maior Cavaleiro que Já Existiu"
Sir William Marshal (c. 1146-1219) foi um cavaleiro inglês afamado. Com seis anos, William foi dado como refém por seu pai quando o Rei Stephen (rein. 1135-1154) sitiou o castelo de sua família.
Um lorde é equivalente a um 'Dom', como no Brasil houve o 'D. Pedro' 1º e o 2º. Antigamente, um lorde era ainda uma pessoa com alta patente militar ou de grande confiança do rei, como é o caso dos condes. No Reino Unido, os membros da câmara alta do parlamento inglês são chamados de lordes.
CAVALHEIRO significa “homem de boas ações”. Exemplo: “Ele é um cavalheiro”. Já CAVALEIRO quer dizer “aquele que anda a cavalo ou soldado de cavalaria”. Exemplo: “O cavaleiro chegou atrasado para a competição”.
O feminino de "cavaleiro" é "cavaleira"🏇. A palavra cavaleira, que já aparece, por exemplo, nas "Lendas e Narrativas", de Alexandre Herculano (séc. XIX), é o termo normalmente utilizado para designar a mulher que monta a cavalo.
A posição de cavaleiro simboliza um plano superior e divino, uma espécie de elite a que poucos têm acesso. Dominando a sua montada, o cavaleiro triunfa sobre o mundo exterior e ao mesmo tempo consegue controlar o seu mundo interior e os seus instintos.
Para manter uma boa reputação e ganhar o favor dos que estão no poder, um cavaleiro, portanto, precisava exibir qualidades cavalheirescas essenciais como coragem, destreza militar, honra, lealdade, justiça, boas maneiras e generosidade - especialmente para os menos afortunados do que você mesmo.
Responsáveis pela formação das forças militares de seu tempo, os cavaleiros medievais apareceram entre os integrantes da nobreza medieval. A princípio, além da origem nobiliárquica, um cavaleiro deveria ter treinamento e armas para ascender a tal condição.
Lord é quem recebe um título de propriedade por direito hereditário ou por nascença. Sir é uma forma de chamar um cavaleiro ou baronete e também aquele que tem um grau honroso na hierarquia militar. O sir normalmente é aquele que recebe o título pelo soberano e passa a utilizá-lo à frente de seu nome.