ceguinho O diminutivo “ceguinho” denota que o cego não é tido como uma pessoa completa. TERMOS CORRETOS: cego; pessoa cega; pessoa com deficiência visual.
Para se referir a uma pessoa com perda total da visão ou com pouquíssima capacidade visual, isto é, com cegueira, utilizamos a palavra cego. Dizer que uma pessoa é cega não é depreciativo!
Um primeiro passo é saber a nomenclatura correta a ser utilizada para cada deficiência, sem esteriótipos e preconceitos. Desde de 1981, por conta do Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, passou-se a utilizar a expressão pessoa deficiente.
O correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase. A Lei Federal nº 9.010 de 23/03/1995, proíbe a utilização do termo lepra e derivados.
Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
p) Se conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente, e nunca por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou melhor que você. Não evite as palavras “veja”, “olhe” e “cego”; use-as sem receio. As pessoas cegas também as usam.
Trata-se de uma cadeira de rodas equipada com um motor. TERMO CORRETO: cadeira de rodas motorizada. O diminutivo “ceguinho” denota que o cego não é tido como uma pessoa completa. TERMOS CORRETOS: cego; pessoa cega; pessoa com deficiência visual.
Ao cumprimentar uma pessoa cega, vá esticando sua mão em direção à dela e toque-a levemente, para que ele a segure. Pode abraçar e beijar, se houver intimidade.
Deixe que a pessoa sente-se sozinha. Não guie a pessoa cega empurrando-a ou puxando-a pelo braço. Basta deixá-la segurar seu braço ou ombro que o movimento de seu corpo lhe dará a orientação de que precisa; Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e específico possível.
Nem sempre a pessoa com deficiência visual precisa de ajuda, mas para iniciar o atendimento ou conversa, toque em seu braço, identifique-se, faça-a perceber que você está falando com ela e ofereça seu auxílio. Nunca ajude o cliente com deficiência visual, sem perguntar antes como deve fazê-lo.
Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.
PCD (Pessoa com deficiência): Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, esta é a forma correta de se denominar aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência, na medida em que não impõe qualquer tipo de discriminação, preconceitos ou barreiras denominativas, que transmitam uma ...
Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Quem tem TDAH é considerado pessoa com deficiência?
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta: Art. 1º – Fica o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os Transtornos Hipercinéticos (CID 10-F90) classificados como deficiência, para todos os efeitos legais. Parágrafo único – O previsto no § 2º do art.
Cego(a)/Pessoa cega: refere-se à pessoa com acentuado comprometimento visual, que compreende desde a total ausência de visão até à percepção de vultos e luminosidade. Alguns consideram os termos "cego/cega" pejorativos.