Referência bibliográfica A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.
Órgãos da administração governamental direta (ministérios, secretarias, etc.): deve ser precedido pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição (em letras maiúsculas) - PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
D-5). Vamos agora referenciar uma instituição brasileira governamental: o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. - A forma adotada para a entrada do nome, será norteada pelo código de catalogação.
Como citar o Ministério da Educação em uma redação?
Referência bibliográfica
A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.
A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas. A indicação de autoria de citação com mais de três autores pode ser reduzida no texto com a expressão et al. Mesmo que na referência constem todos os autores.
No exemplo que estamos utilizando, você deve escrever: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos" (Assembleia Geral da ONU, 1948). A citação deve ser feita entre parênteses, após as aspas e antes da vírgula.
Órgãos governamentais, como ministérios, prefeituras e secretarias, as famílias, escolas e ONGs são alguns dos agentes possíveis. No texto de exemplo, os agentes são “Ministério da Educação, com o auxílio de escolas”.
A professora Fernanda Bérgamo afirma que é possível opinar de forma negativa, ou positiva, sobre o governo ou órgãos como o MEC, “se o tema for pertinente, e de forma bem contextualizada”. “É válido todo posicionamento frente ao tema, tratado como problema, que se possa defender com bons argumentos.
Este é o portal da Educação de todos os brasileiros. Desde 1930, o MEC busca promover ensino de qualidade para nosso país. Com o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, o MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação, com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos.
4 Quando a autoria tem uma denominação genérica, é necessário preceder o nome do órgão superior a ela ou pelo nome da jurisdição geográfica. Tipo: se o documento é de autoria da Secretaria de Justiça de São Paulo, a entrada ficará: SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Justiça.