Os PARÁGRAFOS são representados pelo símbolo §, seguido de numeração ordinal até o nono, e cardinal a partir deste ( § 1º, § 4º, § 9º, § 10, § 12, § 15), utilizando-se, quando existente apenas um, a expressão “parágrafo único” por extenso. Se forem citados mais de um parágrafo, devem ser utilizados dois símbolos (§§).
O parágrafo é identificado pelo símbolo “§”, seguido de numeração ordinal até o nono e cardinal, seguida de ponto, a partir do décimo. Havendo somente um parágrafo, utiliza-se a expressão “Parágrafo único”, com inicial maiúscula, seguida de ponto.
No caso de parágrafo único, só poderá ser abreviado em referências entre parênteses, (art. 1, p. único, da Constituição Federal). O inciso do caput de um artigo ou de um parágrafo é iniciado por algarismo romano, seguido de travessão e a inicial do texto é sempre com letra minúscula.
Quando o artigo dispõe apenas de um parágrafo ele é denominado de “Parágrafo Único”. Quando há mais de um parágrafo, temos o símbolo § (significa parágrafo) e é seguida a numeração após o §. Exemplo: § 1º (primeiro parágrafo). Os parágrafos são as partes mais importantes após o caput.
Como fazer citação de várias referências no mesmo parágrafo
Como citar parágrafo em contrato?
Os PARÁGRAFOS são representados pelo símbolo §, seguido de numeração ordinal até o nono, e cardinal a partir deste ( § 1º, § 4º, § 9º, § 10, § 12, § 15), utilizando-se, quando existente apenas um, a expressão “parágrafo único” por extenso. Se forem citados mais de um parágrafo, devem ser utilizados dois símbolos (§§).
Os parágrafos possuem numeração arábica (1, 2, 3...) e são acompanhados de símbolo §. Os parágrafos servem para explicar aspectos importantes da lei que não estão evidenciados no caput, além de exceções à lei. §2º Quando o artigo possuir apenas um parágrafo, não terá o símbolo § e aparecerá como “Parágrafo único”.
Citação direta: Quando utiliza exatamente as palavras do autor citado, sempre entre “aspas”; Citação indireta: As palavras são próprias mas explicam o conceito de outro autor, integrado ao texto principal; Nota: Ao pé da página, inclui comentário de referência ou fonte para explicar uma palavra ou conceito.
Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
E o parágrafo único do referido dispositivo ordena, na sequência, que "lei complementar disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis".
◘ INCISO: usado para exprimir enumerações relacionadas ao caput do artigo ou ao parágrafo. Pode se desdobrar em alínea (a, b, c...). * Não existe inciso único! ◘ ALÍNEA: usada para enumerações relativas ao texto do inciso.
Com um só autor, deve vir o sobrenome do autor em caixa alta, seguido pelo prenome (abreviado pela inicial ou não) e abreviatura dos demais sobrenomes se houver. Exemplo: OLIVEIRA, P. S.de. Introdução à sociologia.
Adota-se a grafia “Parágrafo único.” (e não “§ único”), com a primeira letra em maiúsculo quando inicia o texto e minúscula quando citada ao longo do texto.
Caso seja necessário citar mais de um artigo ou parágrafo, dever-se-á utilizar a abreviação “Arts.” para artigos e dois símbolos “§§” para parágrafos (Arts. 2º e 3º; §§ 9º e 10).
O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.
No texto, deve-se informar o autor, o ano e a página específica ou número do parágrafo em caso de material sem paginação, na lista de referências, deve-se incluir a referência completa. Para citação com menos de 40 palavras, citá-la entre aspas duplas e incorporá-la ao parágrafo.
Quando usamos a citação direta curta, devemos referencia-las com o sobrenome do autor, com apenas a letra inicial em maiúscula e as demais em minúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraído.
Para incluí-la, basta escrever com as suas palavras e sem incluir as aspas duplas da citação direta. Ao final, inclua a referência da fonte, dessa vez apenas com o sobrenome e ano de publicação entre parênteses: (FULANO, 2024).
Assim, a correta forma de referenciar é (MENDONÇA, 1994 apud VIEIRA et al., 2024), ou seja, Mendonça cita por Vieira e colegas. O uso do et al se aplica neste caso tanto para o primeiro autor (autor citado) quanto para o autor que citou.
A citação direta curta vem de trechos reproduzidos do texto original de no máximo três linhas. Você deve citá-las ao longo do texto, entre aspas, sem alterar o tamanho da fonte. Por exemplo: Segundo Anderson (2006, p.
As citações diretas podem ser apresentadas da seguinte forma: a) citações curtas (até três linhas), - com indicação de autoria no contexto; - com indicação de autoria fora do contexto; b) citações longas (mais de três linhas), - com indicação de autoria no contexto; - com indicação de autoria fora do contexto.
Como colocar o símbolo de parágrafo único no Word?
Para digitar o sinal § no teclado PT-BR (ABNT2 com "ç"), digitar o comando "Ctrl + Alt + =" (não funciona em teclados que têm a tecla "Alt Gr") ou "Alt Gr + =" ou ainda "Alt+21". Em teclado americano, digitar "ALT + 0167".
Para colocar parágrafo no Word, ou recuar a primeira linha do texto, a maneira mais simples é colocar o cursor no início do parágrafo e pressione a tecla tab. Quando você pressiona “Enter” para iniciar o próximo, sua primeira linha do texto será recuada.