A mulher traída acaba matando Clarinha, filha de Lucinda com Nilo (José de Abreu) --e, portanto, irmã de Max (Marcello Novaes). Lucinda revidou matando a assassina de sua filha e foi parar na cadeia. Sem reação diante dos fatos, Carminha foge de casa e é acolhida por Nilo, que a cria como "filha postiça".
Em O segredo de Lucinda, os irmãos Grace descobrem que tia Lucinda sabe da existência de seres fantásticos, que foi terrivelmente atingida por eles e que o tio-avô, Artur Spiderwick, está desaparecido há setenta anos. Jared também percebe que o Guia, antes em sua mochila, foi roubado.
Jorginho decide entregar as fotos para Tufão. Carminha chega à mansão com presentes para o marido e a filha. Janaína ameaça Max. Cadinho fica encantado com Suelen.
No capítulo em questão, Carminha decidiu se livrar de Max quando o comparsa ameaçou revelar todo o passado da dupla para Tufão (Murilo Benício) se ela não fugisse com ele. A megera optou por fingir que concordava com o plano, enquanto convencia Lúcio (Emiliano D'Ávila) a afundar o barco com o amante dentro.
Em Avenida Brasil, mãe Lucinda (Vera Holtz) assumiu ter sido a assassinada de Max (Marcello Novaes) para salvar Nina (Débora Falabella) e foi presa, mas Nilo (José de Abreu) não vai ficar nem um pouco satisfeito com essa história e entrará em desespero no capítulo desta quarta-feira (22) no Vale a Pena Ver de Novo.
Santiago (Juca de Oliveira) mentiu sobre o passado de Carminha (Adriana Esteves) em Avenida Brasil. O mau-caráter fez a família de Tufão (Murilo Benício) acreditar que a vilã foi sequestrada ainda criança por Nilo (José de Abreu) e envenenada contra o próprio pai.
Com uma maldade sem limites, o marido de Irene (Gloria Pires) encomenda o assassinato de Lucinda para se vingar de Marino. O atentado põe fim a um clima de festa na família da moça. Lucinda levará um tiro logo após o casamento de Anely (Tatá Werneck), que sobe ao altar com Natercinho (Daniel Rocha).
No capítulo desta segunda-feira, a trama revelou um dos mais sórdidos segredos de seu passado: Santiago matou a própria mulher, Virgínia, sob testemunho da filha, Carminha, vivida nos dias atuais por Adriana Esteves.
Pistoleiro acerta tiro na cabeça da executiva. Lucinda (Débora Falabella) será alvo da vingança de Antônio (Tony Ramos) e ficará entre a vida e a morte em Terra e Paixão. O vilão encomendará o crime para atingir Marino (Leandro Lima) por tê-lo prendido.
Segundo informações do blog de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o autor de Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro, contou o grande segredo de Lucinda (Vera Holtz). A mãe do lixo foi responsável pela morte da mãe de Carminha (Adriana Esteves).
Como parte de sua vingança contra a megera, o marido de Ivana (Letícia Isnard) tranca a vilã em um canil e entrega as fotos deles dois transando para toda a família. Quando vê a comprovação da traição, Ivana se desespera e Tufão confronta Carminha. A cena vai ao ar a partir do dia 6 de outubro.
Carminha (Adriana Esteves) está prestes a comer o pão que o diabo amassou em Avenida Brasil a partir do capítulo 169, que vai ao ar dia 8 de outubro, na Globo.
Max nasceu no ano de 1972, no Rio de Janeiro. É filho de Nilo, um homem bruto e cruel, que ganha dinheiro às custas do lixo coletado pelas crianças, e de Lucinda, uma mulher carinhosa e protetora, que acolhe as crianças do lixão, e as tratam como se fossem seus próprios filhos.
Quando Virgínia descobriu a traição, matou a filha de Lucinda. Como forma de vingança, Lucinda atirou em Virgínia, mas errou o disparo. Santiago , então, pegou a arma e atirou na própria mulher, na frente de Carminha. Para se livrar da culpa, ele fez a “mãe do lixão” acreditar que foi a culpada.
Durante uma discussão no lixão, Nilo acusa Santiago de ter matado a própria esposa e ter deixado Lucinda (Vera Holtz) pagar pelo crime. O velho pai de Max acusa ainda o inimigo de ter jogado Carminha no lixão e o acusado de ter sequestrado a menina. Enfurecido, Santiago decide colocar veneno na bebida do rival.