Como identificar o pronome relativo que?
Aparecem como pronomes relativos: – QUE, O QUAL (e flexões): quando o antecedente for coisa ou pessoa. Exemplo: “Este é o homem que prendi.” – QUEM: quando o antecedente for pessoa.; deve ser sempre antecedido de preposição.Como classificar os pronomes relativos?
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.Qual a função sintática do que?
a) Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma explicativa. Exemplo: Não insista, que eu não lhe emprestarei dinheiro! b) Conjunção coordenativa aditiva: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma aditiva.Qual a classificação do que?
Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.Pronomes relativos [Prof. Noslen]
Como saber a função do que?
Representa algo (fato, coisa etc.) de modo indeterminado, indefinido, equivalendo a “alguma coisa” ou “qualquer coisa”. Pode exercer qualquer função sintática de valor substantivo e será sempre acentuado. Exemplo: Um tentador quê de mistério tornava o seu rosto cativante.Quando o pronome relativo que é sujeito?
Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.Que conjunção é pronome relativo?
A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.Quando usar em que?
Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.”Como se usa o pronome "que"?
Quién é usado para perguntar por pessoas. A resposta sempre será o nome de alguém ou um substantivo que indica uma pessoa ou grupo de pessoas. Exemplo: ¿Quién quiere un helado?Como analisar sintaticamente o pronome relativo?
Os pronomes relativos desempenham função sintática na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. EXEMPLO: O homem, que é um ser racional, aprende com os erros.Como classificar o que?
A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
- Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
- a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
- b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
- c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)