Como classificar o pronome relativo que?

Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como identificar o pronome relativo que?

Aparecem como pronomes relativos: – QUE, O QUAL (e flexões): quando o antecedente for coisa ou pessoa. Exemplo: “Este é o homem que prendi.” – QUEM: quando o antecedente for pessoa.; deve ser sempre antecedido de preposição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em professora.adrianafigueiredocursos.com.br

Como classificar os pronomes relativos?

O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual a função sintática do que?

a) Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma explicativa. Exemplo: Não insista, que eu não lhe emprestarei dinheiro! b) Conjunção coordenativa aditiva: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma aditiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual a classificação do que?

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Pronomes relativos [Prof. Noslen]

Como saber a função do que?

Representa algo (fato, coisa etc.) de modo indeterminado, indefinido, equivalendo a “alguma coisa” ou “qualquer coisa”. Pode exercer qualquer função sintática de valor substantivo e será sempre acentuado. Exemplo: Um tentador quê de mistério tornava o seu rosto cativante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em promilitares.com.br

Quando o pronome relativo que é sujeito?

Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Que conjunção é pronome relativo?

A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quando usar em que?

Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Como se usa o pronome "que"?

Quién é usado para perguntar por pessoas. A resposta sempre será o nome de alguém ou um substantivo que indica uma pessoa ou grupo de pessoas. Exemplo: ¿Quién quiere un helado?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como analisar sintaticamente o pronome relativo?

Os pronomes relativos desempenham função sintática na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. EXEMPLO: O homem, que é um ser racional, aprende com os erros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em prezi.com

Como classificar o que?

A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
  1. Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
  2. a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
  3. b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
  4. c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em professormarcelobraga.com.br

Como classificar um pronome relativo?

Os pronomes relativos podem ser variáveis ou invariáveis, isto é, sua forma pode sofrer flexões de gênero e número ou não. Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Qual a função do pronome relativo que?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quais são as funções do que?

Como pronome adjetivo, o que pode ser utilizado como indefinido, interrogativo ou exclamativo. Que festa incrível! Que horas são agora?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maisbolsas.com.br

Como substituir o pronome relativo que?

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Quando devo usar o que?

Porém, o “que”, sem acento, é um pronome, advérbio ou conjunção. Já o “quê”, acentuado, é um substantivo e tem o mesmo sentido de “alguma coisa”. No final de frase (portanto, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação), o “que” deve ser acentuado, pois se transforma em monossílabo tônico: “quê”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quando usar que?

O pronome “que” é versátil, podendo se referir a pessoas, coisas ou ideias. Ele é usado para introduzir orações adjetivas, que qualificam ou dão mais informações sobre o antecedente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br