– Aplicação: Aplique a cola de poliuretano em uma das superfícies a serem coladas. Use uma espátula, pincel ou aplicador recomendado pelo fabricante para espalhar uma camada fina e uniforme de adesivo. Evite o excesso de cola, pois isso pode enfraquecer a ligação.
O Adesivo Instantâneo 3M™ Scotch-Weld™ PR100 para Plástico e Borracha é um adesivo instantâneo de baixa viscosidade. É formulado para oferecer desempenho excepcional em substratos difíceis de unir, como EPDM, nylon, polipropileno e polietileno com uso de um primer apropriado.
A cola de poliuretano é ótima para vedar e selar buracos e rachaduras. Você pode usar esse tipo de adesivo para preencher pequenos furos em placas de madeira ou para fixar peças – como os pés de uma mesa usada em áreas externas. A cola de poliuretano na versão espuma expande 3 vezes seu volume inicial.
Com alto poder de aderência, o selante PU 30 ou 40 pode ser usado para fixação, colagem e vedação em uma variedade de substratos porosos e não porosos, tais como madeira, MDF, concreto e alvenaria, pedra natural, cerâmica e porcelanato, alumínio, aço natural e aço galvanizado.
A cola de poliuretano é conhecida por sua resistência à água e intempéries, o que a torna ideal para uso tanto em ambientes internos quanto externos. Essa resistência permite que ela mantenha sua fixação mesmo quando exposta a condições adversas, como umidade, chuva, calor e frio.
O tempo de secagem e cura da cola PU pode variar dependendo do tipo de adesivo, das condições de temperatura e umidade, e da espessura da camada aplicada. No entanto, em geral, a cola PU pode levar cerca de 2 a 4 horas para secar ao toque e 24 a 48 horas para curar completamente.
A cola para polipropileno é um adesivo específico desenvolvido para unir superfícies de polipropileno, um tipo de plástico com características únicas que dificultam a adesão com colas convencionais.
O PU40 é mais duro, possui efeito emborrachado é e comumente utilizado em locais que sofram menos movimentações. Já o PU30 possui consistência mais gelatinosa, podendo ser utilizado em locais que sofram maiores movimentações.
Assim, o PU se destaca no ambiente interno e longe dessas ameaças. Ele é um dos preferidos nas juntas de dilatação de grandes estruturas, aplicação de pisos e laminados. Isso é por conta de ele ter diferentes tipos de durabilidade conforme formulação. Já o silicone é o selante mais versátil.
Para áreas externas com alta incidência de sol ou muito movimentadas o poliuretano pode ter seu tempo útil reduzido. Já em áreas internas e com pouca movimentação o material pode durar ainda mais tempo. Entretanto, mesmo nessa diante dessas adversidades, o poliuretano pode durar anos sem a necessidade de refazê-lo.
Pode ser utilizado em diversos materiais como: metal, madeira, vidro, cerâmica, cimento, mármore e plásticos. Obs: Não adere a materiais à base de polietileno, polipropileno, silicone e PTFE (Politetrafluoretileno - resina antiaderente).
Aplicar a cola na superfície com uma espátula dentada ou por pontos. Não aplicar mais cola na superfície que a que pode ser trabalhada em 10 minutos. Na colagem de painéis ou placas de poliestireno, aplicar com um movimento deslizante sobre a cola e pressionar firmemente.
A melhor cola para utilizar em plásticos flexíveis é a Loctite Super Bonder Power Flex Gel. O líquido claro à prova de umidade, seca transparente e cria uma cola que não quebra facilmente, nem amarela diante a exposição aos raios solares/UV.
A Cola Tudo Tekbond é um adesivo versátil desenvolvido com tecnologia de ponta. Possui um alto poder de colagem entre os mais diferentes tipos de materiais, desde os menos porosos como metais e vidro, até os mais porosos, como madeira.
O polipropileno ou PP é um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno. Trata-se de um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperatura elevada, por isso é classificado como um termoplástico.
Qual a diferença de plástico polietileno e polipropileno?
De maneira resumida: O polipropileno é mais transparente e menos resistente a temperaturas abaixo de zero, podendo até mesmo se romper. Já o polietileno pode ser submetido a baixas temperaturas sem sofrer alterações, mas sua transparência não é tão boa quanto o PP.
Qual é mais resistente o plástico ou polipropileno?
A flexibilidade determina a elasticidade do material plástico. Nesse aspecto, o polietileno se destaca como o material mais elástico e com menor resistência quando precisa ser esticado. Por outro lado, o polipropileno, embora seja menos flexível, destaca-se entre os dois materiais por ser o mais resistente.
O Adesivo para Juntas de Motores Diesel 3M™ é indicado para colagem e vedação de juntas de motores diesel, a gasolina e a álcool, além de juntas de cambio e diferenciais de veículos.
- Os selantes de silicone proporcionam menor consumo em relação aos selantes orgânicos (PU). - Após 100 dias (2.400 horas) de exposição a UV em testes acelerados de intempéries e estabilidade térmica, o selante de uretano deteriora, ao passo que o selante de silicone permanece inalterado.
Qual é a diferença entre PU 30 e PU 40? Os selantes são classificados a partir de uma medida conhecida como dureza Shore: quanto menor o número indicado, menor é a dureza do produto. Sendo assim, a diferença entre os selantes PU 30 e PU 40 está relacionada à elasticidade.
Caso a cola ainda não esteja seca, é possível tentar realizar sua retirada utilizando álcool ou acetona, tirando assim todo e qualquer vestígio. Caso a cola que está em contato com as mãos já esteja seca, é indicado que se deixe a área submersa em uma mistura de água morna com sabão em pó por alguns minutos.