O câncer começa quando células saudáveis no osso se alteram e crescem descontroladamente, formando uma massa, que pode ser cancerígena (maligna) ou benigna. Um tumor maligno pode destruir o osso e se espalhar para tecidos próximos.
A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.
O paciente com sarcoma nos braços ou nas pernas apresenta um pequeno nódulo que costuma ser chamado “lobinho”, que geralmente são indolores, ao menos no início. Mas eles crescem muito e bem depressa. O exame físico já levanta a suspeita do diagnóstico.
Os exames de diagnóstico por imagem, como radiografia, análise de densitometria óssea, cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ultrassonografia, pet-scan e ressonância magnética, são fundamentais para o diagnóstico correto.
Os nódulos em geral são definidos como lesões sólidas, maleáveis, com formas bem delimitadas e, geralmente, com mais de um centímetro de diâmetro. Suas causas estão relacionadas a diversos fatores, fazendo com que possam ser benignos ou malignos. O nódulo de gordura, especificamente, é benigno na maior parte dos casos.
Os sarcomas são tumores malignos (Câncer) que costumam crescer em tecidos de sustentação do corpo. Diferente dos sarcomas ósseos que se originam no osso, os sarcomas de partes moles possuem esse nome pois ele se originam em tecidos como músculos, gorduras, ligamentos e vasos.
É sempre importante consultar um médico quando apresentamos uma nova dor nas pernas ou uma dor persistente. Contudo, essa consulta se torna uma urgência se alguma das condições abaixo estiver presente: a perna está inchada. há sinais de infecção (vermelhidão, calor e febre)
Quando a medula óssea fica superlotada com células cancerosas, surgem dores nas articulações e nos ossos. Às vezes, as células leucêmicas podem formar uma massa perto dos nervos da medula espinhal ou das articulações.
A fadiga é uma exaustão extrema que não melhora com o repouso. Pode ser um sintoma importante à medida que o câncer progride. No entanto, em alguns tipos de câncer, como a leucemia, pode ocorrer cansaço no início.
É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.
Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.
O câncer começa quando células saudáveis no osso se alteram e crescem descontroladamente, formando uma massa, que pode ser cancerígena (maligna) ou benigna. Um tumor maligno pode destruir o osso e se espalhar para tecidos próximos.
É um câncer do tecido fibroso, que geralmente afeta as pernas, braços ou tronco. É mais frequente em pessoas entre 20 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância.
Trata-se da formação tumoral mais comum em tecidos moles e acomete, principalmente, adultos entre 50 a 60 anos. A sua classificação histopatológica mais comum, dita lipoma convencional, costuma se manifestar, sob a forma de massas móveis, indolores, bem capsuladas e amareladas.
O lipoma é um tumor benigno composto por células de gordura maduras que ficam acumuladas em uma cápsula fibrosa localizada no tecido subcutâneo, ou seja, abaixo da pele. Apesar de ser indolor na maioria dos casos, a condição pode se agravar e se transformar em um tumor maligno.
Qualquer tumor, benigno ou maligno, pode doer dependendo principalmente da localização, se houver por exemplo compressão de alguma estrutura nervosa ou se causar reação inflamatória local. Por isso a dor não é parâmetro nem para desconfiar e nem para deixar de investigar.
Tumores malignos costumam se apresentar como uma massa endurecida, pouco móvel, dolorosa à palpação e com bordas irregulares. O ritmo de crescimento do lipoma costuma ser bem lento, ao longo de anos, ao contrário dos tumores malignos, que, geralmente, crescem de forma mais rápida.
Alterações no tamanho ou na cor de um sinal ou alterações em uma ulceração cutânea que não cicatriza. Um crescimento ou mancha na pele que cresce ou muda de aparência. Uma ferida que não cicatriza. Linfonodos aumentados.
A fadiga é muito comum em pacientes com câncer no sangue. A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias.
'Não sentia nada, de repente descobri 2 tipos raros de câncer aos 21 anos' O designer Pedro Miranda, de 22 anos, descobriu em 2021 dois tipos de câncer no cólon, uma parte do intestino grosso. Esses tumores são raros em jovens e o diagnóstico só ocorreu porque médicos desconfiaram de uma anemia que não melhorava.