Um tornado se forma mais comumente a partir das supercélulas. De início, uma massa de ar frio e seco se sobrepõe a uma massa de ar quente e úmido, o que dá origem às grandes nuvens de tempestade (as cumulonimbus ou cumulus).
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Os tornados são formados pela redução súbita na pressão em certos pontos desses sistemas convectivos, o que faz com que o ar passe a girar ao redor dos pontos onde a pressão é inferior[iii]. Devido à intensa rotação, ocorre a formação de um cone que descende das nuvens.
Os tornados são grandes redemoinhos de vento, colunas de ar que giram de forma violenta até tocar o chão. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a característica mais marcante é o desenvolvimento vertical do fenômeno, que pode alcançar mais de 15 mil metros de altura.
Furacão, tornado e ciclone são os principais fenômenos na natureza resultantes das ações dos ventos bem como das variações da temperatura, da umidade e do clima, além de muitos outros fatores.
4. Tornado. Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos. Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro - como a Flórida-, um tornado tem um diâmetro que raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
A melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009. No Brasil, os números são mais tímidos e a potência destrutiva dos eventos é menor.
Os tornados podem ser detectados através de radares de impulsos Doppler, assim como visualmente, por caçadores de tempestades. A escala de Fujita é utilizada para medir a intensidade dos tornados, avaliando-os pelos danos causados.
O melhor lugar para se estar é dentro de um edifício robusto, que tem maior probabilidade de resistir aos ventos que podem chegar a 500 km/h. É importante também ficar atento a alertas de órgãos oficiais. E fazer de tudo para não estar ao ar livre durante um tornado.
Mesmo tornados relativamente fracos podem capotar veículos, e os mais fortes podem levantá-los no ar completamente, jogando-os a longas distâncias e causando ferimentos e até morte para os seus ocupantes.
Furacões duram dias e são fenômenos de escala continental originados pela interação oceano-atmosfera. Tornados costumam viver por alguns minutos. O recorde é de 3 horas e meia. Já os tornados são gerados por supercélulas, nuvens de tempestade imensas e com alta carga de energia.
Quando um forte vento cruzado atravessa a nuvem, fazendo as correntes de ar girarem em espiral, forma- se um vórtice de rotação lenta dentro da nuvem que irá sugar mais ar úmido para a tempestade, que se intensifica, gerando um tornado.
Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão. Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
Andorra. Andorra é o país mais seguro contra desastres naturais devido à sua localização montanhosa e isolada, que o protege de muitos eventos climáticos extremos.
Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas; Em caso de tornado, a melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo.
Se a sua casa não tem cave, deve tentar estar no piso mais baixo possível para evitar a tempestade. Vá para o rés-do-chão e tente estar no centro da divisão, para evitar janelas, e se possível esconda-se dentro de um armário ou debaixo de umas escadas.
A diferença entre tornado e furacão encontra-se na intensidade, velocidade e área de abrangência. Em sentido figurado, podemos imaginar os furacões como grandões e “lentos”, enquanto os tornados seriam menores e mais rápidos.
Porque se esconder no banheiro durante um tornado?
Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.
No filme, os pesquisadores desenvolveram uma espécie de tecnologia capaz de desfazer um tornado. Isso é possível? Osmar: Não, isso em tese não é possível.
Fique atento aos alertas e avisos locais. Siga as instruções fornecidas pelas autoridades de sua área. Mantenha-se distante de janelas e procure um abrigo numa área mais interna e mais baixa para se proteger de ventos fortes. Em caso de enchente, vá para uma área de maior altitude.