Para Exu e Pomba Gira, diga laroixu, laroiê, Pomba Gira, boa noite moço OU boa noite moça, existem três formas de cumprimentar eles, primeiro, assim, cruzando os dedos, depois cruzando as mãos. e o terceiro simplesmente abaixou. Também repita aquele abraço de três vezes do caboclo.
Toques de saudação e respeito com os Exus e Pombo Giras
Além de saudarmos os Exus e Pombo Giras quando entramos no terreiro, com as mãos cruzadas e palmas viradas para o chão, que é a saudação primeira e quase que obrigatória, nós os saudamos quando um ponto é cantado para eles.
A primeira coisa necessária para se conectar com Pomba Gira é ter um objetivo claro e benéfico, pois, segundo Kélida, Pomba Gira que é Pomba Gira não vai praticar o mal a ninguém em troca de uma vela ou de um presente. É possível pedir ajuda com relação a amor, dinheiro, negócios, família e até saúde.
Laroyê: Conheça a saudação de Exu e Pomba Gira com Vandinha Lopes
Como se referir a Pomba Gira?
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa recolhe as formas Pombagira e Pombajira (sempre com maiúscula), dando preferência a esta última . Pombajira tem duas acepções (idem): «1. na umbanda popular e na quimbanda, um Exu-fêmea; Bombonjira Obs.: inicial maiúsc.
"Maria Padilha, hoje peço tuas bênçãos. Senhora dos caminhos, Rainha da beleza, conselheira do amor e Dona de muitas riquezas, eu (diga seu nome completo), consagro este banho com tua magia. Torne o meu ser dotado de beleza, amor e alegria.
Em primeiro lugar, leve um litro de água ao fogo e acrescente sete pétalas de rosas vermelhas e três colheres de mel. Deixe a mistura fervendo por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coe a mistura, assim separando as pétalas de rosas vermelhas.
Numa noite de lua cheia, posicione quatro velas vermelhas como se visse um quadrado, uma em cada ponto. Em cima de cada vela, coloque um cravo-da-índia e as acenda. No meio deste arranjo, posicione uma tigela de metal. Dentro da tigela você vai colocar os dois cigarros amarrados por um barbante.
Resumo. "Laroyê, Senhora das Encruzilhadas!". É com esta saudação que a Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas entra no barracão principal da Cabana do Preto Velho da Mata Escura, terreiro de Umbanda localizado no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.
Ao gargalhar, ao requebrar o quadril e os ombros, como assim faz a pomba gira, é possível sentir uma presença da pomba gira na interpretação da pomba gira.
A repetição das palavras 'Laroyê' e 'Mojubá' são saudações tradicionais usadas para reverenciar Pomba Gira. 'Laroyê' é uma saudação que significa 'salve' ou 'bem-vinda', enquanto 'Mojubá' é uma expressão de respeito e reverência.
Primeira, cruzar as mãos com as palmas voltadas para o chão. e fazer movimentos circulares em sentido anti horário. Esse é o gesto mais comum. e seu significado está atrelado a energia de Exu.
som original - Reverie Dorée. Mais uma vez, não consideramos uma pomba gira mais poderosa que outra, porém existem algumas. com funções que podem ser mais perigosas para a gente. Nesse caso, a pomba gira rosa negra é o tipo de pomba gira. com uma das funções que mais nos pode prejudicar.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Para Exu e Pomba Gira, diga laroixu, laroiê, Pomba Gira, boa noite moço OU boa noite moça, existem três formas de cumprimentar eles, primeiro, assim, cruzando os dedos, depois cruzando as mãos. e o terceiro simplesmente abaixou. Também repita aquele abraço de três vezes do caboclo.
A Pomba Gira é a senhora dos interiores, ou seja, ela trabalha com aquilo que está oculto em nosso coração, na noite escura de nossa alma, levando o entendimento e o amor próprio. Com a sua sabedoria traz palavras duras quando é preciso, mas também oferece leveza na vida.
Só tem duas maneiras de tu saber a tua pomba gira, três, incorporando ela, ela dizendo o nome, uma mãe de Santo, jogando o búzio do Exu porque ele existe. Ou uma pomba gira incorporada.
Quando é incorporada, a Pomba Gira assume personalidades e nomes como a espanhola Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Sete Saias, Rosa Caveira, Rosa Negra, Maria Mulambo, Dama da Noite e Maria Quitéria.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
As mulheres que cultuam pomba gira normalmente são empoderadas, sensuais (para quem querem), com uma sexualidade ativa, determinadas, possuem ótima autoestima e um respeito enorme pela diversidade cultural, religiosa, étnica, entre outras.