A feijoada pode ser congelada por aproximadamente 1 mês e mantém o sabor dos ingredientes por mais tempo se não estiver temperada. Para congelar, divida a receita de feijoada em porções menores, dando preferência às embalagens herméticas. Para descongelar, tire do freezer e deixe na geladeira um dia antes.
Orientações de Conservação. Para garantir a qualidade deste produto recomenda-se guardá-lo imediatamente no freezer ou congelador a – 12°C. Depois de descongelar não congelar novamente. Validade à contar da data de fabricação.
Porcione e congele. Para descongelar, tire do freezer e passe para a geladeira um dia antes. Se esqueceu de descongelar de um dia para o outro, pode descongelar na panela, em fogo bem baixo, com a panela tampada e mexendo de vez em quando.
Além de preservar o calor, as tampas herméticas desempenham um papel crucial na manutenção da frescura dos ingredientes. Ao impedir a entrada de ar externo, essas tampas ajudam a preservar o sabor e a textura dos componentes da feijoada, como as carnes, o feijão e os acompanhamentos.
FEIJOADA LIGHT CONGELANDO EM POTES COZINHA PRÁTICA
Como salvar uma feijoada?
Uma segunda alternativa – bem difundida entre cozinheiros experientes – é colocar batatas para cozinhar dentro da feijoada. É uma ideia inteligente, pois a água da feijoada salgada vai penetrar a batata, atravessando sua casca, e a gordura dissolvida continuará no caldo.
Saiba por que não é indicado recongelar os alimentos
Quando esse produto for descongelado novamente, ou seja, ao passar pela segunda vez pela zona de perigo, o aumento do risco de proliferação de bactérias é ainda maior.
A primeira dica é guardar o feijão sem estar temperado. Se você deseja ter feijão com facilidade sempre a mão, o ideal é que você congele as porções antes de temperá-las, e tempere apenas depois que descongelar. Dessa forma, o tempero fica mais fresco e o sabor não é modificado ao ser congelado.
✅ FEIJÃO TEMPERADO: pode congelar sim! Não faz sentido congelar feijão sem tempero e ter que preparar uma refoga toda vez que você for descongelar. Já deixe o feijão pronto, temperado, porcionado. Vai facilitar e muito a sua vida!
Pois bem: se você realizou de forma correta o descongelamento (assim como descrito acima), você pode sim recongelar seu alimento. Entretanto, esse processo pede uma condição muito importante: você deve cozinhar o alimento antes de voltá-lo ao congelador. Ou seja, nada de retorná-lo cru ao congelador.
1- A feijoada pode ser consumida no mesmo dia, mas se você prepará-la um dia antes e só finalizar no dia seguinte o resultado é ainda melhor, pois ela ficará totalmente suculenta. 2- Antes de servir, não esqueça de retirar as folhas de louro que foram acrescentadas no final do preparo.
Você pode cozinhar o feijão em grandes quantidades para depois porcionar e congelar. Antes de colocar o feijão cozido nos recipientes, espere que ele esteja totalmente frio para que o vapor seja eliminado. Do contrário, o alimento ficará com cristais de gelo, fazendo com que não possa ser armazenado por muito tempo.
O ideal é congelar o feijão completamente frio e sem tempero. Sempre congele a mesma proporção de grãos e caldo. Os legumes devem ser jogados na água quente por 30 segundos, e em gelo por 30 segundos também. Depois, é só congelar.
Pode temperar o seu feijão sem medo e congelar. 😉 Dica extra: cozinhe de batelada, porcione e congele. Assim você sempre terá esse ingrediente que é mega coringa à disposição no seu freezer.
Não cozinhe-o totalmente: Deixe o feijão cozinhando por aproximadamente 35 minutos na panela de pressão e, depois que esfriar, coloque para congelar. No micro-ondas: Você pode descongelá-lo, se você estiver em um dia corrido, no micro-ondas. Não esqueça de temperá-lo a gosto, para que o sabor fique ainda mais perfeito.
✅ FEIJOADA: pode simmm! Sobrou feijuca do sabadão, congela para comer quando quiser! ✅ PAELLA: pode congelefar, e se ao descongelar a paella estiver um pouco seca após o descongelamento, adicione um pouco de caldo ou água durante o reaquecimento para restaurar a umidade e o sabor. ❌BACALHOADA: não congela bem!
Utilize sacos plásticos reutilizáveis para economizar espaço no freezer: se for congelar pratos mais cremosos, como feijão, caldos, purê de batata, por exemplo, coloque 4 conchas do alimento dentro de um saco plástico, retirando todo o ar para evitar oxidação. Feche o saco plástico direitinho e espalhe o alimento.
A feijoada pode ser congelada por aproximadamente 1 mês e mantém o sabor dos ingredientes por mais tempo se não estiver temperada. Para congelar, divida a receita de feijoada em porções menores, dando preferência às embalagens herméticas. Para descongelar, tire do freezer e deixe na geladeira um dia antes.
Carnes cozidas geralmente precisam de temperaturas de refrigeração entre 1ºC e 4°C, e podem ser mantidas na geladeira por um período de um a quatro dias, dependendo do tipo de carne, do teor de gordura e da forma como a carne é preparada.
É possível congelar o feijão já temperado, porque isso não estraga a preparação. Fazer isso, no entanto, o faz perder o sabor de fresquinho no momento do consumo.