Porcione: coloque em potes ou saquinho plástico a quantidade que costuma usar nas refeições na sua casa. Identifique o conteúdo e a data do preparo e, importante lembrar, deixe espaço entre a porção e a tampa do pote, já que os líquidos aumentam de volume quando congelam. Preencha apenas 3/4 da capacidade total.
O ideal é congelar o feijão completamente frio e sem tempero. Sempre congele a mesma proporção de grãos e caldo. Os legumes devem ser jogados na água quente por 30 segundos, e em gelo por 30 segundos também. Depois, é só congelar.
Você pode cozinhar o feijão em grandes quantidades para depois porcionar e congelar. Antes de colocar o feijão cozido nos recipientes, espere que ele esteja totalmente frio para que o vapor seja eliminado. Do contrário, o alimento ficará com cristais de gelo, fazendo com que não possa ser armazenado por muito tempo.
A primeira dica é guardar o feijão sem estar temperado. Se você deseja ter feijão com facilidade sempre a mão, o ideal é que você congele as porções antes de temperá-las, e tempere apenas depois que descongelar. Dessa forma, o tempero fica mais fresco e o sabor não é modificado ao ser congelado.
COMO EU CONGELO O FEIJÃO? VEJA OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA CONGELAR FEIJÃO CORRETAMENTE
Tem que deixar o feijão esfriar para congelar?
Antes de levar ao congelador, deixe o feijão esfriar. Porcione: coloque em potes ou saquinho plástico a quantidade que costuma usar nas refeições na sua casa.
Pode temperar o seu feijão sem medo e congelar. 😉 Dica extra: cozinhe de batelada, porcione e congele. Assim você sempre terá esse ingrediente que é mega coringa à disposição no seu freezer.
Para facilitar ainda mais, congele o feijão em bandejas de gelo. Após congelar, transfira os cubos de feijão para um saco plástico próprio para freezer. Assim, você pode descongelar apenas a quantidade necessária.
Depois de cozido na panela de pressão ou na panela normal, é possível armazenar o feijão por até três meses no congelador. Mas para que a preparação fique sempre fresquinha e não tenha gosto de requentado, é preciso saber como congelar feijão cozido corretamente com algumas.
Para quem tem mais pressa, a melhor forma de descongelar o feijão é colocando-o direto na panela com um pouco de água. Como está pronto só vai precisar aquecer bem. Você pode guardar o feijão cozido, mas sem tempero, e temperar apenas quando for esquentar, assim, fica com sabor mais fresquinho.
O grande truque que dará ao feijão congelado o sabor fresquinho está no tempero. Deixe para fazer o refogado de cebola, alho, pimenta e o que mais desejar no dia da refeição. Lembre-se também de adicionar sal, já que não foi colocado na água do cozimento. Quem quiser, pode colocar pedacinhos de bacon ou de linguiça.
Após o cozimento, coloque em recipientes de vidro (deixe o espaço de dois dedos entre o feijão e a tampa) e armazene em geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 90 dias. Para descongelar, deixe na geladeira 24h antes do consumo.
Utilize sacos plásticos reutilizáveis para economizar espaço no freezer: se for congelar pratos mais cremosos, como feijão, caldos, purê de batata, por exemplo, coloque 4 conchas do alimento dentro de um saco plástico, retirando todo o ar para evitar oxidação. Feche o saco plástico direitinho e espalhe o alimento.
Não cozinhe-o totalmente: Deixe o feijão cozinhando por aproximadamente 35 minutos na panela de pressão e, depois que esfriar, coloque para congelar. No micro-ondas: Você pode descongelá-lo, se você estiver em um dia corrido, no micro-ondas. Não esqueça de temperá-lo a gosto, para que o sabor fique ainda mais perfeito.
Quanto tempo o feijão cozido pode ficar na geladeira?
O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado. Você também pode dividir o feijão em alguns potinhos, calculando mais ou menos uma porção individual, e armazená-lo no freezer durante 2 meses.
Congelar sem tempero: sabor mais fresco e adaptação às receitas. Congelar o feijão sem tempero oferece a vantagem de manter o sabor mais fresco, especialmente se você aprecia o toque final do tempero feito na hora.
Pois bem: se você realizou de forma correta o descongelamento (assim como descrito acima), você pode sim recongelar seu alimento. Entretanto, esse processo pede uma condição muito importante: você deve cozinhar o alimento antes de voltá-lo ao congelador. Ou seja, nada de retorná-lo cru ao congelador.
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.
1- Quando conservado no congelador pode durar até anos, e não dá aqueles carunchos. 2- Quando cozido fica muito mais branquinho. 3- Ele cozinha muito mais rápido do que quando guardamos na dispensa, e sim é REAL.
Depois de lavado e escorrido, agora é hora de colocar porções nas sacolinhas herméticas. Aqui já na sacolinha. Essa é a quantidade que eu uso para toda a minha família, mais você poderá usar uma sacola maior ou menor, ou até mesmo uma vasilha de sua preferência que possa ir ao freezer ou congelador.
Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata. Muito cuidado na hora de por os saquinhos ou potes no seu freezer.
Se puder, na noite anterior, tire o feijão congelado do freezer e coloque-o na geladeira para descongelar. Caso não seja possível, coloque o feijão congelado direto em uma panela em fogo baixo por 20 minutos; Em uma frigideira, coloque o azeite com as cebolas e o alho e deixe dourar.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Logo após retirar da água, deixar os legumes secarem sobre um pano limpo e seco; Depois da secagem, colocar os legumes nas marmitas e levar para o congelador.