O present perfect usa a estrutura de sujeito + verbo auxiliar to have (have/has) conjugado no presente (simple present) + verbo principal no particípio passado (past participle). Nos verbos regulares, o particípio passado é flexionado igualzinho ao passado simples (simple past), terminando em -d, -ed ou -ied.
Funções do "Present perfect" O "present perfect" é utilizado para indicar um vínculo entre o presente e o passado. O tempo em que a ação ocorre é anterior ao presente momento, mas não é especificado, e geralmente estamos mais interessados no resultado do que na própria ação.
Como vimos acima, o was e were são as formas no passado do verbo to be. Remetem as flexões verbais “ser” e “estar”. Já o did é o suporte para expressar uma ação passada. Ele não tem significado específico, diferente do verbo to be.
Mas antes é preciso lembrar que “did” é um verbo auxiliar do passado simples dos verbos auxiliares do e does. Did é usado para falar de uma passado simples ou seja, um passado que aconteceu em um momento específico no passado e que seja mensurável como: last week, yesterday, last night, etc..
- se o verbo terminar em vogal + “y”: recebem “ed”. - se o verbo terminar em consoante + “y”: troca-se por “ied”. - se o verbo terminar em consoante/vogal/consoante sendo que a última sílaba é tônica dobra a última consoante + “ed”. - se o verbo terminar em “e”: recebem “d”.
Pode ser empregado para designar ações que acabaram de ocorrer no momento da fala. Usualmente trazem novas informações à conversa, por exemplo: I've just seen him on the corner. – Eu acabei de vê-lo na esquina.
“Have been” é a forma do presente perfeito do verbo “to be” seguido pelo particípio passado do verbo “to have” e é usado para indicar ação passada que se prolonga até o presente. Por exemplo: “I have been living in this city for 10 years” (Eu tenho vivido nesta cidade por 10 anos).
O tempo verbal "past perfect" indica um momento anterior ao passado recente. Ele é utilizado quando se deseja deixar claro que um evento ocorreu antes de outro no passado. Não importa qual dos eventos é mencionado primeiro, pois o tempo verbal deixa claro qual dos dois aconteceu antes.
Quando usamos o Present Perfect em frases afirmativas, estamos falando de ações que ocorreram em algum momento do passado, mas que são relevantes para o presente. A estrutura é simples: sujeito + “have/has” + particípio passado do verbo. Exemplo: “I have finished my homework.” (Eu terminei meu dever de casa.)
Quando se usa o present perfect? O present perfect é usado quando expressamos alguma ação no passado que tem repercussão no presente ou ainda continua no presente. Nesse caso, estamos falando do sentido estável [1] e o seu reconhecimento pode ser facilitado quando temos as expressões since (desde) e for (por, há).
Qual a diferença entre simple past e present perfect?
Você sempre deve utilizar o "present perfect" quando o período de uma ação for irrelevante ou não estiver especificado. Alternativamente, utilize sempre o "simple past" quando forem fornecidos ou solicitados os detalhes sobre o período ou lugar de uma ação.