É preferível guardar os ovos na porta do frigorífico. Para saber se um ovo cru ainda pode ser consumido, mergulhe-o num copo de água fria. Se o ovo mergulhar completamente e se mantiver no fundo do copo, significa que pode consumi-lo.
Também é recomendado retirar os ovos da embalagem original e guardá-los em um recipiente limpo. A medida é mais uma forma de prevenir o risco de contaminação, sobretudo por micro-organismos, já que as caixas são manipuladas por muitas pessoas.
A temperatura é fundamental: mantenha-os na geladeira entre 1°C e 4°C para desacelerar o crescimento de bactérias e manter sua qualidade por mais tempo. Evite lavar os ovos antes de armazená-los, pois isso remove a camada protetora natural, chamada “cutícula”, que ajuda a prevenir contaminação.
Onde armazenar os ovos? A refrigeração é sempre uma das principais aliadas para a conservação de alimentos. Por isso, o ideal é guardá-los na geladeira.
“Poucas pessoas sabem que os ovos possuem um prazo de validade. No entanto, ele é de 25 dias, que passam a ser contabilizados a partir do dia da postura. Se estiver fora da geladeira, a estimativa pode variar, principalmente no verão.
Eis uma dúvida muito comum: os ovos devem ficar dentro ou fora da geladeira? Guarde a resposta: dentro da geladeira sempre, mas não na porta! O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa sem lavá-los, e guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta.
Sem mais delongas, a resposta é que o ovo deve ser guardado na geladeira, sim. Nada de chegar do mercado e deixá-lo em cima da pia, do armário, dentro de porta-ovos ou coisas do tipo. A Agência de Vigilância Sanitária é bem explícita na resolução: “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”.
O ideal é armazená-los na geladeira, em temperatura média de 10 °C, para retardar a deterioração. Ao contrário de alimentos não perecíveis, ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira, onde as temperaturas podem flutuar mais.
Segundo Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), não é preciso lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira porque eles já vêm com uma película natural que protege o interior do produto contra a invasão de ...
Qual é a correta maneira de armazenamento e higiene dos ovos?
Segundo a cientista, o ideal é armazenar os ovos em prateleiras ou potes plásticos no interior da geladeira. Por outro lado, ela faz uma ressalva: esse é o cenário perfeito, mas caso não seja possível, o importante mesmo é que eles fiquem refrigerados, mesmo que na porta.
Rogério Holanda reforça: não use, também, detergente ou outros produtos químicos para limpar a parte externa do ovo. Utilize papel toalha para limpar superficialmente a casca antes de usar o alimento numa receita. Assim, evita-se o desperdício e a contaminação por Salmonella.
Em um primeiro momento você pode realizar um teste na água. Essa avaliação consiste em checar se o ovo vai afundar ou flutuar, caso afunde é novo, se flutuar é velho. Outra dica é quebrar o ovo, depois observar se a gema se mantém no centro, sem se misturar com a clara.
Para a preparação de sobremesas ou pratos à base de ovos crus, é importante que as cadeias do frio não sejam interrompidas. Os restos conservam-se no frigorífico durante um dia, no máximo.
Assim, os ovos em conserva podem ser mais picantes ou adocicados. Essa forma de armazenamento confere validade de até 1 mês desde que as etapas de pré-preparo e preparo sejam seguidas corretamente. Quer saber como fazer essa delícia?
O ideal é não deixar fora da geladeira, não, principalmente se você mora em um lugar quente. Se você for consumir os ovos em até 1 semana e eles estiverem dentro da validade que vem na embalagem, até dá para deixar.
“Poucas pessoas sabem que os ovos possuem um prazo de validade. No entanto, ele é de 25 dias, que passam a ser contabilizados a partir do dia da postura. Se estiver fora da geladeira, a estimativa pode variar, principalmente no verão.
Quando os ovos não são estocados na granja por mais do que 3-4 dias, a temperatura de 18–21°C/64.4–69.8°F está adequada. Já quando existe a previsão de se manter os ovos na granja por mais tempo, o mais indicado é programar a temperatura de estocagem máxima de 18°C/64.4°F.
“Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o 'abre e fecha', eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa. Para evitar o consumo de alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados.
Uma dica importante, é guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.
Armazenamento: deve-se armazenar os ovos, preferencialmente, refrigerados; Validade: deve-se conferir o prazo de validade dos ovos; Embalagem: não se deve reutilizar as embalagens de ovos, nem utilizá-las para outras finalidades; Higienização: não é recomendável a lavagem de ovos.
De acordo com Lana (2000), os ovos apresentam melhor estado de conservação quando mantidos em temperatura de 10 a 15 °C e umidade relativa do ar entre 70 e 80%.
Para o consumo, os ovos devem ser bem fritos ou cozidos; O ovo é um alimento perecível e, após o preparo, deve ser conservado em embalagem fechada e sob refrigeração.