Acesse o portal e entre na sua conta gov.br. Na aba “Serviços em destaque” clique em “Meu Imposto de Renda” Em “Serviços do IRPF” clique no botão “Ver todos” Na aba “Restituição” clique em “Consulta Restituição”
Como saber se a declaração retificadora foi aceita?
A situação de cada tributo/ente da declaração retida poderá ser consultada na página do Simples Nacional, no campo PGDAS-D, opção Declaração Mensal > Consultar Declarações.
Utilize o sistema Consultar restituição IRPF para consultar a situação da sua restituição. Para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para celulares e tablets.
Acesse o Portal e-CAC com seu certificado digital. Clique em “Declarações”. Selecione a opção “Extrato da DIRPF”. No exercício que necessita de correção, clique no ícone “Retificação” na coluna “Serviços”.
Como RETIFICAR a Declaração de Imposto de Renda [ATÉ FORA DO PRAZO]
Como recuperar recibo declaração retificadora?
A cópia do recibo está disponível no Meu Imposto de Renda (app ou online no e-CAC), pela opção “Documentos e Arquivos”. O serviço está disponível para pessoas com a conta gov.br de níveis prata ou ouro.
Quantas vezes pode ser feita a declaração retificadora?
Após o prazo de entrega da declaração, os contribuintes podem retificar no máximo cinco vezes e por até cinco anos, desde que o documento não esteja sob procedimento de fiscalização da Receita Federal — ou seja, desde que o contribuinte não tenha sido convocado pelo órgão para prestar contas.
A declaração retificadora anula a declaração enviada anteriormente, então o prazo da restituição conta a partir da retificação. Há alguns cenários em que o contribuinte precisa prestar atenção, se fizer a retificação após o dia 31 de maio – fim do prazo da declaração.
Você receberá, em cerca de 30 dias, no endereço informado na declaração, uma Notificação de Restituição Indevida a Devolver (RID), acompanhada das informações necessárias para preenchimento do Darf para pagamento.
É possível retificar uma declaração que caiu na malha fina?
Cair na malha fina é sinônimo de ter esquecido de declarar algum dado ou ter preenchido incorretamente o formulário da declaração do Imposto de Renda. Qualquer que seja o motivo, o caminho existente é a declaração retificadora, que pode ser feita por meio do próprio programa da Receita Federal.
O que acontece com a declaração original é retificadora?
A declaração retificadora substitui a original? Sim, a declaração retificadora substitui a declaração original no sistema da Receita Federal. Quando você envia uma declaração retificadora, além de conter as alterações, ela precisa ter todas as informações corretas declaradas na original.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Qual a mensagem que aparece quando cai na malha fina?
Na prática, quando isso acontece, significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como valor incorreto, rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo por uma análise de possível fraude.
Quanto tempo a Receita leva para analisar os documentos?
Em geral, a Receita Federal demora 72 horas, após a entrega da declaração retificadora, para atualizar sua base de dados. Assim, caso não tenha recebido termo de intimação e corrija a inconsistência por meio de uma declaração retificadora, a pendência poderá ser sanada em 72h.
Escolha a área "Malha Fiscal IRPF", o serviço "Solicitar retificação de lançamento" e informe o número da notificação. Em seguida, junte (inclua) os documentos necessários, em arquivos separados e classificados por tipo. Abra apenas um processo para cada notificação.
Como deduzir o Imposto já pago na declaração retificadora?
No programa do IRPF 2021 o contribuinte deve acessar a ficha “Retificar” no menu do lado esquerdo e selecionar o documento a ser corrigido. O programa criará uma cópia da declaração enviada com erro na aba “Em Preenchimento”. Depois, basta corrigir o que for necessário e verificar a situação da DIRPF 2021.
Ao entrar no site Meu Imposto de Renda com a conta gov.br, é possível selecionar a aba “Consultar meu imposto de renda”, na qual, em seguida, o declarante pode conferir todas suas declarações e os respectivos status.
Você pode consultar, a qualquer momento, a situação da sua declaração no extrato de processamento, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC; ou de forma simplificado no sistema de consulta de restituição.
Essa posição indica que a declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, mas o órgão aguarda documentos solicitados ao contribuinte. Outra possibilidade é a declaração ainda não ter sido processada, por estar à espera do fim da análise de documentos entregues pelo contribuinte.
Quem caiu na malha fina e retificou recebe quando?
Contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda 2024 e de anos anteriores têm chances de receber a restituição ainda neste ano, caso corrijam os erros na declaração e enviem novo documento à Receita Federal. O fisco tem um calendário de lotes residuais, que começa em outubro e vai até dezembro de 2025.
Quanto tempo demora a retificacao do Imposto de Renda?
“Normalmente, após um ou dois dias, o contribuinte já consegue conferir esse status. Se tiver 'em processamento', significa que a Receita aceitou a retificação por ora”, explica o contador Edemir Marques.
Quem caiu na malha fina recebe quando a restituição 2024?
Sim. Se o problema era alguma pendência e ela já foi resolvida, a declaração entrará em fila de restituição para os lotes residuais, que estão previstos para: 1º Lote Residual - 31/10/2024. 2º Lote Residual - 29/11/2024.