A Marinha disponibiliza em seu site a tábua de maré de muitas cidades litorâneas, e o site tabuademares.com também oferece um guia completo com os horários da movimentação das águas em gráficos detalhados; Os números variam de acordo com a hora e a cidade.
Basta consultar o site oficial da Marinha do Brasil e procurar pela região que você pretende navegar. Assim você poderá consultar essas informações em detalhes e saber exatamente a que horas a maré enche e a que horas a maré está baixa.
As marés altas ocorrem nas regiões que estão mais próximas ao Sol e à Lua, enquanto nas demais regiões ocorrem as marés baixas. Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos.
Dentro de cada mês, há duas colunas, ambas com a data, fase da lua (vale dizer que a lua branca é nova e, a preta, é a cheia), horário e altura das marés. Por dia, são quatro horários e alturas.
Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar - isso torna as marés mais altas. Do mesmo jeito, nas fases minguante e crescente, parte da força gravitacional da Lua é anulada; assim, as marés baixas são menos baixas.
A tábua de maré é uma tabela que indica os horários e alturas das marés altas e baixas para um determinado período e localidade. Ela permite prever as variações do nível do mar, facilitando o planejamento de atividades marítimas.
Chama-se de maré baixa ao final do refluxo do mar. Deve-se notar que a ideia de refluxo se refere ao deslocamento descendente da maré (movimento alternativo e periódico que, devido à influência exercida pela lua e pelo sol, é realizado pelas águas marinhas).
O ciclo de maré mais comum é de periodicidade semi-diurna, correspondente à ocorrência de dois ciclos completos de maré (duas marés-altas e duas marés-baixas) em cada dia. Embora com variações locais, nas marés semi-diurnas as marés oscilam num período médio de 12 horas e 24 minutos.
Qual a melhor maré para piscinas naturais ou mergulho? O cenário ideal para um passeio às piscinas naturais ou mergulho é quando a maré está próxima de 0.0 durante o dia. Quanto mais próxima de 0.0 estiver, melhor para o seu passeio, mas tenha em mente que o ideal é a maré estar igual ou menor que 0.5.
Quando gira em torno da Terra, o nosso satélite natural atrai o nosso planeta para si e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas. O Sol também influencia as marés, mas com uma intensidade muito menor. Como a Lua movimenta-se, acaba atraindo a Terra em diferentes pontos durante o dia.
Se o número mais baixo do dia for igual ou (de preferência) abaixo de 0,5, então, por exemplo, um passeio às piscinas naturais naquele período valerá a pena pois a maré estará bem baixa.
É importante lembrar que as piscinas naturais são formadas quando a maré está vazante, ou seja, diminuindo. Para agendar seu passeio e aproveitar ao máximo da viagem, veja as condições meteorológicas (sem chuvas) e confira o nível mínimo do dia na tábua das marés. O ideal é que ele esteja entre 0,1 e 0,3.
A Maré ideal para o passeio às piscinas naturais é até 0.3, mas não se preocupe. Também temos uma série de passeios e atividades ideais para serem feitas com a maré alta.
A primeira coisa que você vai fazer é encontrar as datas que você quer, quando você estará viajando naquele local. Os horários de maré alta e baixa mudam todos os dias, variando conforme as fases da lua. Todos os dias há 2 horários de pico da maré mais alta e 2 de maré mais baixa.
Os pontos que devem ser pesquisados e observados nos gráficos de surf, são: a ilha ou praia que será frequentada, se tem fortes ventos e em qual direção eles estão atingindo o mar, os horários, ondulações que criam as ondas e, por fim, a influência do mar.
Um ponto fundamental para ler a previsão das ondas corretamente é olhar a direção e a intensidade do vento. A velocidade é medida em nós ou em km/h. Se o vento estiver muito forte e/ou for maral (do mar para a praia), o mar tende a ficar mexido e sem boas condições para o surf.
PESCAR COM MARÉ ALTA A maré alta é um bom momento para praticar pesca de praia. Alguns pescadores consideram este um dos momentos mais favoráveis para a pesca no mar. As atuais “ressacas” com ondas quebrando trazem à tona o que há no fundo do mar e toda a comida ali presente.
O período da onda de maré - que é o tempo entre duas marés cheias sucessivas - gira em torno de 12 horas e 24 minutos. Isso significa que, quando a maré está toda alta, demora cerca de 6h12 para ela ficar toda baixa, e mais 6h12 para ela estar toda alta novamente, e assim sucessivamente.
Lua cheia. O momento mais esperado por muitos, quando toda a face da lua virada para a terra fica iluminada e pode ser avistada por “completa”. Uma explêndida “bola de lua” brilhante no céu. Nessa fase, os astros voltam a se alinhar e o resultado são marés altas e intensas.
Nas quartas crescente e minguante, quando o Sol, a Lua e a Terra formam um ângulo reto, ocorrem as marés mortas. Nesses períodos, a atração gravitacional do Sol e da Lua se contrapõe, o que gera uma menor variação entre maré alta e maré baixa.