Como verificar se um medicamento tem registro na Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.
Como localizar o rótulo de um medicamento? Acesse o link Consultas e preencha pelo menos um dos filtros de busca. Você pode utilizar mais de um filtro simultaneamente, se assim desejar, para facilitar sua busca.
[TUTORIAL] Como Consultar o Registro de Medicamento Regular na #ANVISA | #Dcerto | Daniel Linhares
Como verificar o lote de um produto?
A melhor forma de identificar um lote de fabricação é utilizando códigos de barras lineares ou bi-dimensionais — as etiquetas contêm informações gerais sobre o produto que garantem maior eficiência, organização e agilidade na separação e rastreio.
Porém, o mais comum na cadeia de abastecimento é o rastreamento por lote. Quando o rastreio é voltado às unidades dos medicamentos, entra em cena o Identificador Único de Medicamentos – IUM, que permite o acompanhamento em qualquer ponto da etapa logística, ou seja, desde a indústria até à farmácia ou hospital.
O Selo Anvisa é a comprovação de que os seus produtos foram fabricados em conformidade com os requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O registro é obrigatório para muitas empresas e trazê-lo na publicidade do seu produto atrai confiança do seu público.
Para obter os dados, após acessar o portal da Agência o interessado deverá clicar em “Consulte a situação de documentos” e, em seguida, em “Acessar”. Com a nova página aberta, basta selecionar a opção “Técnico”, preencher a identificação da empresa ou do processo em questão e selecionar o item “Consultar”.
O acompanhamento da situação de um documento protocolizado na Anvisa pode ser realizado de várias formas: das mais tradicionais, ou seja, pessoalmente, dirigindo-se ao Serviço de Informação ao Cidadão, em Brasília, às digitais, por meio de um percurso virtual com alguns cliques.
De acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os fabricantes são obrigados a estampar nas embalagens as datas de fabricação e de validade (mês e ano) do medicamento, e o número do lote, seja ele sob prescrição ou isento de prescrição (MIP)2,4.
Atendimento telefônico: pelo número 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda à sexta-feira, exceto feriados);
Observe atentamente se há o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor e se esse contato corresponde a empresa responsável pelo produto. Também procure o CNPJ, o endereço e o nome do fabricante, data de fabricação e de validade, lote e o relevo das informações em Braille.
Para estabelecer um alto padrão de qualidade na produção de medicamentos, a validação do processo de produção na indústria farmacêutica é um mecanismo pelo qual se assegura que um sistema é capaz de fornecer de forma constante e consistente medicamentos que atendam a todas as especificações farmacêuticas.
Serviço está disponível no portal da Anvisa. A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.
Verifique na embalagem o número do lote, a data de fabricação e a data de validade. Se houver qualquer dúvida, ligue no SAC da empresa fabricante do medicamento.
Verifique se as informações do selo verificadas na consulta pública online - código do selo, código sob a raspadinha, tipo de água, marca comercial, volume do recipiente e tipo da embalagem(retornável ou descartável) - informadas na consulta estão exatamente iguais à de seu selo.
As tecnologias de rastreabilidade oferecem a possibilidade técnica de rastrear medicamentos ao longo da cadeia de suprimentos – desde a fabricação até o ponto de dispensação, ou seja, o lugar final onde o medicamento é administrado ou dispensado a um paciente.
Os rastreamentos acontecerão por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, nos produtos farmacêuticos no território nacional.
O lote do produto precisa ser impresso em sua etiqueta ou embalagem. Ele deve vir junto com as datas de validade e de fabricação, sendo este último não-obrigatório para todos os tipos de mercadoria.
Atualmente, todas as caixas de medicamentos vêm com o código de barras impresso no lado externo da embalagem, além de informações sobre o número do lote, a data de fabricação e validade.
Como identificar um medicamento genérico? Ele vem com uma tarja amarela, contendo uma grande letra G e a inscrição “Medicamento Genérico”. O remédio genérico não tem nome comercial, é identificado apenas pelo princípio ativo da fórmula.
O aplicativo MedSUS, de informações sobre todos os medicamentos disponíveis na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), já pode ser baixado pela população via plataformas de distribuição digital para IOS ou Android.