Aplicação de herbicidas. A melhor forma de fazer o controle de lagartas na soja é adotar as práticas associadas ao Manejo Integrado de Pragas (MIP). Essa metodologia combina diferentes ferramentas de controle, utilizadas de forma planejada e estratégica.
Faça o controle biológico das lagartas da soja utilizando os inimigos naturais dessa praga, como as espécies indicadas na publicação da Embrapa; Invista no controle químico das lagartas, técnica que deve ser aplicada em sistema de rotação de mecanismos de ação para evitar o desenvolvimento de pragas resistentes.
Novo inseticida para combater todas as lagartas: INFLUX®
A opção mais potente e inovadora do mercado, graças à combinação de dois princípios ativos que combatem TODAS as lagartas oferecendo excelência no controle, amplo espectro e um longo efeito residual.
Curuquerê-dos-capinzais: o controle feito para as ninfas pode ser feito usando thiamethoxam ou carbofuran granulados, aplicados de um dos lados da touceira. Já para adultos é recomendada a aplicação de um inseticida seletivo que não atinja inimigos naturais da cigarrinha, como carbaril, triclorfon e malation.
O Forth Mata Lagarta é um inseticida muito eficiente no combate a infestação de lagartas em plantas, hortas, jardins e pomares. Ele é composto por uma substância chamada deltametrina, que age através de contato e ingestão, eliminando as lagartas indesejadas, com tempo esperado de ação em 24 horas.
O uso de inseticidas é o método mais conhecido entre paisagistas e jardineiros quando o assunto é como eliminar lagartas das plantas. Há opções disponíveis em mercados e outros estabelecimentos que são específicas para as lagartas.
Misture uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos. Faça isso no final da tarde para não correr o risco de queimar suas plantas.
Como fazer inseticida natural com vinagre e detergente?
1 colher de sopa de detergente comum; 1 colher de chá de vinagre; 500mL de água. Essa é um ótimo remédio caseiro para acabar com pulgão de couve e outras plantas que serão consumidas.
Para proteger a plantação em todos os seus estádios fenológicos, os inseticidas também podem ser aplicados na lavoura em qualquer momento do ciclo, desde o plantio até a pós-colheita, na armazenagem dos grãos.
A principal característica da Spodoptera frugiperda é a presença de um “Y” invertido na parte frontal da cabeça. Além disso, possui listras claras no dorso e quatro pontos pretos no final do abdômen, dispostos como os vértices de um quadrado.
A lagarta-da-soja é encontrada em todos os locais de cultivo, sendo o desfolhador mais comum da soja no Brasil. Costuma atacar as lavouras a partir de novembro, nas regiões ao Norte do Paraná, e a partir de dezembro a janeiro no Sul do País, podendo causar desfolhamento, que pode chegar a 100%.
Como identificar? Essa praga pode ser reconhecida através da sua coloração verde-clara com linhas longitudinais brancas que percorrem todo o seu dorso, além de pequenos pontos pretos. As lagartas se locomovem a “mede-palmo” e apresentam três pares de patas torácicas, dois pares de pseudopatas e um par abdominal.
O método de utilização do sal serve para controlar pulgões, lagartas do repolho e a mosca branca. Ingredientes: - 5g de sal (1 colher de chá); - 20 ml de vinagre (4 colheres de chá); - 1 litro de água; - 2,5 ml de sabão líquido neutro (1/2 colher de chá).
Pirate®, inseticida-acaricida da BASF atende a esta necessidade de manejo de lagartas de difícil controle. Sua rápida ação e seu efeito translaminar, que facilita o alcance de lagartas escondidas na parte debaixo das folhas ou alojadas no cartucho do milho, são de extrema importância para o atingimento dessa praga.
Basta ter um borrifador, onde você vai despejar 300ml de água, 3 colheres do detergente de sua preferência, e 3 colheres de vinagre de álcool. É essencial que seja vinagre de álcool, por ser mais forte. Balance o borrifador até misturar bem essa solução, e já pode usar.
Se as alternativas mais naturais não surtirem efeito, recorra a uma loja de jardinagem e adquira produtos inseticidas comerciais, próprios para as pragas. Esses produtos são mais adequados para eliminar lagartas das plantas.
Misture uma parte de vinagre com três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Essa solução é eficaz contra pulgões, lagartas e percevejos.
Amido de milho e talco podem substituir os inseticidas tóxicos. Basta achar a fonte delas e aplicar o pó com uma colher. O talco de bebê também é uma boa opção, porque ainda deixa uma perfume no ar.
Em casos de infestação onde as lagartas estão causando danos, você pode tentar eliminá-las através de formas naturais, como por exemplo: Plantando outras plantas no jardim, como coentro, áster, funcho e outras, que naturalmente atraem outros insetos que eliminar as lagartas.
Controle: Fazer inspeção e, quando constatada a presença da praga, eliminar todas plantas atacadas. Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.
Além de benefícios para as atividades agrícolas, a barragem subterrânea tem contribuído para a redução do êxodo rural por causa da disponibilidade de água no solo durante todo o ano, o que possibilita a produção de alimentos.